Depois de muito esperar meu Wii Fit chegou! E realmente é bárbaro, estou super empolgada! Para os amantes do movimento e do vídeo game é divertidíssimo, mas sinto informar não substitui a academia, apesar de ter feito apenas os exercícios aeróbios, os de Yoga e alguns jogos de equilíbrio.
A maioria das atividades propostas tem como princípio fundamental o equilíbrio, a base tem um funcionamento semelhante à uma plataforma de força usada em estudos biomecânicos e apresenta resultados muito interessantes com relação à distribuição do peso corporal para o usuário. Através de uma avaliação o jogo determina como você posiciona seu corpo em relação ao eixos (se está mais para frente ou para trás, para um lado ou para o outro). É bom lembrar que essa avaliação inicial não funciona para crianças, já comentei em um post anterior sobre a polêmica gerada com relação ao IMC (o Wii Fit calcula seu IMC e classifica se você é obeso ou não). O teste de equilíbrio é muito difícil de ser realizado do ponto de vista motor, por crianças pequenas, falta maturidade. O que não impede que elas se divirtam!
Os exercícios aeróbios, pelo menos na fase inicial, são muito curtos, o que na prática significa que não atingem o metabolismo aeróbio, seriam necessários cerca de 30 minutos de atividade sem interrupção para classificá-lo dessa forma.
Os exercícios de Yoga verificam se o praticante consegue manter-se estável na postura proposta, por um determinado tempo, mas não consegue corrigir se o posicionamneto está correto, ou seja, não substitui o professor (mas pode ser um aliado!). O exercício de respiração é excelente, dá para visualizar o que é para fazer, o que algumas vezes temos dificuldade em fazer o aluno compreender.
Os jogos de equilíbrio são divertidos e trabalham, de forma lúdica, uma capacidade que geralmente desprezamos e que nos fará muita falta na 3ª idade, a estabilização.
O Wii Fit ainda não é a sua academia em casa, tão pouco elimina a necessidade de orientação profissional. Eu diria que pode ser usado como ferramenta por profissionais da área de Educação Física e de Fisioterapia (como já vem acontecendo) e para os demais como uma maneira de se divertir sem ficar parado. Em tempos de extremo sedentarismo isso é fundamental!
Aguardem minhas próximas aventuras com o Wii Fit.