O leitor Felipe sugeriu a pauta e estou atendendo. Qual o papel de cada funcionário na academia de ginástica? Mais do que uma dúvida o que vemos na prática é um funcionário assumir o papel de outro, a função de outro, quais as consequências para a academia quando isso acontece? Dependendo do caso a academia pode até estar infringindo a lei.
Vou descrever aqui a lista de funcionários necessários para o perfeito funcionamento de uma academia de ginástica, é claro que se o negócio for de pequeno e até médio porte, algumas funções terão que ser acumuladas, pois não haverá dinheiro que baste e também a quantidade de trabalho não justificaria que fosse feito por um funcionário exclusivo. Essa conduta sempre irá gerar alguma perda, mas que se for bem distribuída pode ter uma boa relação custo benefício.
Papel de cada funcionário na academia
Leia também: Curso Online de Gestão Profissional de Academias
Clique aqui para conhecer a Escola Online de Negócios Fitness
ADMINISTRAÇÃO
Executivo
Na academia ginástica, geralmente é denominado Diretor e ocupado pelo proprietário. A função de quem ocupa esse cargo tem relação com a definição de objetivos e recursos, avaliação e correção do desempenho da academia. Se a academia for de grande porte o cargo pode ser subdividido, por exemplo Diretor de marketing, Diretor de RH etc.
Gerente
Pode ser contratado ou pode ser a função do proprietário da academia. Cabe à ele fazer com que todo o negócio funcione harmoniosamente, transforma os objetivos gerais em específicos, planeja e controla a realização das atividades. Assim como no cargo de Diretor, podem haver subdivisões, por exemplo Gerente de Vendas, Gerente de Marketing etc
Supervisor
Chefiam grupos de funcionários operacionais. No caso da academia e dependendo do porte podemos ter supervisores de recepção, vendas, limpeza, manutenção e técnico, mais conhecidos como coordenadores.
A academia de ginástica pode ter um coordenador geral e outros por área, por exemplo musculação, ginástica, lutas, aquática responsáveis por toda a área ou ainda por um período de funcionamento.
OPERACIONAL
Contabilidade e RH
Em academias de pequeno e médio porte convém contratar uma empresa para prestar esse tipo de serviço. São responsáveis por toda a parte contábil, entradas e saídas de dinheiro, pagamento de impostos e salários, contratação, férias, demissão de funcionários etc.
Recepção e vendas
O ideal é que sejam exercidas por pessoas diferentes, mas nem sempre isso é possível, principalmente em academias de ginástica de pequeno porte.
Para a recepção será necessário pelo menos uma pessoa por período, que será responsável por passar informações básicas aos clientes, como endereço, horário de funcionamento, horário das aulas, tipos de atividades e fazer o controle de acesso dos alunos e eventualmente o controle dos pagamentos.
A função do vendedor é vender os serviços oferecidos. Para isso precisa apresentar a academia, as opções de planos e pagamento, fazer contato com os clientes que não finalizam a compra do pacote e realizar um atendimento pós-venda.
Limpeza e manutenção
Aqui, também, o ideal é que sejam exercidas por pessoas diferentes, o que nem sempre é possível.
O profissional que cuidará da manutenção deve ter uma característica de faz-tudo, deve ser capaz de resolver pequenos problemas elétricos, hidráulicos e mecânicos.
A limpeza deve ser feita nas áreas comuns, vestiários nas salas de ginástica, musculação, piscina etc. Preferencialmente feita por uma mulher e um homem, o que facilita a limpeza dos vestiários.
Professores
Se sua academia irá atender a diversas áreas esteja preparado para contratar professores específicos para cada uma delas. Eventualmente um mesmo professor atua bem em duas áreas, por exemplo musculação e natação, mas isso é exceção.
Avaliador
Profissional de Educação Física, designado para fazer avaliação física, pode ser um profissional externo ou um dos professores da academia, desde que tenham experiência na função.
Estagiários
Geralmente são mal aproveitados nas academias. Algumas vezes são usados como professores substitutos ou mais baratos o que é proibido por lei! O estagiário pode ser aproveitado em diversas áreas, inclusive recepção e vendas e não apenas na área técnica.
Orientador
Em academias grandes é uma função geralmente exercida por um estagiário de educação física que passará as orientações para o aluno aproveitar melhor a academia, indicando aulas e atividades conforme os objetivos, a avaliação médica e física.
