A corrida de rua é uma das modalidades mais praticadas atualmente, fala-se em 4 milhões de pessoas. Por tratar-se de uma atividade que pode ser feita em qualquer lugar, muitos praticantes correm sem orientação profissional o que pode resultar em lesões. Veja aqui as mais comuns:
Fraturas por Estresse: A fadiga muscular é a principal causa. Acomete principalmente pessoas que fazer treinos longos, aquelas que não respeitam os descansos e as que trocam repentinamente superfícies macias pelas duras. Além da dor pode aparecer inchaço.
Joelho de Corredor (Condromalacia – Síndrome Patelo-Femoral): A fadiga muscular pode contribuir para a lesão com o aumento da sobrecarga na articulação. A cartilagem patelar perde a capacidade de absorver nutrientes e morre causando seu desgaste pelo atrito. Outros fatores podem contribuir como diferença de forças entre a musculatura interna e externa da coxa e o ângulo na articulação do quadril aumentado (conehcido como ângulo Q, comum em mulheres). Causa dor e é classificada em quatro graus diferentes.
Tendinite no Tendão do Calcâneo: Excesso de esforço, contato do tendão com o tênis, frequentes estiramentos da região (corrida em subida), são as causas mais comuns. A lesão causa inflamação e microruptura.
Canelite: Comum em iniciantes, pode acontecer quando a posição do corpo fica anteriorizada, correr com passadas muito largas e com o uso de tênis inadequado. Ocorre a inflamação nos tendões e músculos na região anterior da perna, causa dor ao tentar extender os dedos e em exercícios de impacto.
Osteotite do Púbis: Correr com passadas muito largas pode provocar uma ligeira separação da articulação, com enrijecimento da cartilagem. Causa dores muito fortes.
Periostite Tibial: Correr em terrenos duros e acidentados são a principal causa desta lesão. Acomete uma fina película que recobre os ossos e causa dor muito forte.
Entorses no Tornozelo: É a mais comum de todas e pode ocorrer por diversos motivos, desde a fadiga muscular até em função de terrenos acidentados. Qualquer tipo de torção afeta os ligamentos, mesmo que de forma leve e merece ser tratado com cuidado.
Tratamento:
Em todos os casos a recomendação é suspender os treinos de corrida imediatamente. O uso de gelo, anti-inflamatórios, exercícios de fortalecimento/alongamento, uso de joelheira/tornozeleira, deve ser feitos apenas após a consulta de um médico especialista. Lembre-se que o Professor de Educação Física, pode até conhecer o procedimento por vivenciar esses tipos de caso com freqüência, mas não é o profissional indicado para prescrever o tratamento.
Prevenção:
Em todos os casos a orientação de um Profissional de Educação Física é fundamental. Fazer alongamento, trabalho de fortalecimento, respeitar os dias de descanso e não realizar treinos pesados seguidamente.
Olá Denise muito boas suas dicas. Sempre com matérias interessantes para que possamos tomar mais cuidado.
Já tive problemas com tênis quando ia correr na pista do estádio da minha cidade e o piso era muito duro. Tive que usar um mais macio para não ter problemas no joelho.
Um abraço
Donizete
Olá Denise, como sempre, belas dicas.
Eu corro na rua há 5 anos e também na esteira e nunca tive qualquer lesão, portanto me considero privilegiado. No parque corro 10km nos sábados e 3x na semana 6km na academia. Acho a corrida a melhor forma para o condicionamento físico. Tento usar os melhores tênis e sempre hidratar para evitar os males que você citou. Parabéns pelo post. Bjs.
Denise, faço 40 minutos na esteira todo dia (apenas corrida)
Estou querendo perder “barriguinha”, e corro exatos 2 meses.
Mais percebo que perdi pouca gordura localizada nesta região.
Sou magro no resto do corpo, so tenho mesmo barriguinha.
Suo bastante na esteira e tb faço musculação.
Tenho 34 anos.
Pq nao estou conseguindo perder a gordurinha localizada?
Sou super controlado em minha alimentação.
Respondendo para o Julio
Oi Julio!
A perda de gordura é gradual, depende do balanço negativo, ou seja, mais do que controlar a alimentação é preciso ingerir menos do que você gasta. Existe também outra possibilidade, como você se diz “magro no resto do corpo”, pode ser fraqueza no músculo abdominal que causa um problema chamado “ptose”.Seus orgãos internos se projetam para frente dando a falsa impressão de ser barrigudo, neste caso é preciso fazer exercícios que fortaleçam essa região.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni