A publicação que fiz sobre músicas para malhar e tendências fitness 2015, trouxe à tona algumas dúvidas de leitores. Vamos então à primeira: o que é método tabata? Embora apareça como tendência fitness para 2015 o protocolo de exercícios tabata, completará 20 anos em 2016!!! Foi criado pelo pesquisador Japonês Izumi Tabata, juntamente com sua equipe no  Instituto Nacional de Educação Física e Desportos no Japão, com o objetivo de provar que poderia haver melhora no condicionamento físico aeróbio e anaeróbio com apenas 4 minutos de exercício. E ele conseguiu!

O protocolo Tabata tomou força graças à tendência em realizar treinos de alta intensidade (HIIT) que invadiram as academias, tem sido muito usados pelos Personal Trainers e vem sendo disseminados pela mídia. E como muitos outros métodos de treinamento que caem no gosto do povo, não tem nada de novo!

tabata

Método Tabata

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal do Youtube!

Leia também: O que é HIIT e por que emagrece.

O protocolo tabata é bastante simples

  • 5 minutos de aquecimento
  • 8 séries com 20 segundos de exercício, intercalados com 10 segundos de descanso
  • 2 minutos para volta a calma

Clique aqui para acessar um cronômetro para realizar o tabata.

De 3 a 5 vezes por semana

O estudo foi feito com patinadores olímpicos, usando bicicleta ergométrica com intensidade de 170% do VO2Max. Clique aqui para ver o resumo do estudo. É possível realizar o exercício em qualquer equipamento que permita ser parado imediatamente, visto que 10 segundos de descanso é muito rápido (por exemplo a esteira não é uma boa opção, pois não pára de imediato, você teria que apoiar os pés nas laterais.

A partir disso começaram a ser feitas adaptações do protoco com outros exercícios, como por exemplo agachamento e flexões de braço, como nem sempre as adaptações eram fiéis à proposta, foi criado um sistema oficial de exercícios com aval do Dr. Tabata.

Protocolo tabata serve para quem?

O tabata é indicado para pessoas treinadas, assim como qualquer outro exercício de alta intensidade. Sim, eu sei que a “alta intensidade” também é relativa ao grau de condicionamento físico do indivíduo, o que é alta intensidade para um sedentário, não faz cócegas em um atleta. Ocorre que aqui precisamos pensar também na possibilidade de lesões em um corpo que não está habituado a se exercitar, além do esforço cardiovascular. (Clique aqui e assista ao vídeo sobre HIIT)

Se você quer experimentar o método, primeiro sugiro que comece se exercitando de forma mais leve para posteriormente introduzir o protocolo tabata e sempre procure a orientação de um profissional de educação física (eu disse sempre!).

Posso fazer outros exercícios com o tabata?

Sim, pode e é essa a ideia.

Você pode combinar o tabata com exercícios para outros grupos musculares. Recomenda-se apenas não realizar exercícios pesados que envolvam os membros inferiores no mesmo dia. Por exemplo tabata + treino de corrida.

Tabata emagrece?

O tabata tem um gasto calórico alto e conta com o EPOC (Consumo do excesso de oxigênio pós exercício) que ajuda a continuar gastando muita energia após o exercício, ajudando o corpo a metabolizar gordura por mais tempo após o exercício, daí a dizer que vai emagrecer, depende de outros fatores.

O emagrecimento não está relacionado ao tipo de exercício, mas oa balanço energético. Se você tiver um balanço energético negativo, irá emagrecer independente do exercício realizado. Só para recordar balanço energético negativo significa ingerir menos calorias do que você gasta.