Já respondi essa questão aqui no site mas com outra abordagem, ainda assim muitas pessoas perguntam o que é a coceira no corpo quando faço caminhada ou corrida.
A resposta é simples e geralmente parece estranha: é alergia. E agora você deve estar se perguntando, mas alergia ao que? Alergia ao exercício.
Entendendo o que é a coceira no corpo quando faço caminhada ou corrida
Clique aqui e inscreva-se no nosso canal do Youtube!
Leia também: 5 dicas para evitar o inchaço das mãos na caminhada
1 – Essa alergia pode ocorrer em função da presença de elementos alérgenos no local onde você está se exercitando.
Por exemplo já tive uma crise bem feia (sim eu sofro desse problema!), enquanto dava uma aula de bike em uma academia. Era a mesma aula, no mesmo local de sempre, com um detalhe extra, resolveram lavar o entorno da piscina da academia com cloro, o cheiro chegou até a sala. E ele desencadeou o processo alérgico em mim.
Quem caminha/corre em parques pode sentir uma diferença na primavera pela maior quantidade de pólem no ar.
2- A vasodilatação causada pela Atividade Física, facilita a distribuição dos mediadores/alérgenos para várias partes do corpo e traz à tona alergias latentes.
Ou seja é comum a quem sofra de outros tipos de alergia, incluindo rinites, sintam coceira no corpo quando fazem caminhada ou corrida.
3- Algumas pessoas podem ter alergia às próprias substâncias liberadas pelo corpo durante o exercício.
Entendendo o que é a alergia
É uma resposta exagerada do sistema imunológico à uma substância considerada estranha pelo organismo. Qualquer pessoa pode ter alergia, mas o fator principal é a predisposição genética.
As pessoas com predisposição genética à alergia são chamados atópicos, elas reagem de maneira exagerada a fatores que normalmente pessoas que não tem essa predisposição sequer percebem. Por exemplo eu não posso ficar em ambientes que tenham gatos, pois fico com dificuldade para respirar, meu marido não tem nenhum problema.
Leia também:
Alergia ao exercício existe! Não é preguiça!
Entendendo os sintomas da alergia ao exercício
A mais comum é o surgimento de vermelhidão e essa tal coceira, em algumas partes do corpo como coxas, barriga e peito, sobre a qual estamos falando. A maioria das pessoas ignora o fato, achando que trata-se do simples aumento da circulação local, inclusive os Profissionais de Educação Física.
Nos casos mais leves a vermelhidão e a coceira cessam poucos minutos após o término do exercício e com o passar do tempo e a adaptação ao exercício, os sintomas desaparecem. O que não significa que a alergia tenha acabado!!! Pode voltar a aparecer com novos estímulos ou combinados com fatores, como a inalação de odores de materiais de limpeza, ingestão de determinados alimentos ou medicamentos .
Nos casos mais graves podem ocorrer:
- Sensação de calor,
- Ruborização,
- Coceira intensa e progressiva,
- Urticária gigante (erupções na pele formadas por placas salientes, esbranquiçadas ou avermelhadas, que coçam muito),
- Angioedema (inchaço, similar à urticária, mas que ocorre sob a pele e não na superfície),
- Estridor laríngeo (som produzido pelo fluxo turbulento de ar através de uma via aérea parcialmente obstruída),
- Edema de glote (garganta fechada),
- Tonteira,
- Síncope,
- Alterações gastrointestinais (vômitos, cólicas abdominais e diarréia),
- Broncoespasmo.
Percebendo os sinais da alergia diminua a intensidade do exercício, se não observar melhorar, interrompa e assim que puder busque a ajuda de um médico alergista.
Importante
O desconforto crônico causado na prática de exercícios pode ser um indicativo do problema. Por exemplo, pessoas que tentam treinar corrida e sentem-se sempre cansadas, como se não conseguissem se adaptar ao exercício, mesmo depois de anos. Essas pessoas podem ser acometidas por um broncoespasmo induzido pelo exercício (BIE), sentirem uma leve dificuldade para respirar e associar ao esforço ou à falta de condicionamento físico.
Caso tenha alergia ao exercício e que seja necessário o uso de algum medicamento antialérgico, não retorne à atividade, mesmo se o sintoma desaparecer. O medicamento pode mascarar outros sintomas levando à um quadro muito mais grave.
Olha, muito bom ver isso. Costumo ir trabalhar pela manha a pé e o trajeto dura cerca de 30 min em velocidade media, quando chego na metade do caminho estou com vontade de me coçar inteira e sempre que chego no escritório preciso tirar a roupa e me coçar. Depois sempre fico vermelha de tanto coçar. Isso acontece na academia quando estou na esteira, quando estou fazendo sexo. Fui consultar o medico disse que podia ser a circularização e tratei de tomar um remédio natural para isso, mas percebi que não era nada disso. Pode ser que seja essa alergia.
Oi Daniela,
É bem provável. Consulte um alergista, ele fará alguns testes e se for o caso irá prescrever o tratamento adequado. Assim você poderá fazer suas atividades normalmente e sem esse desconforto.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Sempre que caminhava rápido tinha uma coceira intensa nas pernas e se coçasse apareciam vergões sobre a pele, a coceira melhorava quando diminuia a intensidade do andar. Agora piorou pois a coceira sobe pelo corpo e mesmo eu diminuindo o ritmo continua coçando e tenho a sensação que vou morrer, começo a tremer, me arrepiar e fico taquicárdica. So melhora apos tomar banho e passar bucha vegetal… Será alergia a exercicio? Isso me aconteceu duas vezes quando tentei caminhar ao ar livre, estava frio e ventava muito. Me ajude!
