Me deparei com o comentário de uma colega, profissional de educação física, reclamando que foi impedida de fazer aula de Zumba e de Street Dance em um grande clube de São Paulo, por estar descalça. Então percebi que essa pode ser uma dúvida recorrente: treinar descalço na academia, isso pode?
A resposta está no próprio texto, em geral treinar descalço na academia, não pode, e a justificativa é a possibilidade de se machucar. O que fica sem muita explicação é: machucar como? A maioria das pessoas que está lendo esse texto já deu a resposta, o problema, o que machuca, é o impacto das atividades feitas na academia. Isso é o que diz o senso comum baseado em anos de informações equivocadas sobre o impacto das atividades. Por falar nisso você sabe o que é impacto? Se não sabe, escrevi um texto sobre o assunto (clique aqui para ler).
Qual é o problema de treinar descalço na academia?
Já adianto que não é o impacto, ok! A maior parte dos exercícios feitos na academia envolve baixo/médio impacto. Das atividades mais frequentes talvez a que gere maior impacto seja a aula de jump, ainda assim a maiorias dos movimentos, feitos nessa aula, equivalem ao impacto da corrida.
O problema de treinar descalço na academia está relacionado à proteção física dos pés. Podemos então dividir em duas questões principais.
Higiene: Se a academia fosse um ambiente no qual todas as pessoas entrassem descalças, a situação seria menos ruim, mas essa não é a realidade. Portanto existem riscos de contaminação da pele por fungos, bactérias e parasitas.
Segurança: O calçado irá proteger os pés de lesões físicas, você pode pisar em algum objeto cortante, ou pontiagudo. Mas o mais comum no ambiente das academias é a queda de pesos nos pés e nesse caso o uso do tênis pode fazer uma enorme diferença.
Mas voltando ao caso da minha colega, porque ela não poderia fazer aula de dança descalça? Pelas mesmas questões de higiene e segurança. Alunos calçados podem pisar nos pés de alunos descalços, por exemplo. E embora em uma aula de Zumba não sejam usados equipamentos que possam vir a machucar, dependendo do tipo de piso, o suor dos pés poderá deixá-lo demasiadamente escorregadio, o que pode sim, ser a causa de acidentes por quedas.
E quando ocorrem acidentes na academia, existe a questão da Responsabilidade Civil. A academia/clube, bem como o responsável técnico e o profissional envolvido podem responder pelos danos causados. Em regra, a responsabilidade civil das academias é objetiva, ou seja, responde independentemente da existência de culpa, com exceção das hipóteses em que o dano comprovadamente ocorreu por culpa exclusiva da vítima por inobservância de regras de segurança existentes, ou ainda, culpa de terceiro ou inexistência de defeito.
Esses são os motivos que justificam a proibição de treinar descalço na academia, salvo em aulas específicas como Pilates, artes marciais e alongamento. Mas você pode optar por calçados mais apropriados para cada tipo de atividade.
Que calçado usar na academia?
Musculação: Se você leu que estando descalço em alguns exercícios de musculação, como o agachamento, temos mais estabilidade, saiba que é verdade quando comparado com o mesmo exercício feito com tênis comumente usados na academia. Para resolver o impasse sugiro usar tênis com solado mais baixo e mais flexíveis, assim você atende à exigência da academia e ganha na estabilidade do exercício (existem calçados próprios mas são difíceis de encontrar).
Corrida: Existem tênis próprios para corrida, mas se você leu que correr descalço traz benefícios, saiba que existem estudos que mostram que isso pode ser verdade. Neste caso, para atender às exigências da academia, opte pelo calçado minimalistas, mas lembre-se que para usá-los é preciso passar por um período de adaptação, pois a forma de pisar muda com o uso desse tipo de calçado. Para quem correu a vida toda de tênis, simplesmente trocar pelo minimalista pode, sim, causar lesões.
Aula de Bike: Acho que ninguém pensou em fazer aula de bike descalço, mas já que estamos falando de calçados apropriados, para essa aula existem sapatilhas próprias para pedalar. Elas tem um encaixe na parte de baixo que permitem também puxar o pedal para cima, melhorando a performance. Para usar essa sapatilha, certifique-se que a bike tem a peça de encaixe no pedal.
Pilates: O mais adequado e fazer a aula descalço, mas o piso de algumas salas pode ser escorregadio e no inverno pode ser desconfortável. Nesse caso indico usar meias com antiderrapante.
Para as demais atividades ou se preferir ter um calçado para usar em todas as atividades, siga essa regrinhas que escrevi no post “Escolhendo o tênis certo“.
- O tênis precisa ser confortável. A palmilha deve “abraçar” seus pés.
- Ele deve antes de tudo proteger os pés. O tênis precisa dar estabilidade para os movimentos.
- O solado deve ser adequado ao tipo de piso. Nada de usar chuteira com traves para caminhar na rua!
- Os calcanhares devem ser ligeiramente mais altos, cerca de 2,5cm.
- Não se importe com o sistema de amortecimento. As diferenças entre eles não são significativas.
Como assim calçados retos que dão estabilidade são difíceis de encontrar? ALL estar, vanz e similares e qualquer botinha reta como estão em todas as lojas de calçado.
Oi querida, leia novamente.
O que é difícil de encontrar são os calçados apropriados para a prática específica da modalidade, não estou falando de ALL estar, vanz e similares.