Ícone do site Fique Informa

Tudo o que você precisa saber sobre exercício em 2024

Você acha que não obteve os resultados desejados com os exercícios em 2023, então vamos rever alguns conceitos. Vou te contar tudo o que você precisa saber sobre exercícios em 2024 para que seja um ano proveitoso e com resultados positivos.

A única coisa que podemos obter do passado é o aprendizado, então vamos combinar que a partir de agora você vai deixar as reclamações de lado e colocar o foco no que você vai fazer a partir de agora! Lembre-se que os resultados futuros dependem do que você vai fazer hoje!

Exercício em 2024: o que devemos fazer para ter bons resultados

Clique aqui e assine nosso canal no Youtube

Cuidado com o exagero.

Em 2023 tivemos pelo menos dois casos, onde pessoas foram para na UTI por excesso de exercício, ambas com rabdomiólise, um processo em que há liberação de substâncias presentes no interior das células dos músculos, na corrente sanguínea e que pode causar insuficiência renal. Quem passa por isso fica muito tempo afastado da academia. Além do risco fica a pergunta, vale a pena jogar fora todo o esforço de meses, às vezes anos, por não respeitar o próprio corpo?

Esses foram casos extremos, com consequências muito graves, mas há casos em que é uma lesão que pode fazer você ficar afastado por muito tempo e as perdas podem ser semelhantes. Portanto treine pesado, mas aprenda a respeitar os seus limites.

Não negligencie o descanso

Sabemos que os ganhos acontecem no descanso, há inúmeros estudos que sustentam essa afirmação. Esse descanso é tanto o espaço de tempo para treinar o mesmo grupo muscular, como o espaço de tempo entre uma sessão e outra. Há também que se considerar a necessidade de dias off e a quantidade de horas de sono diárias.

Seja regular

A regularidade em treinar, muitas vezes é mais importante do que o treino em si. Busque por uma rotina para encaixar o treino no cotidiano. Mesmo naquele dia onde o tempo está apertado, tente treinar. Reduza a quantidade de séries, reduza a quantidade de exercícios, mas tente treinar. Fica mais fácil não desistir da rotina de treinos quando ela virá um hábito.

Seja paciente

Resultados consistentes demandam tempo. Seja paciente e não pule etapas. Aprenda primeiro a executar os movimentos de forma correta, garanta que suas articulações tenham mobilidade suficiente para ter um padrão satisfatório de movimento. para depois aumentar a carga, intensidade e volume.

Quando você pula etapas a chance de se lesionar aumenta. Lesionado vai precisar parar e terá perdido boa parte do esforço feito até ali.

Escolha metas factíveis

Talvez você tenha se decepcionado com seus resultados em 2023, por ter estabelecido metas altas demais ou então por não ter estabelecido metas!

Aqui fica uma dica: ao estabelecer sua meta, pense nela fracionada. Ao invés de pensar no ano, pense em meses, ou fracione ainda mais, em semanas. E lembre-se de comemorar quando alcança-las!

Atenção com a alimentação

Esqueça as dietas! Salvo se você tiver algum problema de saúde que justifique a retirada de algum alimento, nada justifica fazer dietas restritivas. Você deve, sim, buscar a ajuda de um nutricionista para fazer alguns ajustes e se alimentar melhor, mas sem neuras. Dê preferência por um nutricionista comportamental.

Há muitas pessoas que têm os resultados prejudicados, porque deixam de comer determinados alimentos. Por exemplo, o carboidrato é importante tanto para quem quer ganhar massa muscular quanto para quem deseja emagrecer. Retirá-lo ou diminuir a ingestão sem orientação nutricional pode colocar todo tempo de esforço no treino em risco.

Independente do nutri é você pode dar preferência por alimentos mais naturais e menos processados.

Não treine doente

Não treine doente, não treino doente, NÃO TREINE DOENTE. Ah! É só um resfriado leve, o treino vai ajudar. Não! O que vai ajudar é você descansar, se alimentar e se manter hidratado.

Dê novos estímulos

Nosso corpo busca sempre pelo equilíbrio, e em equilíbrio não há ganhos, apenas manutenção. De tempos em tempos é interessante que você dê novos estímulos para seu corpo. Pode ser a mudança de alguns exercícios no seu treino, a inclusão de alguma atividade nova, a mudança na intensidade ou volume do treino antigo.

Causando um desequilíbrio no seu sistema ele irá trabalhar para se equilibrar novamente e os resultados virão! Sem contar que mudar um pouco a rotina pode ser divertido.

Sair da versão mobile