Oi Cecília,
Quando falamos em alergia ao exercício ela pode ser causada não exatamente pelo exercício em si, mas por contato com alguma substância que nos causa alergia, através das vias aéreas. Sua alergia pode ter sido causada por algo que veio com o vento e você inalou, baixas temperaturas também podem desencadear uma reação.
Procure um médico alergista e converse sobre essas situações, com certeza ele irá ajudá-la!
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Parabéns pelo trabalho. Eu tenho este problema desde criança e nunca soube o que era! Obrigado!
Parabéns adorei as dicas
Adorei, obrigada.
Sou corredora. Sinto esses sintomas da alergia, coceira nas coxas, barriga e seios quando fico mais de duas semanas sem treinar e recomeço o treinamento, mas é só no primeiro dia. Depois melhora.
ola, quando caminho tenho uma cosseira muito forte nas coxas, barriga, nariz e quanto mais eu ando e aqueço mais piora a situação, tenho isso desde de criança, nao aguento mais, quero praticar exercício e não consigo é insuportável, só para de cosar depois de um tempo de paro de andar ou correr. e essa coceira da mesmo caminhando normalmente. mim ajude a entender o que é, quero ter uma vida normal.
Oi Jordanna,
Conforme está no texto é um tipo de alergia e precisa de tratamento. Procure um médico alergista e converse com ele sobre seu problema.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Bom dia Dra, eu preciso fazer exercicio, mas uma simples caminhada de 5 minutos causa coceira terrivel em minhas pernas, coxs e joelho, isso tb e alergia? Obrigado por responder
Oi Anderson,
É possível, mas para ter certeza precisa consultar um médico especialista.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá Andersen, vejo q fazem quase 4 anos que vc postou. Teve alguma ajuda do alergia? Como vc esta hj?
tbm tenho esse problemas. ao caminhar, ate em andar de moto. as vezes me sinto triste, pois tenho vergonha em dizer que n consigo, fazer uma simples caminhada… e uma coceira infernal . e quando paro esquenta muito e fico inpolada. teria um remedio pra isso.ou isso e tratado de uma outra forma.
Oi Kelly,
Ao andar de moto deve ser outro problema, mas vale investigar.
De qualquer maneira é preciso consultar um médico.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
obgdo pelo assunto ai explicado ao levar meu filho 2 minutos na escola com um friozinho que começou a fazer deu coceira na volta para casa nas pernas coxas passei mal tmbn pelo desconforto tenho isso desde adoleçente nao sentia isso mais por andar de moto 20 anos .
Olá tudo bem. é o seguinte. desde muito moço rsrs sempre gostei de fazer exercícios físicos e principalmente corrida. hoje com 32 anos fui correr e fiquei com o corpo todo coçando e nunca isso tinha me acontecido.tem um ano que parei de treinar devido a estudos e trabalho mas hoje coçou e muito.=/
Olá,eu desde que me lembre,mas nem acontece todos os dias,(acho que é mais no Inverno),que por bem curta que seja a caminhada sinto uma comichao tao grande que comeca nos pés até ás nadegas,e em simultaneo sinto enjoos.O meu médico disse-me que se deve á falta de exercicio,mas eu respondi-lhe que quando tinha 6 anos já sofria disto,e como pode uma crianca de 6 anos ter falta de exercicio!!!!
Hoje saí só por 30 minutos,e a meio do caminho já sabia o que se me esperava.Cheguei a casa e esfreguei as minhas pernas com uma escova do cabelo até doer,mas ao mesmo tempo é satisfatório!!!Ninguém me compreende,nem o meu marido,ele diz que é de estar parada em casa.E eu respondo dizendo ,entao porque ás vezes posso dar a volta ao mundo e nao sinto nada,e outras vezes um passeio de 10 minutos se torna insuportavel.Só gostava de saber o que é isto,e se nao sou a única.Obrigado.
Oi Vera,
Pode ser o problema que nos referimos no texto. Consulte um médico.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
oi Vera Pereira, comigo acontece normalmente no inverno, ou me parece que quando o tempo tá mais fresquinho….e engraçado também que coça se começa a ter a vibração da moto…se tiver muitos buracos eu começo a coçar tbm….é horrível, sei como se sente….
oi comecei a caminhar hoje e quando estava na metade da caminhada minhas pernas começaram a coçar muito tive q parar pra me coçar,quando chegou em casa passou,sera q e essa alergia?
Oi Ana Paula,
É possível, mas só um teste poderá confirmar.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
eu voltei a fazer caminhada hoje fiz na praia minhas penas coxas e bunda coçaram muito nossa insuportavel oque eu faço nao quero para de fazer execicios?;/
Oi Jaqueline,
Vá ao médico!
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Boa noite!
Sabe, gostei muito mesmo de ler esse texto, não sabia q isso existia. Eu tb, em certos dias, anso mt e nada sinto, em outros, me da muita coceira nas pernas e as vezes barriga, costas. Meu coracao parece q vai parar. Minha pergunta é se pode ser problema circulatorio, ou se essa coceira e associada mesmo aalergia. Obrigada. P.s. Cheguei a achar q um dia teria morte subit a do coracao
Oi Viviane,
O mais comum é ser alérgico, de qualquer forma consulte um médico.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Que bom saber disso,vou procurar um especialista pois tambem tenho uma coceira terrivel nas pernas barriga e peito quando caminho,mas nao e sempre nem posso coçar que a vontade aumenta tenho que diminuir a velocidade ou parar de andar e acontece tanto no frio quanto no calor,e insuportavel.
