Faz 26 anos desde a primeira vez que pisei em uma academia, comecei como aluna, fui vendedora (em uma época que isso não existia), recepcionista, secretária, professora, coordenadora e gerente.Também já fui proprietária. Frequentei inúmeros estabelecimentos desde as grandes redes, passando por pequenas academias de bairro e também aquelas conhecidas como “de ferreiro”. Essa diversidade de cargos e estabelecimentos me deu uma experiência que poucos tem, sem falsa modéstia!
Consigo enxergar o negócio como um todo e não por departamentos como geralmente ocorre e com isso vejo várias coisas que não deveriam acontecer, acontecendo ali, bem debaixo do nariz de todos. Esse é um dos motivos que prefiro treinar em horários alternativos, com a academia bem vazia, eu sofro menos, já que onde treino não posso dar pitaco!!! Hoje foi uma exceção, fui para academia à noite, bem no horário de pico e essa mudança na minha rotina serviu de inspiração para este post.
Aqui segue a minha lista, mas se você também vê outras coisas como esta acontecendo por aí, deixe um comentário contando, quem sabe não consigo fazer outro post com mais 10!
- Colchonetes não são infinitos, é preciso orientar o pessoal da limpeza a entrar na sala, antes do início da próxima aula, para fazer a limpeza. Instruir sempre para não incomodar os alunos, principalmente se isso ocorrer durante uma aula de alongamento, pilates etc. Canso de ver acabar uma aula e não ter colchonete limpo para a aula seguinte!
- A sala de bike precisa ser higienizada entre uma aula e outra. Uma solução é deixar 10 min de intervalo entre as aulas para realizar a limpeza.
- Em academias com mais de uma sala de ginástica é interessante montar um cronograma de limpeza das salas/colchonetes para que não haja conflito nos horários e todas estejam sempre em ordem. O funcionário deve ser instruído sobre o horário que deve limpar cada uma das salas e o que deve ser limpo. Já vi muita aula atrasar porque o pessoal da limpeza estava terminando de limpar uma sala onde não haveria mais aula naquele dia, em detrimento da sala que ainda seria utilizada.
- A faxina grossa das salas de ginástica deve ser feita em um horário em que a sala estiver livre. Parece óbvio, mas já vi começarem a lavar a sala 15 minutos antes do início de uma aula, claro que não deu tempo!
- Material de limpeza com cheiro forte só deve ser usado fora do horário de funcionamento da academia e com as janelas abertas. Nada de lavar banheiro com cloro/água sanitária (cândida) ou passar sapólio nos equipamentos durante o horário de funcionamento. O odor desses e de outros materiais são altamente prejudiciais à saúde e em pessoas sensíveis podem desencadear uma crise asmática!
- Professores saem de férias, isso deve acontecer ao menos uma vez por ano, certo? Pois algumas academias parecem esquecer desse “detalhe”! O cronograma de férias deve ser montado com antecedência e é preciso definir como aquele professor será substituído. Na musculação às vezes é mais fácil, mas a ginástica tem suas especificidades. Nada de colocar estagiário para dar aula no lugar de professor, isso é ilegal!
- Uniformizar os profissionais da academia é essencial, ajuda na identificação e dá um ar mais profissional ao ambiente. Mas atenção!!! Shorts muito curtos para as professoras, regatas muito cavadas para os professores podem causar mal estar, prejudicar o desempenho profissional, além de depor contra a imagem da academia.
- Alunos executando exercícios de forma errada pode acontecer, o que não pode é ter rodinha de professor e não estar atento às esses acontecimentos.
- A área na frente e aos lados de extintores de incêndio e hidrantes deve ser livre, isso é lei! Nada de fazer um novo lay-out para a sala e colocar um aparelho ou bebedouro nessa área de segurança.
- Professores devem estar dentro da sala de ginástica pelo menos 5 minutos antes do início da aula para poder preparar a sala, o horário da aula não deve ser usado para escolher a música e arrumar material.