O nadador Cesar Cielo foi flagrado no exame antidoping pelo uso da substância furosemida. Trata-se de um diurético que pode ser usado tanto para a perda de peso quanto para mascarar o uso de substâncias ilícitas. Ela é encontrada em comprimidos ou pode estar presente em suplementos.
A substância foi a mesma que provocou a suspensão de Daiane dos Santos e Daynara de Paula. Junto com Cielo outros atletas foram pegos com a mesma substância e a pena aplicada foi a suspensão, pois entenderam que a furosemida, apesar de proibida, neste caso, não traria benefícios competitivos. A punição ainda será analisada pela Federação Internacional, que tem 20 dias para se pronunciar.
Em nota oficial Cielo explica que o aparecimento da substância é fruto de “contaminação cruzada durante a manipulação de um suplemento” e se diz um “atleta exemplar” neste aspecto.
O que é contaminação cruzada?
Muitas pessoas não entenderam o que significa o termo contaminação cruzada, então fui pesquisar e explico aqui.
Contaminação cruzada é quando uma determinada matéria-prima ou produto é contaminada por outra matéria-prima ou produto.
Para quem ainda não entendeu vamos à uma explicação prática. Imagine que você está preparando um copo de chocolate gelado. Coloca o leite, coloca o chocolate e com a mesma colher pega o açúcar. O açúcar ficará “sujo” de chocolate e isso é contaminação cruzada, só que nesse caso sem consequências.
No caso do Cielo teria ocorrido a contaminação cruzada por furosemida no suplemento que o atleta estava habituado a tomar. É bastante incomum que isso ocorra se as normas de manipulação da ANVISA forem seguidas, mas não é impossível.
Cielo disse e provou que toma esse suplemento há dois anos e que nunca houve problemas com exames, afirma ainda que não foi negligente ou imprudente e que sempre é muito cuidadoso com o uso de qualquer tipo de medicamento ou suplemento, pois passa por controles constantes. Esse ano já foi testado cinco vezes.
Agora que você já sabe o que é contaminação cruzada é só esperar para saber como essa história irá terminar.
NÃO METE ESSA JACARÉ!
A ESTORINHA É SEMPRE A MESMA. “NÃO FIZ NADA”, “FOI CONTAMINAÇÃO”, “NÃO TENHO CULPA”, “FOI O LABORATÓRIO”.
E NO FINAL DAS CONTAS O CARA (OU A MULHER), SE TORNA UM GRANDE CAMPEÃO!
SE UM “DOPADO” REGISTRA UMA INCRÍVEL MARCA, NÃO VAI SER UM “CARA LIMPA” QUE VAI QUEBRAR DIVERSAS VEZES ESSA MARCA, TOMANDO APENAS SUPLEMENTOS. FOSSE ASSIM, TODOS USARIAM O SUPLEMENTO NO LUGAR DA SUBSTÂNCIA DOPANTE.
CONTA OUTRA JACARÉ!