Pensei que eu fosse um ET!! Eu sinto uma coceira surreal quando faço alguma atividade física (mesmo uma caminhada até o ponto do ônibus). Em duas ocasiões insisti em não parar um pouco até a coceira diminuir e fiquei com crise de urticária. Foi horrível! Fico assim em qualquer ambiente (seja fechado ou aberto)
É muito sofrido, mas eu tento fazer atividade física mesmo assim. Pelo menos por 30 minutos durante o dia, mas nem penso que faça algum efeito, visto que tenho de parar a cada 5 minutos pq meu corpo fica completamente coberto de placas vermelhas e coça muito.
Bom dia, me esclareceu muito ler este post, pois eu tbem tenho uns sintomas muito estranho quando estou caminhando na esteira, e às vezes tenho q parar de caminhar pois parece que a minha PA irá diminuir e fico c medo de cair. Eu tenho alergia, mas ainda não descobri o que causa, só fui a dermatologista e fiz vários exames e ainda assim, nada. Quando eu puder vou ao alergista. Muito obrigada. Os meus sintomas quando estou caminhando na esteira são coceiras nos membros inferiores e muitas vezes na sola dos pés.
Olá Denise, muito obrigada pelo artigo me ajudou muito. Sinto está coceira por todo o corpo desde muito pequena, mas apenas no frio, é muito desesperador sinto calafrios e desespero, e ainda mais é horrível quando você tenta falar para alguém e ninguém sabe do que se trata.
Denise,
Finalmente depois de anos uma luz….
Gostaria de saber se vc conhece algum alergista que daria importancia ao fato ou que trate de atletas, porque ja fui a dois que não deram a mínima importância ao fato.
Oi Cristina,
Procure a Clínica CROCE: http://www.imabrasil.com.br/
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá minha filha tem 11 anos é alergica a picada de formiga e ácaro só que toda vez que se exercita corre ou anda mais rapido começa uma terrivel coceira pelo corpo e ja começa a respiração ficar pesada começa a tossir fica rouca e ao respirar faz um barulho como se fosse de um gato miando ela ja fez todos os exames possiveis ja estou desanimada sera que pode ser isso citado a cima?????
Oi Fabiana,
Pode sim. Procure um alergista ou um pneumologista.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olha denise não querendo discordar de vc; mas já descordadndo!
Eu sofro disso desde criança.. quando andava de bicicléta, caminhava corria.. até quando faziam massagem em mim.
sempre quis saber doq se tratava.. minha mãe dizia q era pq meu sangue ficava quante mt rapido.. até deve fazer sentido.. pq a temperatura do meu corpo sobe mt rápido..
Mas um dia desses enquanto fazia sexo c meu marido, como de costume me veio as ais coceiras pelo corpo e vermelhidão.. então Eu me dei conta q Isso era causado pelo impacto q o corpo sofria.. quando agente corre, pedala, ou quanquer coisa bate contra nosso corpo , nos chaqualha.. acontece o msmo!
É O IMPACTO! creio q isso talvez tenha haver c a má circulaçao do sangue..
assim como as pessoas q sofrem isso no frio!
Não sou médica mas me acho mt inteligente! hihi Bjs
Oi Paolla,
Sugiro que leia o post novamente.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
o mesmo passa comigo, o que vc fez para melhorar por favor compartilha comigo pois mais do que ninguem vc sabe o tanto que isso imcomoda
Oi Willian,
Você leu o texto? Para melhorar precisa ir ao médico para que avalie e receite o medicamento mais adequado para você.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Quando eu faço caminhadas sinto coceira nos pés, pernas e peitos é como se vários bichinhos estivessem me picando é uma sensação horrível. E quando a coceira começa sinto ojeriza, começo a salivar e tenho leve vontade de vomitar. Sinto nojo das coisas, tudo que é poroso disforme me da nojo . Isso pode ser alergia?? Devo procurar um alergista?
Oi Andréia,
Para tratar a sensação de coceira durante a caminhada um alergista pode ajudar.
Quando ao problema relacionado às coisas disformes sugiro conversar com um psicólogo para entender melhor o que está acontecendo.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Ola, Denise
Parabéns pelo seu texto! Ele me deu muitas explicações depois do que passei hoje. Gosto muito de fazer atividades fisicas, mas mais musculação, pilates, dança e nunca corro na esteira por conta de uma escoliose e porque eu simplesmente não consigo correr. Contei isso ao meu namorado que disse que é falta de treinamento e fomos correr juntos hoje. Ele ficou impressionado com o fato de eu não conseguir correr por mais de 5 minutos, isso se muito, e a verdade é que eu sempre fui assim, mas quando falava para as pessoas elas achavam que isso era desculpa esfarrapada porque eu sou preguiçosa. Comecei a dizer pras pessoas que eu não corro porque não sei correr, o que, por incrivel que pareça, é melhor aceito que a “desculpa” de não conseguir porque a um determinado momento, tipo 5 minutos depois de começar, eu tenho a impressão de que se continuar eu não vou conseguir mais respirar… E hoje, claro que eu não consegui correr mais do que nos outros dias, mas o que me espantou foi a coceira repentina que eu comecei a sentir nas coxas. Tive que parar para me coçar e depois fiquei com umas marcas de urticaria gigantes. Eu ja tinha sentido isso caminhando rapido na esteira na academia, mas nunca ao ponto de me fazer parar pra me coçar. Meu namorado vendo a cena achou que eu estava com alergia à grama, porque me sentei num campo de futebol pra me coçar. Mas continuamos fazendo outros exercicios e com pouco tempo a coceira e a urticaria foram embora. O que me frustra mais ainda é que eu moro na França e os médicos aqui são muito categoricos. Ainda não consultei ninguém por esse problema, mas eu tenho certeza que se eu procurar ajuda médica, vou cair no mesmo clichê da falta de condicionamento pra justificar as minhas performances pifias na corrida e a algum elemento do ambiente, tipo polen, pra justificar as minhas coceiras. O meu namorado, que é asmatico, me propôs de na proxima vez que formos correr eu levar um vaso dilatador pra ver se adianta alguma coisa. Enfim, tudo isso pra compartilhar com outras pessoas essa realidade e parabenizar você pelo texto.