Outros
A academia poderá ter outros funcionários dependendo dos serviços que oferecer, como nutricionista, esteticista etc
Organograma
Aqui vão três exemplos de organograma para academia.
Independente do tamanho da sua empresa e do organograma que irá montar certifique-se de que todo o trabalho que deve ser feito na academia seja coberto por essas pessoas. Descreva as funções de cada um dos seus funcionários e o que deseja que façam. Seja claro no momento da contratação, inclusive para evitar eventuais problemas trabalhistas.
Na dúvida sobre a adequação das funções, consulte um advogado.
Obrigado por ter escrito o texto, somente elogios… Como sempre acompanhado esse excelente blog.
Respondendo para o Felipe
Oi Felipe!
Obrigada! Que bom que gostou, continue passando por aqui!
Um abraço
Denise Carceroni
Caraca que perfeito, adorei ficou bem completo, estou fazendo um curso de Auxiliar de Pessoal \’\’DP\’\’ e tenho que fazer um trabalho, montar um empresa e desenvolve-la ao longo do curso, me ajudou bastante… Obg !
Oi Adorei a matéria, só me tira uma duvida em questão de repor os pesos para seus devidos lugares, de quem é esse papel é do PERSONAL ou a academia tem que ter um funcionário especifico para isso???
Oi Miza,
A responsabilidade é de quem tira os pesos do lugar.
O aluno deve ser orientado pelo responsável pela sala para devolver os pesos para o local. Se houver um Personal ele deve ser cobrado para manter a sala em ordem. Não é necessário um funcionário específico para isso.
Abraços
Denise Carceroni
Gostaria de saber se em uma academia de pequeno porte, e a carga horária de cada professor é de 5 horas, em um determinado horário, onde o fluxo de alunos é menor e não há recepcionista, as informações são esporádicas, o professor de musculação daquele horário pode também assumir o papel de dar algum tipo de informação às pessoas que venham de fora,receber mensalidades de alunos…Ou isso caracteriza dupla função?
Oi Sonia,
Não sou advogada para responder a sua questão com 100% de certeza, mas vamos lá.
Até onde sei não existe uma norma clara sobre a dupla função. Me parece que se a atribuição está prevista no contrato de trabalho do professor, não há problema. Caso não esteja é preciso haver comum acordo entre as partes, sob risco do funcionário acionar a academia na justiça alegando a dupla função e solicitando o aumento da remuneração por isso.
Aqui me parece que vale o velho ditado: combinado não cuata caro!
Às vezes o próprio contador pode ajudar nessa questão. De qualquer forma o ideal é consultar um advogado.
Abraços
Denise Carceroni
Quero agradecer, foi muito bom, deu para tirar as minhas dúvidas, obrigada, Marivaldo neri, Salvador-Ba
Muito bom! está de parabéns pelo artigo!
Ola.minhas dúvidas são.
Primeira semana na academia
Quanto deve ser o peso ideal?
Quanto tempo o instrutor fica ali auxiliando o iniciante?!
Obrigada
Oi Carla,
Pelo que entendi está se referindo às cargas dos exercícios.
A carga ideal é aquela que o aluno suporta para o número de séries e repetições que irá fazer. Nos primeiros dias convém ir com cautela para não ficar muito dolorido.
Não há um tempo para auxiliar o iniciante, vai depender primeiro da política de atendimento da academia e depois do bom senso do profissional. De qualquer forma nenhum profissional ficará ao lado do aluno enquanto se exercita, pois tem outros alunos e afazeres para cuidar. Se houver essa necessidade deve-se contratar um Personal Trainer.
Abraços
Denise Carceroni
É função da recepção fiscalizar folha de ponto dos funcionários, ligar para fazer cobranças aos clientes, vender planos, atender ligações, receber valores, fazer cancelamento de planos, extorno de cartoes de credito, pagamento de funcionarios, ligar para os clientes para saber o porque dos mesmos nao estarem indo para a academia ( mesmo ativos/em dia com pagamento) , entre outras funções?
Cris,
Como deve ter lido no texto o ideal é que a função de recepção e vendas seja feita por pessoas diferentes, pois exigem competências diferentes, mas isso nem sempre é possível. Em academias pequenas essas duas funções geralmente são feitas pela mesma pessoa. De tudo o que listou na sua pergunta eu diria que sim, podem ser função da recepcionista, dependendo do que foi acordado na contratação, exceto fiscalizar o ponto dos funcionários e realizar pagamentos dos mesmos, isso é função do RH.
Abraços
Denise Carceroni