Como comentei na primeira parte deste post, esse assunto surgiu em uma palestra que assisti na 12a IHRSA Fitness Brasil, ministrada pela arquiteta Patrícia Totaro, e me chamou bastante a atenção.
Já no projeto esse ponto precisa ser pensado. Começamos pela recepção, se você já tem uma academia que é objeto de desejo para o seu público alvo, o próximo passo é pensar em como será a visitação do seu futuro aluno. E qual a relação da visitação com a arquitetura? Tudo! Que deve ser bem cuidada, convidativa e de preferência com lugar para sentar. O ideal é que já da recepção se consiga enxergar o que está acontecendo dentro da academia para gerar interesse.
Planejar os elementos decorativos garante que o cliente irá olhar para onde você deseja, esses elementos podem ser um quadro, uma iluminação especial ou qualquer outro objeto. Na palestra a Patrícia citou como exemplo uma academia que tinha vários andares. A recepção ficava no térreo de onde, olhando para cima, era possível ver as salas e a movimentação nos andares superiores, para levar o olhar do cliente para cima ela optou por usar água que corria desde o último andar.
Anote algumas dicas sobre o tour de vendas e programe como irá fazê-lo
- A musculação vista de cima, parece mais ampla.
- Salas de ginástica vazias devem estar com equipamentos arrumados para preencher a sensação de vazio.
- Ventiladores ligados em rotação baixa ajudam a criar a sensação de movimento.
- Luz colorida ligada na sala de bike também dá a sensação de movimento.
- Termine no espaço de negociação, que deve ser diferente da recepção.
- Opte por sentar em um local confortável, de preferência ao lado e não em frente ao cliente.
Muito bom o seu blog Denise, parabéns!
Gostaria de te pedir uma ajuda para o futuro, um post comentando sobre as áreas de atuação da Licenciatura e Bacharelado, pois vou começar o curso de EF Licenciatura, mas gostaria de trabalhar como personal! Eu posso abrir uma assessoria esportiva? A Licenciatura fica restringida apenas a docência? É que vejo muitos profissionais dizendo que a verdadeira diferença é que os bacharéis não podem dar aulas. abração.
Respondendo para o Cristian
Oi Cristian!
Fico feliz que tenha gostado do blog!
Respondendo à sua pergunta: Sim, quem faz licenciatura em Educação Física só pode atuar em escolas e quem faz bacharelado em todo o resto, para atuar em ambos é necessário que o curso contemple ambos.
Abraços
Denise Carceroni
Oi bom dia, gostaria de uma ajuda de como fazer quando você chega para administrar uma academia que ja estava em funcionamento, onde ela precisa de bastante recursos mas o financeiro não está muito bem. e estou tendo dificuldades em manter minha autoridade com os funcionarios ja existentes. obrigada!
Oi Maria,
Questões financeiras tem relação com dois aspectos, despesas e faturamento. É preciso fazer uma análise para identificar os problemas e elaborar um planejamento estratégico que possibilite reverter a situação.
Quanto aos recursos aos quais se refere, tente pensar fora da caixinha. Muitas vezes é possível encontrar soluções excelentes e de baixíssimo custo, reúna seus colaboradores e perguntem se têm alguma ideia que possa ajudar.
Com relação a sua autoridade, sugiro que faça leituras sobre liderança. Existe uma diferença entre ser chefe e ser líder.
Abraços
Denise Carceroni