Abraços,
Natalia
Oi Natalia,
Mesmo estando na França, vale a pena buscar a ajuda de um alergista, mesmo aqui no Brasil muitos médicos desconhecem o problema. Embora, geralmente, o problema seja solucionado com o uso de um medicamento bronco dilatador, não é aconselhado seu uso sem a prescrição e acompanhamento médico, pois podem causar taquicardia. E vamos combinar que taquicardia e exercício não são uma boa combinação, não é mesmo!
No mais não se aflija, eu sofro desse problema, de forma branda e simplesmente opto por fazer atividades que não trazem esse desconforto.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
há 11 anos eu tenho todos esses sintomas, lembro de ter comentado isso numa visita de rotina com uma dermatologista, eu andava muito tempo começava a me coçar, eu começava a correr em menos de 2 minutos já parava, eu percebia que sempre que meus batimentos aceleravam eu começava a me coçar, quando eu parava eu voltava ao normal, voltava a correr não aguentava nem 30 segundos e por ai vai. Para minha surpresa ela riu, e disse que o mesmo acontecia com ela, que tanto nas esteira quanto nos parques ela sofria do mesmo problema.
Em 2005 fiz meu serviço militar obrigatório, e foi uma merda, imagina o quanto eu me cocei naquele ano, no meu caso a primeira corrida da semana era a mais cruel, nas demais eu me adaptava, e percebi que sempre que eu fazia uso de bebidas alcoólicas a coceira aumentava, quando não fazia, eu correia melhor, sem me cocar !
Olá! Tenho coceira nas cochas quando inicio minhas atividades físicas depois de ter ficado parada por um certo tempo. Minhas cochas ficam vermelhas e e pinica, coça muito depois de uns 30 minutos de caminhada. Quando completa umas duas semanas esses sintomas desaparecem. O que pode ser? Má circulação por ter ficado parada, sem exercícios físicos?
Oi Thaísa,
Você leu o texto?
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Tenho 30 anos e me recordo que tenho estas coceiras em todo o corpo desde os 13 anos. Tenho alergia a Acaros, fungos e poeira diagnosticada por alergista.
Depois de tantos anos lidando com esta coceira aprendi a conviver com esta alergia. Como?
Após os 30 minutos na esteira a alergia passa. Ela surge entre 15 e 25 minutos, então minha sugestão é aguentar firme e continuar pratica do exercício.
A alergia existe andando, pedalando, nadando, praticando hidroginástica. Sempre entre os 15 e 25 minutos de atividade. Eu entao continuo e passa. Acredito sim que o cloro pode agravar, mas ela existe em qualquer e exercício.
Semanas em que ocorre atividade fisica com muita frequencia, minha alergia melhora e nem se manifesta apos o segundo dia de atividade em local fechado.
Percebi que ao ar livre é pior, entao sempre uso legging (percebi isto com uns 15 anos de idade) com tecido grosso. Cubro todo o corpo para que não exista um contato do corpo com o ar, pois isto já percebi, que piora a coceira.
Na praia o ideal é fazer a caminhada quando seu corpo ainda esta seco. Antes de entrar na água. Isto quando você está com trajes de banho e quando esta quente. Coça entre aquele intervalo de tempo entre o décimo quinto ou vigésimo quinto minuto, mas passa! Se estiver frio na praia use roupas que cubram o corpo.
Quando não ía trabalhar de carro e estava muito frio pela manhã ou pela noite e eu precisava andar um pequeno trecho eu sentia isto também.
Dra, as medidas que venho adotando estão corretas? Fui percebendo meu corpo e tentando driblar a coceira. Estão corretas estas medidas? Pois vejo em muitas respostas: que a pessoa deve tratar a alergia, procurar alergista, mas eu já faço e já trato… Porem me recuso a fazer uso de medicamentos com corticoide… Sempre que tomo engordo entre 5 e 10kg e prefiro viver com alergia e coeiras do que engordar mais!
Posso ter algo alem de alergia a exercicio?
Obrigada
Oi Aline,
Vamos lá, não sou Doutora! Sou Profissional de Educação Física, mas estudei bastante sobre esse assunto específico.
As medidas que vem tomando e que sugere no seu comentário, não estão corretas, na verdade insistir em se exercitar sem buscar tratamento específico é temeroso e pode ter consequências bem graves.
No próprio texto eu explico que a alergia pode acontecer pela presença de elementos alérgenos no ambiente, como você já tem alergia diagnosticada é possível que quando se exercita em ambientes abertos esteja exposta a algo que desencadeia o problema, como o pólen a a paina etc. Outro ponto que também trato no texto e vem ao encontro da sua situação é que a vasodilatação que acontece durante o exercício facilita a distribuição a distribuição de alérgenos pelo seu corpo.
Também não podemos descartar a hipotese de você ter alergia aos mediadores químicos liberados durante o exercício, além das alergias que já conhece.
Realmente apenas um médico poderá avaliar, dignosticar e tratar o problema. Não negligencie seus sintomas, alergias, de uma maneira geral, podem ter consequência graves. A pior delas é a asfixia. Não se iluida achando que não é o seu caso pois alergias mudam de tipo, de orgão de choque e de intensidade no decorrer de nossas vidas. Costumo usar sempre o meu exemplo: tive gato na infância, quando jovem desenvolvi uma alergia que atacava o olhos dando coveira e inchaço e hoje sinto enorme dificuldade para respirar só de estar em um ambiente por onde os bichanos tenham passado. Já parei no hospital por conta disso.
Busque ajuda médica!
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Nossa eu faco que nem você aline tenho que cobrir minhas pernas pra para de cosar…
Li sim. Mas alergia pode ser acabada sem nenhum tratamento? Como eu disse, a o prurido some dentro de uma , duas semanas sem nenhum tratamento e só vem quando fico muito tempo parada, sem fazer atividade. Se fosse alergia, não seria constante?
Oi Thaisa,
São duas coisas diferentes. Sim, alergias podem mudar de comportamento no decorrer da nossa vida, sem que tenhamos feito nada para isso. Vou usar o meu exemplo, que tive gato durante a infância, quando jovem comecei a ter coceira e inchaço nos olhos e hoje tenho crises sérias de falta de ar só por estar no mesmo ambiente que os bichanos. Alergias, mudam de tipo, de oorgão de choque, de intensidade.
No caso específico dessa manifestação que tratamos no texto, ela pode variar conforme o ambiente que você se exercita e também conforme a adaptação do seu corpo ao execício. As pessoas se enganam achando que basta insistir para o problema melhorar, isso pode acontecer com algumas pessoas, como pode também piorar bastante levando à um broncoespasmo.
O texto serve apenas de alerta sobre um problema que deve ser diagnosticado e tratado por médico especialista. Qualquer suspeita, de qualquer tipo de alergia deve ser levado a sério. Alergia mata.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olha meu problema é bastante estranho. Quando começo a fazer exercícios ou fico em um lugar quente mesmo que tenha acabado de tomar um banho frio começo a coçar todinho… E tudo começa pela cabeça, começa a coçar a cabeça toda parecendo até que tenho piolhos, desce para o pescoço e por ai vai descendo, a coceira para exatamente quando paro de me exercitar e sento não entendo o porquê. Será que isso pode ser realmente alergia? pois ultimamente ando muito sedentário por este motivo, e não queria que continuasse assim pois quero ter uma vida, tranquila e saudável. Isto começo de um ano para cá, pois antigamente eu tinha o hábito de andar muito de bicicleta, correr, caminhar. Agora do nada isso começa assim… Eu comecei a sentir isso apenas quando praticava o ciclismo, agora é todo e qualquer exercício físico.
Oi Henrique,
Pode ser alergia, mas só um médico pode fazer o diagnóstico.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olha eu tenho um problema um tanto curioso, começou de um tempo para cá, eu caminhava, corria e principalmente andava muito de bicicleta, porém de um tempo para cá tudo tem mudado, graças a uma coceira que começa do alto da cabeça e vai descendo passando pelo pescoço, ombro, barriga e continua descendo, como eu andava muito de bicicleta eu sentia apenas quando praticava o ciclismo, agora eu sinto quanto a tudo que exige esforço físico, isso é muito chato e incomoda muito. Será que isso pode ser alergia?
Obs: Sou Alérgico a ácaros.
Quando eu comecei a correr a um tempo atras sentia muita coceira na barriga , mas com o tempo de exercício parou de coçar ,agora eu fiquei uns 2 meses sem correr , e hoje quando fui retomar as corridas diárias ,começou de novo a coçar a barriga ,e em segundos minha perna inteira estava com uma coceira insuportável . Sera que é a alergia ou falta de costume 7
.
Oi Carlos,
Possivelmente alergia, mas ó um médico pode diagnosticar.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Oi.Td Bem? eu qnd era criança comi pimenta e fui parar no hospital fiquei toda inchada e com falta de ar…
hj em dia nao posso correr pois o pouco q eu corro ja passo mal.. incho na hora…
qnd tomo banho mt quente tb..?
seih q tenho algum tipo de alergia mas qual?
outra duvida pode piorar aos anos q passa?
abraços
Oi Daiane,
Para saber ao que você tem alergia e como tratar deve procurar um médico especialista em alergia.
As alergias ppodem mudar com o tempo, em relação à intensidade, ao orgão de choque etc.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Enfim uma luz no fundo do túnel. Na infância tive bronquite alérgica e sofro muito com essa coceira, que me acomete durante a prática de atividades físicas. Sempre achei que era devido ao aumento da pressão sanguínea e que se insistisse, ela desapareceria. Ela “some” por um tempo; fico feliz em me imaginar livre desse tormento, mas tem dias que volta com tudo. Obrigada Profa. pelo texto que, tenho certeza, vai me ajudar muito e a tantas pessoas que estão acima do peso, como eu, lutando contra essa alergia que interfere tanto no desempenho das
atividades físicas.
Olha, muito esclarecedor o seu texto. As vezes quando caminho/corro por um período acima de 20 min, fico com uma coceira infernal, minha pele fica toda avermelhada e empolada. Com meu pai acontece a mesma coisa. 🙂
Obrigado pela explicação, já faz um tempo que não pratico exercícios, esse fds fui caminhar no parque em Curitiba pela manhã e minhas pernas coçavam muito, a ponto de eu ter que parar para me coçar, depois que eu diminuía o ritmo da caminhada, a coceira também diminuía. Eu jurava ser por causa do sedentarismo, falta de exercício, má circulação, etc.. só não pensei em alergia, pelo fato de já ter corrido no passado e nunca ter me acontecido isso.
Valeu pelas dicas!
Você tem um alergista em SP para indicar?
Oi Thais,
Recomendo essa aqui: http://www.imabrasil.com.br/index.php
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Eu morava no Para é mudei para Sc poucos dias depois comecei a sentir essa coceira. Isso só quando percebo que vou suar porque fiz movimentos. Ex quando caminho muito rápido, sexo, academia calor. Nunca tinha sentido isso antes. Poder ser a mesma alergia em questão?????
Tem um detalhe, cheguei aqui bem no início da primavera e a cidade é cheia de flores diferente de onde eu morava.
Oi Brunno,
Pode sim.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá, gostaria de sua ajuda. Ao ler o seu artigo verifiquei que ele parece muito com os sintomas que apresento, a única diferença é que não realizo exercício sempre que começo a suar cosso sem para o rosto e o pescoço e mesmo tomando banho com sabonete e me esfregando bastante a coceira permanece muitas das vezes não
consigo dormir direito. Minha dúvida é o meu caso se encaixa no seu artigo?
Poderia me ajudar ? Desde já fico grata.
Oi Luana,
Parece ser também uma tipo de alergia, só que desencadeado por um outro processo. Consulte um médico.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá.Tenho este problema!
Hoje mesmo fui fazer uma caminhada e não consegui ficar por mais de 30 minutos,durante este tempo parei por 3 vezes pra ver se aliviava a coceira,eu não gosto de coçar então pego e fico apertando o local pois tenho a sensação de que quanto mais coça mais coceira dá.Com cerca de 5 minutos de caminhada leve já começo a ter os sintomas e fico com a visão meio turva,meu tornozelo é o primeiro a dar sinal e depois vai se espalhando pelo corpo todo,eu chego a ter hematomas no local da coceira!
Desisti de continuar com a caminhada pela manhã e fui pra casa e quando tomei um banho bem gelado a coceira foi passando gradativamente.Tirei algumas fotos do local e irei levar na minha próxima consulta com o alergologista…
Oi.eu também tenho essa alergia .mais mim acontece mais so no frio.pela manha normalmente.estava com nedo kkkkk mais essas dicas mim tranquilizaram mais.obrigado.
Com esse esclarecimento fundamental, tenho a certeza que devo procurar um alergista. Pois tenho os sintomas, aliados a outras alergias, como rinite. Grande abraço e obrigada pela preciosa informação. bj
Bom dia pessoal, resolvi voltar aqui para relatar a minha experiência.
Ontem li este artigo e este foi uma abordagem completamente nova para mim que convivo com este problema a anos, sempre que corro me dá uma coceira insuportável nas coxas e no tórax, tanto que deixei de correr e passei só a andar de bike por conta disso. Bom, lendo o artigo ontem resolvi procurar o médico e mostrei para ele este artigo que se encaixava exatamente com os mesmos sintomas que eu tinha, pois bem, ele me receitou então um tratamento com [editado]. Quem sofre deste problema não vai acreditar no que vou escrever, mas não teria porque eu mentir aqui…
Anteontem fiz uma corrida de 3KM e quase morri de coceira, ontem de manhã, dia 25/02 comecei o tratamento que o médico me receitou, ontem a tardinha fiz uma corrida de 6 km e, pasmem, nenhum resquício de coceira, nada, absolutamente NADA. Só quem sofre desse problema sabe da felicidade que fiquei. Não cheguei a citar o bônus: sempre depois do banho, em dias muito quentes, eu tinha essas mesmas coceiras, e ontem nem isso ocorreu, estou muito feliz e resolvi compartilhar isso com vocês. Não recomendo a automedicação, mas é interessante falar sobre o meu caso com o médico de vocês.
Abraço
Oi Emer,
Agradeço por ter compartilhado a sua experiência. Precisei apenas editar o nome dos medicamentos que você colocou para evitar qualquer tipo de problema, embora você tenha falado sobre a automedicação.
Fico feliz que esteja conseguindo realizar atividade física normalmente.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Boa noite, Emer!
Gostaria muito de saber qual solução você encontrou para o problema, pois já fui a CINCO médicos incluindo dermatologistas, alergistas, clínicos gerais e não consegui descobrir o que é isso. Me irrita profundamente esse aconselhamento de “procure ajuda médica”, “consulte um profissional” quando todos sabemos que alguns médicos sequer olham na sua cara durante a consulta, quem dirá se importar e pesquisar sobre os sintomas que o paciente relata. Assim nos resta apenas a auto medicação, tão convenientemente criticada pela classe médica, pois paciente curado não gasta dinheiro em consulta não é mesmo?
Sinto desde criança uma coceira insuportável na cabeça, nuca, braços e tronco quando meu corpo esquenta, mas isso so acontece no inverno ou em períodos em que o clima está mais frio.
Meu email é [editado] agradeço muito se vc puder entrar em contato.
Abraço
Oi Bruno,
Sem dúvida existem bons profissionais e outros nem tanto, em qualquer profissão.
Como Profissional de Educação Física, posso identificar um possível problema e recomendar que busque a ajuda do profissional adequado, que neste caso é um médico alergista.
Posso te indicar a ASBAI (http://asbai.org.br/) para que você possa pedir a indicação de um médico associado na sua região.
Abraços
Denise
Agora acabei de terminar de fazer aula de danca e agora q parou a coçeira mais felismente ja sei onde percorrer ao um medico muito obg prof Denize!!
Pensei que só eu sentisse isso. Sempre que faço caminhadas sinto essa coceira insuportável. Vou caminhando e volto caminhando e me coçando. rsrsrs… Quando danço ou faço outros tipos de exercícios não sinto coceira, mas a sensação de que não vou conseguir respirar e o coração muito acelerado. Aí eu vejo que está na hora de descansar. Seu texto foi bem esclarecedor.
Nossa até quem fim achei a resposta pra esse problema , tenho isso a muito tempo e agora começou a ficar grave e pela manhã e pior ainda da última vez tive falta de ar e tontura junto e a coceira era INSUPORTÁVEL , vou procurar um alergista eu ia no dermatologista mas a sua dica me ajudou!
Oi, Denise. Muito bom seu post. Resolvi comentar pq vi que VC responde a todos. Creio ter um caso semelhante mas acho que a Paola lá em cima não está errada, pois só sinto coceira quando corro em alta intensidade, coisa que aumenta o impacto. Durante caminhadas, pedaladas ou exercícios no transporte eu não sinto nada, mesmo durante alta intensidade. Acho difícil que seja alergia neste caso. O que acha?
Oi Willian,
Pode sim. Não tem relação com o impacto, mas com a intensidade do exercício. Para ter certeza que a intensidade da corrida é a mesma dos outros exercícios precisa usar um monitor cardíaco e fazer o exercíco pelo mesmo tempo e na mesma frequência cardíaca. Você vai reparar, por exemplo, que a frequência cardíaca na caminhada será sempre menor do que na corrida e possivelmente menor do que no transport e na bike.
Na realidade quando digo que tem relação com a intensidade estou falando de substâncias que nosso organismo secreta durante o exercício. A alergia é à essas ou alguma dessas substâncias, mas da mesma forma que uma pessoa que têm alergia ao pó pode começar a espirrar só em um ambiente muito empoirado, essa alergia pode se manifestar só depois de determinada intensidade no exercício.
A única forma de ter certeza é fazendo um teste específico.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Kkkk,pensei que era a única do mundo que acontecia isso.
Eu tenho tudo isso ai.. Mais não consigo ter essa resposta.. Se essa alergia tem cura ou não??? Tenho só 16 anos
Oi Thales,
Alergia não tem cura, tem tratamento. Reconedo que peça aos seus pais para levarem ao médico para confirmar a suspeita.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Boa tarde,
Estes sintomas só me apareceram recentemente, ou seja, fazia caminhadas sem qualquer problema. Agora retomei, e comecei a ter os sintomas. A alergia pode aparecer de um momento para o outro?
Oi Carla,
Alergia pode aparecer de uma hora pra outra, pode mudar o orgão de choque, pode aumentar a intensidade.
Sempre uso o meu exemplo que tinha gato na adolescência e hoje minha garganta fecha quando tenho contato com o bichano. A novidade pra mim, agora é a pimenta, sempre comi e agora minha boca descasca inteira por fora e a garganta fecha.
O ideal é buscar um alergista para investigar.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Resolvi pesquisar sobre isso e achei! Pensei q era circulacao, pelo fato do sangue fluir mais por conta do exercicio. Eu tenho a mtu tempo isso é so comecar a caminhar comeca a pinicar as pernas, fica mtu quente e voce nao se aguenta e comeca a coçar por cima da roupa e percebe que nao esta adiantando pois quanto mais voce coça ele fica mais intenso e vc se ve numa situacao de parar o exercicio ir pro banheiro e se coçar ate parar mas parece que quanto mais coça mais forte . É horrivel pq em questao de 15 minutos ja começo a pinicar e nunca pensei q seria alergia .
De um tempo pra cá, percebi que ao correr, fazer sexo ou qualquer outra atividade física, percebi que algumas partes do meu corpo empola como se fosse ferradas de mosquito ou formiga e coçam muito, empola meu rosto principalmente e cada vez que coço parece que aumenta de tamanho, seja onde for se eu fizer mais que 10 minutos de exercícios esses sintomas aparecem, o que poderia ser isso? será que é essa alergia? obrigado desde já!
Oi Edson,
É provável que sim. Consulte um médico.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
ola Denise, boa tarde!
sou james queria saber porque eu tenho esse tipo de Coceira intensa, e se tem como melhorar isso..
eu nao posso correr que me da coceira no corpo todo! e acaba me atrapalhando a fazer a caminhada. obrigado!
Oi James,
Tem sim. Procure um médico alergista.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
será que se a ente tomar antialérgico melhora? ja que não tem cura?
Oi Rosângela,
Não tome antialérgicos sem prescrição médica.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Denise,
No meu caso a vermelhidão e a coceira decaparem minutos depois do termino do exercício, neste caso também é preciso tratar a alergia e procurar um médico? Obrigada.
Oi Caroline,
É aconselhável.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Muito bom saber disso. Sou bem alérgica a ácaro e sei q o alergologista não tem como fazer teste de tudo. Comecei na academia a menos de 2 meses e ja tive crises fortes de coceira e justamente o alegado pela professora da academia foi q era circulação. Por ser alérgica, ando preparada com remédios e pomadas e utilizei, foi o q ajudou a aliviar. Desconfiei q fosse circulação
Eu sinto esta coceira e ainda sinto um mal estar terrível acompanhado de enjoo, falo isso pras pessoas e elas não acreditam ou acham que é frescura minha, até que hoje resolvi procurar a respeito feliz em saber que não é apenas coisas de minha cabeça, mas acha que tenho que tratar de alguma forma?
O Creuzenir,
Tem sim, procure um médico.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Sou paraquedista e tenho que manter meu condicionamento físico, no entanto tenho os mesmos problemas que li acima, com mais um agravante, não só correndo como se eu estiver dentro de um ônibus sentado e ele tremer demais, sinto o mesmo problema de coceira nas costas e tenho que ficar em pé ou me desencostar do banco.
Oi Mattos,
Seja bem vindo PQD! 😉
Meu pai era PQD e agora meu irmão também salta, admiro muito a coragem de vocês.
Em relação à corrida, provavelmente o problema é o relatado no texto, já em relação ao ônibus, assim como algumas pessoas fazem relatos sobre andar de motos e ter coceira, eu desconheço. De qualquer forma vale conversar com um médico.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Boa noite, estou sentindo coceiras insuportáveis nos braços, costas e pernas, porém não tem nenhuma marca, nenhuma região vermelha, nem nada, porém conforme vou coçando aparecem várias bolinhas vermelhas no local onde cocei, ae simplesmente passa a coceira e as bolinhas somem. Que tipo de alergia será? Será que apenas com anti histamínicos o caso se resolva? Será urticária? estou tomando fenergan e passando a pomada fenergan tbm…grata desde já pela atenção.
Oi Michelly,
Não tem como saber assim, precisa consultar um médico.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Ola! Excelente essa publicacao, desculpe a falta de acentos, meu teclado esta configurado para Ingles.
Li tudo, inclusive as perguntas e respostas acima, e super me identifico, eu de fato tenho essa alergia, mas como voce mesma disse, uma opcao seria optar outros exercicios que nao me fazem sentir a alergia. Eu gosto muito e queria poder acompanhar meu marido que pratica sempre caminhadas e corridas, voce ja viu algum caso de sucesso? Em que a pessoa se consultou com o alergista, fez o tratamento e melhorou? Se puder fazer algum comentario agradeco, para o meu caso moro nos Estados Unidos, vou tentar buscar um alergista e torcer para que ele conheca o problema, mas como no BRasil ja fui em medicos que nunca ouviram falar, nao queria perder as esperancas, por isso fica a minha pergunta se alguem ja conseguiu ter uma vida normal apos tratamento com alergista.
abraco e parabens pela dedicacao e carinho em responder a todos muito claramente.
Oi Fernanda,
Vai depender do grau de acometimento e da causa.
Algumas pessoas só precisam usar algum tipo de broncodilatador (sempre com prescrição pois ele pode alterar a frequência cardíaca), outras conforme melhoram o condicionamento físico, os sintomas ficam mais raros (só aparecem quando o esforço é muito grande, por exemplo – é o meu caso).
Vale a pena tentar.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Maravilha!!! Achei a resposta pra minha pergunta. Muito feliz. Vou procurar um médico já.
Obrigada Denise.
EU TENHO ESSA ALERGIA APENAS EM TEMPOS DE PRIMAVERA, de certo é o polen das plantas,
quando eu corro ou faço caminhada em velocidade elava ou ate mesmo na esteira fico toda me coçando o q posso fazer
Oi Samylle,
Procure a ajuda de um médico alergista.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
eu ate tento fazer a caminhada, as vezes uma caminhada leve me desencadeia muita coceira,incha fica vermelho o local todas as pessoas com quem havia conversado disse que era por sedentarismo,mas desde criança sinto isso,agradeço pelo esclarecimento.
Obrigada pelo seu esclarecimento, não aguento mais essa coceira e os médicos que fui falarem que é normal. Ontem fui caminhar só faltei tirar a roupa no carro pra aliviar a coceira. Espero encontrar uma solução!
Oi Danielle,
Procure um especialista, pois não é normal e tem como tratar.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
OLÁ EU SINTO MUITA COCEIRA PRINCIPALMENTE NAS PERNAS, SÓ Q É APÓS O EXERCICIO FISICO, DEPOIS DO BANHO PASSA UM TEMPINHO E COMEÇA A PINICAR TEM DIA Q É DESESPERADOR. EU JÁ SENTIA ISSO APOS O BANHO MESMO ANTES DE FAZER ATIVIDADES, MAIS ERA SO EU NAO SECAR AS PERNAS Q FICAVA TRANQUILO. DEPOIS Q PASSEI A FAZER EXERCICIOS DIARIAMENTE PIOROU MUITO…
Oi Maria Cristina,
O exercício pode causar uma reação tardia (depois de terminar), mas pode também estar relacionado com outra coisa. Sei lá, por exemplo alergia do material da toalha, do amaciante que você usa. Não dá para saber assim, só com seu relato.
O ideal é que procure um alergista, explique o que está acontecendo. Ele fará testes que irão ajudar a descobrir e indicar o melhor tratamento.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni