A Nintendo lança hoje, nos EUA, o Wii Fit. Trata-se de um game que com o auxílio de um tapete permite fazer diversas atividades físicas. Com ele pode-se esquiar, praticar yoga e fazer ginástica. O jogo que custa cerca de US$ 135,00 será lançado no Brasil até o fim do mês mas ainda não tem preço sugerido. No Japão, lançado em dezembro, já vendeu dois milhões de unidades.
A proposta é super interessante e vem na cola do Wii Sports. O videogame, antes vilão do sedentarismo, ganha status de exercício. E apesar de não substituir a atividade física em si, é uma opção divertida para colocar o corpo em movimento, mas sofreu muitas críticas por ter classificado uma menina de 10 anos como obesa, na Inglaterra.
Ocorre que antes de iniciar o jogador é convidado a inserir sua altura e peso e a partir desses valores é calculado o IMC (índice de massa corporal) que serve de parâmetro para que o game elabore o programa de exercícios. A ideia é boa, o IMC é aceito e indicado como parâmetro para a prescrição de exercícios pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e por outros orgãos, mas tem limitações. É inadequado para a utilização com crianças e com indivíduos treinados/atletas. No primeiro caso porque crianças estão em fase de desenvolvimento e essa maneira de relacionar o peso com a altura não refletirá a realidade, são necessários outros meios e no segundo caso porque massa muscular pesa mais do que gordura, uma pessoa forte poderia ser classificada como gorda!
A Nintendo já pediu desculpas aos clientes que possam se sentir ofendidos com a classificação e afirma que colocará um alerta no jogo. Tam Fry, do Fórum Nacional de Obesidade, sugeriu que as crianças britânicas fosse proibidas de jogar. Especialistas em obesidade alegam que o game possa prejudicar a imagem corporal das crianças.
Na minha opinião trata-se de exagero. É certo que a Nintendo precisa colocar um alerta no jogo, pois erraram e pelo visto já estão tomando providências. Quanto ao alarde, vale lembrar que temos uma epidemia de obesidade e um jogo como este pode trazer mais benefícios do que problemas. O Wii Fit pode ser uma ótima ferramenta na mão de profissionais que trabalham tanto com a prevenção quanto com o tratamento do obeso.
E agora qual vai ser sua desculpa para ficar parado?