Leia também:
Na parte II, prometi para uma leitora que iria dar dicas de como selecionar as músicas para montar um CD para aula de bike indoor. A música é fundamental para alcançar o objetivo na aula de bike, é ela que determina a cadência, ou seja, o ritmo da pedalada. Há professores que selecionam músicas de diversos CDs e vão trocando no decorrer da aula, eu prefiro fazer uma pré-seleção e montar um CD para cada aula.
1 – Determine o tipo da aula, neste exemplo a aula escolhida é de força. Para recordar, nas aula de força trabalha-se entre 75% ~ 85% FC máx e os trabalhos podem ser: contínuo, crescente ou decrescente. A recuperação é completa e mesmo na recuperação trabalha-se força. É também conhecida como Aula de Subida.
Existem quatro tipos de subida e para cada uma delas uma cadência diferente.
- Sentada com carga média – cadência 60rpm ~ 70rpm
- Em pé com carga média – cadência 60rpm ~ 70rpm
- Em pé com carga pesada – cadência 52rpm ~ 70rpm
- Em pé rápida, com carga média ou pesada – cadência 80rpm ~ 90 rpm
2- Monte a aula no papel. Escolha a primeira música para o aquecimento e a última para a volta a calma/alongamento. Para as demais você deverá determinar o tipo, tempo de estímulo e a recuperação. Com isso terá o tempo aproximado da música, lembre-se que se a recuperação não couber na música, poderá ser feita em uma diferente.
3- Selecione músicas que se encaixem no tempo e na cadência desejada de acordo com o estímulo escolhido para aquela parte da aula (veja o ítem 1). Lembre-se que o bpm da música equivale ao dobro do rpm da cadência.
4- Ouça a música escolhida e experimente aplicar o que planejou. Se você não tem muita experiência sente na bike e pedale.
5- Mantenha uma ficha com a aula anotada, cada música com seu estímulo, numere a ficha igual ao CD.
Este post será mais útil para professores, mas dará aos alunos uma idéia de que montar uma boa aula não é nada fácil!
sou um novato nessa área, vou começar a dar aulas de bike, mas queria saber como faço ´para calcular o rpm, e se o número máximo de subidas são apenas 4.
Respondendo para o João Paulo…
Oi João Paulo!
Que legal! Espero que se dê muito bem!
O rpm, na aula de bike, depende do bpm da música escolhida, o rpm equivale à metade do bpm, mas é possível trabalhar com o giro dobrado ou quebrado.
Existem quatro tipos de subida, o que não significa que você irá utilizá-las todas no mesmo estímulo.
Um abraço
Profª Esp. Denise Carceroni
OI,tudo bem dou aulas de a bike a pouco tempo, vc conhece algum programa simples de mexer para mixar (diminuir ou aumentar a musica de acordo com o estimulo que eu queira dar para aula ficar quadradinha exemplo:Aula de 45 min uma musica se tem o esimulo escolhido de 4 min e uma outra recueração com 2 min 6 séries desta o tempo restante 9 min ficaria para aquecimento e volta a calma.
O problema é que não existe quase nehuma musica de 2 min e 4 min exatos e quando tem muitas vezes a musica não é boa. Percebi que a aula fica diferente quando fica tudo (redondo) sem ter que dá estimulo e recuperação na mesma musica, alguns professores utilizam esta estratégia porém não é regra e a aula acaba não virando fartleck uma mistura danada sem intenção. rss e cria uma outra atmosfera na aula
Espero que vc tenha entendido o meu raciocinio obrigado….denise
Respondendo ao Rodrigo…
Oi Professor!
Claro que entendo o que quer dizer. Quando preciso editar alguma música uso um programa antigo e um pouco difícil de mexer chama-se Cool Edit Pro 2.0, sugiro que procure um programa gratuito e mais simples.
Neste post coloco passo a passo como monto os meus CDs. Não se preocupe se, por exemplo, a música de estímulo passar um pouco os 4 min, use esse tempo para passar a instrução, dar uma animada na turma, ou então quando o estímulo terminar, vá diminuindo o volume aos poucos e passe para a música de recuperação.
Minha sugestão é que monte CDs para aulas de 1h assim poderá usá-lo em aulas maiores. Você irá perceber que mesmo montando o CD com o tempo certinho da aula, dificilmente irá usá-lo inteiro. Sempre acontece alguma coisinha que “come” uns minutinhos da aula: uma instrução diferente, uma explicação, muitos alunos iniciantes, o CD player que não funciona direito, uma música que resolve pular…
Logo você aprenderá a ter jogo de cintura. E parabéns por se preocupar com a qualidade da sua aula, poucos professores tem esse tipo de preocupação.
Um abraço
Profª Esp. Denise Carceroni
OI DOU AULAS DE SPINNING
GOSTARIA DE SABER O QUE POSSO FAZER P QUE MINHAS AULAS NAO CAIAM NA ROTINA
OBRIGADA DESDE JÁ
Respondendo para a Danielle
Oi Danielle!
Você deve periodizar suas aulas. Dê uma olhada no post Aula de Bike Indoor: tudo o que você precisa saber – parte II. Lá você irá encontrar diversos tipos de aula. Alterne-as e suas aulas nunca cairão na rotina. E não esqueça e seleção musical é fundamental para uma boa aula.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
ola,gostaria de saber onde comprar dvds com as aulas.
Respondendo para Elida
Oi Elida!
Clique no link para comprar!
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni