O teste ergométrico nos diz como nosso coração se comporta durante o esforço. O indivíduo é submetido a sobrecargas cada vez maiores, enquanto sua pressão arterial e seus batimentos cardíacos são monitorados. A partir da resposta à esses sinais é possível descobrir:
- Nível de condicionamento físico;
- Presença de isquemia (falta de sangue).
Existem dois tipos de teste ergométrico: máximo e submáximo. São geralmente realizado em esteira ou bicicleta ergométrica.
Tipos de teste ergométrico
Clique aqui e inscreva-se no nosso canal do Youtube!
Teste ergométrico máximo
Só pode ser realizado com a presença de um médico ou por ele próprio, em função dos riscos envolvidos.
O indivíduo é levado, como nome já diz, à sua máxima performance. As sobrecargas vão sendo aumentadas gradativamente até que se chegue à exaustão. A utilização de eletrocardiograma durante o teste ergométrico máximo é obrigatória. O valor da freqüência cardíaca máxima será aquela onde o teste for interrompido. A interrupção do teste se dará por exaustão, por presença de alterações no eletrocardiograma ou por comportamento inesperado da pressão arterial. É necessário escolher o protocolo adequado de teste para cada indivíduo considerando principalmente características como nível de atividade/sedentarismo e cardiopatias. Existem alguns locais que realizam o teste máximo até que a freqüência cardíaca atinja o valor predito pela idade (220-idade), neste caso não temos um teste máximo verdadeiro uma vez que sabemos que o coração pode bater mais do que 220x por minuto e essa fórmula nos dá um valor aproximado, dependendo do caso com uma margem de erro grande.
Leia também: Teste ergométrico: Protocolos
Teste ergométrico submáximo
Pode ser aplicado por qualquer profissional da área da saúde, é geralmente feito nas academias pelo Profissional de Educação Física.
O indivíduo é levado a atingir cerca de 85% da sua freqüência cardíaca máxima predita (calculada 220-idade). As sobrecargas serão aumentadas gradativamente até que se chegue à exaustão. O valor da freqüência cardíaca submáxima será aquela onde o teste foi interrompido. O teste será interrompido quando o indivíduo chegar à exaustão, o valor da freqüência cardíaca atingir 85% da freqüência predita ou a freqüência cardíaca e a pressão arterial não tiverem um comportamento esperado.
Como utilizar os valores obtidos em ambos os testes:
Durante os testes são coletados valores de freqüência cardíaca e de pressão arterial relacionados à determinadas cargas. Determina-se os valores de freqüência que se deseja trabalhar em função do objetivo do indivíduo. Calcula-se esses valores através de uma fórmula matemática, verifica-se qual a sobrecarga utilizada para atingir a freqüência desejada.
Para refletir…
Qual o valor do teste submáximo?Na minha opinião, apesar de ser largamente realizado em academias, é perda de tempo! As justificativas para realizar o teste são por questões de segurança (problemas cardíacos) e para verificar o nível de condicionamento.
- Segurança: como não é realizado com a utilização de eletrocardiograma, não é possível detectar alterações cardíacas… mas vamos supor que o eletrocardiograma esteja sendo utilizado neste teste (algumas academias possuem o equipamento), o indivíduo será levado à 85% da sua capacidade máxima, mas imagine que a isquemia apareça em 88%. Ela não será detectada no teste, pois este será interrompido antes e existem diversas atividades na academia onde trabalha-se com a freqüência acima dos 85%.
- Condicionamento: é impreciso.
Soluções:
- Solicitar um teste ergoespirométrico, se não for possível um ergométrico máximo (que não utilize 220-idade!!!)
- Realizar um teste de lactato, para verificar os limiares (melhor que o ergométrico máximo para determinar a faixa de treino)
- Aplicar o questionário RISKO. Aceito internacionalmente avalia o risco de problemas coronarianos, liberando (ou não) para a prática de atividades físicas. No caso da não liberação, vincular o início das atividades com a apresentação de atestado médico.
Oi pessoal
Quanto àquele questionário RISKO, qual é a base científica dele (bibliografia)?
Gostaria muito de saber para poder aplicá-lo com certeza.
Um abraço
Respondendo para Ana…Oi Ana!
Pode aplicar o questionário sem medo. Ele é da Associação Americana de Cardiologia.
Um abraço
Profª Esp. Denise Carceroni
Bom dia. Poderia me torar uma dúvida? Fiz um teste ergométrico e tem uma parte no exame que diz. Interrompido por exaustão. O que significa? É algum problema
Oi Jonatas,
Provavelmente não. Ninguém corre pela eternidade, em algum omento ficaremos exaustos e teremos que parar.
Se no seu laudo estiver escrito que o resultado do teste foi normal, está tudo ok!
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá!
Gostaria de saber qual o tempo máximo de duração do exercício(teste).
Obrigada.
Respondendo para a Fátima…
Oi Fátima!
O tempo máximo de duração do teste depende do protocolo utilizado. Em geral varia de 8 à 12 minutos.
Um abraço
Profª Esp. Denise Carceroni
Uma pessoa que já correu um meia maratona e outra prova de 25 km entre e quase 20 de provas de 10km. Pode sofrer de isquemia cardiaca e se for realmente diagnosticada a doença essa pessoa pode correr o risco de ter de parar de correr.
Abraços
Fernando Correa
GOSTARIA DE SABER O QUE SEGINIFICA RV NO TENT
E ERGOMETRIGO FIS O EXAME E DEE RV EN VARIAS VESES OBRIGADO
Oi Antonia,
RV deve ser reserva ventilatória, uma das medidas feitas no teste.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Respondendo para o Fernando…
Oi Fernando!
Sim, mesmo uma pessoa bem treinada pode apresentar isquemia cardíaca. Se o problema for diagnosticado a pessoa poderá continuar a correr desde que mantenha um controle rigoroso de sua frequência cardíaca durante treinos e provas.
Para efeito de cálculo, sua frequência cardíaca máxima será considerada a mesma onde apresentou a isquemia e os demais cálculos feitos a partir dela. O acompanhamento médico faz-se necessário.
Um abraço
Profª Esp. Denise Carceroni
Professora agradeço pela sua atenção, efiz na semana passada mais um exame e no teste ergométrico foi constatado a tal da isquemia, ainda vou retornar ao médico mais estou psicológicamente arrasado, não consegui treinar desde o resultado, esse tipo de coisa é simplismente revoltante.
Mais de qualquer forma agradeço de coração, (mesmo com esse plobleminha)pela sua atenção e seus conhecimentos, e pode ter certeza que apartir de serei mais um frequentador do Fiqueinforma.
Abraços
Fernando Corrêa
Olá gostaria de tirar algumas dúvidas.Fiz um teste Ergométrico recentemente.Minha pressão arterial em repouso antes do teste tava 17×12,mas momentos antes do teste caminhei até a clínica onde fiz esse exame e tive uma contrariedade,gostaria de saber se isso pode ter alterado minha pressão arterial?o laudo deu negativo para esquemia miocárdica.
Respondendo para o Claudeilson…
Oi Claudeilson!
Sim, é possível que a contrariedade possa ter contribuído pra o aumento da pressão. De qualquer forma é bom monitorá-la para descartar a possibilidade de hipertensão.
Um abraço
Profª Esp. Denise Carceroni
Caros leitores
O Teste Ergométrico é um procedimento médico que, mesmo com a intenção de avaliação funcional, carrega o risco de morte cárdíaca e em função disso tem de ser solicitado pelo médico assistente do paciente e realizado por médico cardiologista, de preferência ergometrista e se possível com especialidade em medicina esportiva !
Nada justifica outro profissional realizar esse exame sem a monitoração e responsabilidade de um médico. Além do que são necessários equipamentos para Parada Cardiorrespiratória e obviamente o conhecimento médico para operá-los
Essas explicações não diminuem os demais profissionais, mas, apenas esclarecem os riscos e as responsabilidades LEGAIS que muitas vezes são ignoradas até que uma FATALIDADE ocorre…
Respondendo para o Dr. Alfredo…
Olá Dr. Alfredo!
Obrigada pela participação!
Um abraço
Profª Esp. Denise Carceroni
Olá! Eu fiz concurso para a rede estadual de ensino e pediram teste ergométrico,como estou sem praticar execícios desde q me formei,estou acima do peso(talvés 8 a 10 kg a mais)mas naum sinto dificuldades em fazer caminhadas longas,porém,em atividades intensas chego exaustão bem mais rápido q antes. Não tenho problemas cardíacos
Gostaria de saber se esse teste pode me reprovar de alguma forma.
Respondendo para o Borges…
Oi Borges!
Esse teste só poderá reprová-lo se for critério de corte descrito no Edital do concurso. Leia com atenção.
Um abraço
Profª Esp. Denise Carceroni
Boa tarde
Tenho 48 anos e pelo menos 5 veses na semana faço caminhadas forçadas ou corrida. Fiz um teste ergométrico hoje e o resultado foi o seguinte:
Met máximo ( MET ) 15,4 onde o previsto era de 11,49
VO2 máx: 53,89 ml/kg min
Pelo laudo, minha aptidão respiratória está como excelente ( grupo funcional I NYHA )
Assim sendo, a Dra poderia me informar se por estes dados, eu estou bem ?? pois o médico que me pediu este teste não está atendendo estes dias e eu estou precisando saber para ver se por acaso eu não esteja passando dos meus limites no dia a dia.
Grato
Evódio
Respondendo para o Evódio…
Oi Evódio!
De fato sua condição física é excelente. Se você está passando do limite no seu treino diário, só conhecendo o que você faz e a intensidade com que faz que eu poderia dizer alguma coisa.
Um abraço
Profª Esp. Denise Carceroni
Boa tarde drª Denise
Fico grato pelo retorno e informo:
Conforme ja havia comentado, faço uma corrida diariamente com um percurso em torno de 12 kms e este percurso eu faço em 1:20 minutos. A grande parte deste percurso eu faço correndo e como eu uso diariamente o frequencímetro, meus batimentos cardíacos ficam em torno de 135 / 145 porém tem momentos de subida que vão até quase 170 batimentos, e mesmo assim eu não fico exausto, mas dou uma dezacelerada no rítmo e passo para caminhada apenas por receio de estar forçando muito. Assim sendo, gostaria que a drª me informasse ainda se para perda de peso e condicionamento, eu não estaria forçando muito ?? ou pelo meu teste ergómetrico eu posso continuar neste rítmo sem problema ?? pois como tenho 48 anos e pela fórmula de 220 – idade minha FC máxima seria de 172 correto ?? e sendo assim se eu manter meus batimentos em torno de 130 / 135 eu terei os mesmos resultados para se manter condicionamento e perda de peso ?? ( hoje estou com 84 Kgs )
No aguardo de mais um retorno, agradeço
Evódio
Olá gostaria de saber de quanto em quanto tempo, devo aumentar a carga do meu avaliado em um teste ergometrico, e qual o tempo de avaliação?
Respondendo para o Evódio…
Oi Evódio!
Para emagrecer trabalhe entre 65% e 75% da sua FC máx. nessa faixa a utilização de gordura como substrato energético é otimizada.
Para melhorar o condicionamento físico trabalhe entre 75% e 85% da FC máx.
Um abraço
Profª Esp. Denise Carceroni
Rspondendo para a Juliana…
Oi Juliana!
O tempo máximo do teste ergométrico, a carga e suas variações dependem do tipo de protocolo que você irá usar. Se está me fazendo essas perguntas é porque não tinha conhecimento da existência desses protocolos, portanto sugiro que faça um curso sobre avaliação física, pois testes ergométricos envolvem riscos. Além disso há uma limitação para sua aplicação por educadores físicos, o que na minha opinião, faz com que ele perca totalmente sua função (leia o post novamente!).
O melhor é pedir para seu aluno fazer um teste em laboratório e usar os resultados para a prescrição dos exercícios.
Um abraço
Profª Esp. Denise Carceroni
Dra
por favor estou com duvidas fiz o teste ergométrico com os seguintes resultados: Duração de 8min, distância pecorrida 0,66km, fc max 147 bpm, VO2 máx. 41,76 ml/ kg min, Aptidão fisica boa (AHA), qual sua avaliação ?
Boa Tarde! Fiz um teste ergométrico hoje pela manhã e o médico disse para procurar um cardilogista, pois deu uma alteração na pressão. O resultado do exame somente sairá na segunda-feira.
O que eu gostaria de saber é se uma noite sem dormir pode alterar o resultado do teste? Eu passei a noite em claro e pela manhã fui fazer oteste após pegar um engarrafamento na linha Amarela.
Gostaria de saber o tempo de aumento da velocidade durante o tempo do teste ergométrico, ou seja, eu posso aumentar ao meu critério avelocidade? se sim de quanto em quanto tempo?
Att,
Simone Alves
Respondendo para o Ronaldo…
Oi Ronaldo!
Você não informou sua idade e é um dado importante para avaliar o resultado. Através do cáculo indireto, pela sua frequência cardíaca máxima, você teria 73 anos, mas no teste prático esse resultado pode ser diferente.
O que posso dizer é que pelo valor do seu VO²máx se você tem mais de 26 anos está na média, se tem mais de 36 está acima da média, se tem mais de 46 anos tem uma boa aptidão física e se tem mais de 65 anos a condição é excelente.
Um abraço
Profª Esp. Denise Carceroni
Respondendo para o Alexandre…
Oi Alexandre!
A pressão pode se alterar após uma noite mal dormida e principalmente em função do stress. De qualquer forma pegue o resultado do teste e leve ao cardiologista!
Um abraço
Profª Esp. Denise Carceroni
Respondendo para a Simone…
Oi Simone!
No teste ergométrico não é a velocidade que é aumentada, mas a carga, quanto ao espaço de tempo que isso ocorre e a quantidade de carga, depende do protocolo utilizado.
Se está me fazendo essas perguntas é porque não tinha conhecimento da existência desses protocolos, portanto sugiro que faça um curso sobre avaliação física, pois testes ergométricos envolvem riscos. Além disso há uma limitação para sua aplicação por educadores físicos, o que na minha opinião, faz com que ele perca totalmente sua função (leia o post novamente!).
O melhor é pedir para seu aluno fazer um teste em laboratório e usar os resultados para a prescrição dos exercícios.
Um abraço
Profª Esp. Denise Carceroni
gostaria de tirar uma duvida>fiz um teste ergometrico e deu a seguinte conclusao;teste anormal pela presenca de ritmo atrial baixo na recuperacao,esse teste e para um concurso se eu fizer um novo exame o resultado mudara?é muito importante q o resultado seja normal desde ja agradeco………
Respondendo para a Liliam…
Oi Liliam!
As chances do resultados mudar são pequenas, mas é provável que o médico peça para repetir o teste pra confirmar. O resultado significa que deve haver algum problema no sistema que é responsável pelo “start” do seu coração e precisa ser verificado.
Um abraço
Profª Esp. Denise Carceroni
Boa tarde.
Estou com umas dores no peito, tipo pressao, vou fazer o teste ergometrico sabado, mas aontes disso gostaria de saber o seguinte:
Meu Pai tinha doençã de chagas, ele usava marcapasso e faleceu por AVG, nesse caso a doença de chagas é ereditaria?
Sem mais;
Fernando
Respondendo para o Fernando…
Oi Fernando!
Acredito que já tenha feito o seu teste. Quanto à Doença de Chagas, ela não é hereditária. É adquirida, transmitida através da picada de um inseto chamado barbeiro.
Se você não foi picado, com certeza suas dores têm outra origem.
Um abraço
Profª Esp. Denise Carceroni
Olá! Parabéns pelo site e as respostas.
Fiz um teste ergométrico e minha PA saiu de 120/80 para 190/70
em uma carga iniciada em 40 e terminada em aproximadamente 250 (watts) durante um período de 20 minutos. Sendo que a PA foi recuperada em 6 minutos voltou a (12/8). Esses valores são considerados normais?
No caso uma PA que chegue a 19/7 em uma atividade poderá causar alguma complicação? Comprometimento dos olhos, rins, cérebro e coração?
Respondendo para o Cleber…
Oi Cleber!
Você fez esse teste onde? Porque existem alguns dados que estão estranhos. Vamos por partes:
É normal e esperado que haja o aumento da PA. É considerado normal a PAS chegar até 220mmHg e a PAD pode diminuir ou aumentar 10mmHg do valor inicial (não devendo ultrapassar 120 mmHg para normotensos). Ou seja sua resposta pressórica foi normal, não havendo com o que se preocupar.
O teste ergométrico obedece à um determinado protocolo que deve ser escolhido de acordo com o nível de condicionamento de quem irá realizá-lo, você não menciona qual foi usado, mas desconheço um que inicie com 40 watts de carga. Outra questão relacionada ao protocolo é em relação ao tempo de duração do teste. O ideal (e isso vale para todos) é que o teste dure entre 8 e 12 minutos.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá!
Eu fiz o teste em uma clínica com um cardiologista.
O Protocolo usado foi o Balke.
E quanto aos dados me desculpe, houve um equivoco. Na verdade o teste comecou com 75 w e terminou com 275 Watts.
Quanto ao tempo de duração do teste (está escrito no relatório) foram realmente 20 minutos. O Dr. pediu que eu parasse somente por exastão física, dor no peito, dor de cabeça ou tontura. houve um momento que ele perguntou se eu aguentava mais alguns minutos e eu confirmei que sim.
Ah! Eu tenho 21 anos e estou tomando remédio para PA a pouco tempo, um mês aproximadamente.
Fico muito agradecido pela resposta anterior.
Um Abraço!
Respondendo para o Cleber…
Oi Cleber!
De fato o protocolo de Balke para cicloergômetro preconiza que se vá até a exaustão, mas não é o protocolo mais comum. De qualquer forma a duração ideal para qualquer teste é de 8 à 12 minutos. O que continua sendo estranho é que no Balke o teste deve iniciar com 25watts no caso de sedentários e 50 watts para treinados.
Apesar disso sua PA teve um comportamento normal. Desde que você esteja medicado (já que mencionou que toma remédio) e que faça suas atividades sempre de olho no monitor cardíaco, mantendo sua frequência dentro dos parâmetros recomendados pelo seu cardiologista, não há com o que se preocupar.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Oi!
Gostaria de saber as seguintes variações da FC nos testes máximo e submáximo:
Máximo:Começou em 141(0),passou por 180(1min.);164(3min.);155(5 min.) e terminou em 142(7min.) e foram aferidas de 1 á 7 minutos após o término do teste,que durou 30 segundos.
Submáximo:começou em 118,manteve-se estável em 158/157 e terminou em 115,num tempo de 30 minutos.
As pessoas são sedentárias e tem idade de 20 anos.
Mto obrigada!
Respondendo para a Alice…
Oi Alice!
Não entendi o que você deseja saber.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá. Pratico futebol de 1 a 2 vezes por semana, tenho 31 anos e 83kg. Fiz um teste “máximo” de esteira em que em cada estágio a velocidade e a inclinação da esteira iam aumentando. No primeiro e segundo estágio fui andando e a pressão saiu de 14/9 para 16/x; no terceiro estágio comece andando bem rápido e depois comecei a “trotar” e a pressão chegou a 19/x. No início do quarto estágio meus batimentos chegaram a 190 bmp e apesar de eu aguentar o quarto estágio inteiro e provavelmente mais uns dois estágios pois eu ainda não estava cansado o médico interrompeu o teste. O médico disse que não tenho nada, apenas que meu condicionamento não é dos melhores. A minha pergunta é: É normal parar um teste no meio por causa do bpm e depois dizer que não tenho nada, apesar do mesmo ser atingido tão prematuramente e eu estar longe da exaustão??? Esse comportamento é normal para “sedentários”? Muito Obrigado.
BOA TARDE,…
Fiz o Teste Ergométrico, e estou preocupado, veja bem, tenho 50 anos, estou tomando remédio para pressão a ums 30 dias, pretendo fazer acadêmia.
Veja o resultado: esforço interrompido aos 08:22[3.4mph (5.4km/h) 140%
Pressão arterial:
Sistemica de repouso: 140/90 mmHg(88bpm)
Sistólica sob esforço: Máxima 220 mmHg Pico de esforço= 220 mmHg
Delta PA = 800mmHg Delta PA/MET= 8.0 mmHg/MET
CONCLUSÕES FINAIS:
Ausencia de alterações eletrocardiográficas(do segmento e da onda T ) significativas para resposta isquemica até a frequençia cardiaca e duplo produto atingidos.
Hipertensão arterial agravada pelo esforço físico. classe funcional boa , presença de arritimias.
Gostaria de uma avaliação e se possível algumas dicas e esclarecimentos. OBRIGADO.
Respondendo para o Adriano…
Oi Adriano!
Seu teste foi normal, sua frequência cardíaca e sua pressão arterial se comportaram como o esperado.
O médico interrompeu seu teste pois sua frequência cardíaca atingiu o valor máximo predito (220-idade). Ocorre que este valor é teórico. Sabe-se que nosso coração pode ir além desse máximo, mas alguns médicos optam por interromper o teste quando atingem o valor.
Eu discordo desse procedimento pois um dos objetivos em realizar o teste é verificar se seu coração suporta chegar à exaustão sem aprensentar alterações.
O que podemos inferir com seu resultado é que até 190 batimentos seu coração suporta o esforço. Sabemos, pelo seu relato que você poderia aguentar o teste por mais tempo, do ponto de vista do seu estado físico. Se isso acontecesse sua frequência continuaria a subir, pois esse é o comportamento normal. Agora imagine que ao atingir 193 batimentos durante o teste seu coração se comportasse de forma anormal, o médico saberia e iria lhe informar que você só pode fazer esforço até aquele valor. Como seu teste foi interrompido antes de você chegar à exaustão, não sabemos com ele se comporta, e é bem possível que atinja valores mais altos quando estiver perto da sensação de exaustão.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Gostaria de fazer uma pergunta!
Eu vou fazer o teste ergométrico, tomo propranolol, o médico disse para eu parar de tomar 5 dias antes do exame.
Pois bem, não me instruiu se para gradativamente ou de repente? Estou com muito medo de parar repentinamente e passar mal antes e durante o exame.
Será que vocês podem me orientar?
Tenho 47 anos,faço ginástica diariamente e exercÍcio aeróbico, mas pelo fato da minha pressão estar 13/9, passei a tomar remédio e pedi ao médico que requisitasse o tal teste ergomértico com esteira!
Fiz por 15 minutos, além do nornmal, e parei por que cheguei á exaustão, andei, trotei e corri, o que acontece normaçmente, quando isso acontece nas minhas atividades diárias sempre diminuo um pouco o ritmo, no momento não foi o caso.
Bom, o resultado foi Boa aptidão física para a faixa etária.
Gostaria o que significa Classe Funcional : I (NYHA)
Obrigada desde já,
Cris
Um detalhe , cheguei à exaustão mas poderia ter continuado pelo fato disso acontecer rotinamente então baixo a intensidade do exercício e dou prosseguimento a ele.
Obrigada desde já!
Respondendo para a Valéria
Oi Valéria!
Todas as dúvidas em relação ao uso/inrerrupção de medicamentos devem ser tiradas com o médico.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
ola …
gostari de saber se podem me ajudar num execicio ….
goataria de saber o Vo2 max de um individuo a partir do teste de balke em bicicletas ergometrica de frenagem eletromagnetica utilizando um peso de 70 Kg, sabendo que a interrupcao envlveu uma potencia em watts 10 vezes a sua idade
gostari de saber.tenho aumento de area cardiaca (icc). sou diabetico , hipertenso ,fiz o teste ergométrico,paciente não atigiu fc sub maxima desejada.hipertensão no pico do esforço.nomalização tensinal dos niveis no periodo de recuperação,depresão dosegmento st-tascendente rapido,teste dentro dos limites da normalidade ate fc alcançada 108b/min.pa inicial 13/08 foi a 20/10 ai interronpeu ta tudo normal gostaria de saber se ha algum risco. obrigada
Respondendo para o Edilson
Oi Edilson!
Você pode fazer exercícios até o valor máximo da frequência cardíaca alcançada durante o teste.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Respondendo para a Cris…
Oi Cris!
NYHA é a New York Heart Association, eles tem uma classificação funcional e terapeutica para a prescrição de atividades físicas de acordo com o risco cardíaco. Classe I significa que você não tem limitações para a realização de exercícios.
Procure se exercitar até atingir 85% da sua frequência cardíaca máxima do teste, isso garante um bom condicionamneto dentro de uma margem de segurança. Nunca ultrapasse o valor máximo!
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Respondendo para o Pablo…
Oi Pablo!
Não entendi o que deseja. Por favor reformule melhor sua questão.
Um abraço
Profa. Denise Carceroni
Respondendo para o Ricardo
Oi Ricardo!
Se trabalhar até o limite de 108bpm, que foi a frequência alcançada no teste,está tudo ok, mas não esqueça que nem tudo depende do coração. É preciso monitorar também o diabetes e a pressão arterial. Faça seus exercícios sempre acompanhado de um profissional de Educação Física e mantenha seus exames médicos em dia!
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
cara denise novamente venho cosultar voce. aumento da area cardiaca,hipertensão,diabetes+problemas vascularer periférico alem de uma hénia de disco lombo-sacra. insuficiencia cardiaca congestiva tomo os medicamentos p diabétes e hipertensão,mais digoxina furosemida enalapril.são acelerador,diurético,vaso dilatador.o médico explicou que é o chamado coração grande, e tambem pode ter varias causas estou fazendo machado guerreiro p/ver chagas.caso seja negativo qual outra possibilidade voce apontaria.tambem estamos progamando uma eco doppler torax para ver real tamanho e possivel outra disfunsão cardiaca.nesta situaçao é imposivel qualquer tipo de cirurgia como de coluna por ex.tenho muitas dores no peito falta de ar e cansaço tbm tomo remedio p/coluna mas é meio incompativel com o do coração me da mau estar e sonolencia este da coluna é tirex 30mg,ha tambem o lopid que é p circulação.no teste de esforço pa inicial 13/08 pa final20/10 3 etapa 75w ai imterropeu 108bpm. gostaria que voce avaliasse minha situação ,e desde ja agradecido p/dica anterior agora lhe passei todos os dados e ao total estou tomando 11 medicamentos. grato denise e parabens novamente ricardo a dos santos
Respondendo para o Ricardo…
Acredito que o médico esteja no caminho certo. Chagas é uma possibilidade, mas não poderia dizer mais do que isso. Não sou médica! E se fosse precisaria estar acompanhando seu caso.
Converse com seu médico sobre a possibilidade de fazer Pilates com acompanhamento individualizado, pode ajudar no seu problema da coluna. Só inicie qualquer atividade após liberação médica! Caso obtenha a liberação, procure um professor particular, pode ser em estúdio ou para atendimento domiciliar, com formação em Educação Física ou Fisioterapia. Se residir em São Paulo, me coloco à disposição.
Não esqueça de explicar todo o seu problema ao professor, mostrar à ele seu teste de esforço e colocá-lo em contato com seu médico para um trabalho conjunto.
Estimo melhoras!
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Prezada Profª Denise. Que outros protocolos existem além do *protocolo em rampa*. V. pode comentar de forma sintética sobre os que considera mais relevantes? Grato. Estevam de Toledo.
fiz o teste ergometrico,foi interrompido o o resultado foi,teste de esforço sugestivo de resposta isquemica miocardia pela sintomatologia apresentada, comportamento pressorico hiperreativo interrompido por ter apresentado falta de ar
oi dia 10/12 vou fazer o teste eu estou com medo pois tenho sentido muita dor toraxica e falta de ar meu coraçao parece estar fraco.me de uma palavra que posa me ajudar.
alei do meu coraçao parecer fraco eu tenho 31anos e sou obesa morbita
Respondendo para o Estevam
Oi Estevam!
Sua dúvida pode ser a de outras pessoas também, por isso fiz um post sobre o assunto. Teste ergométrico: protocolos.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Respondendo para o Adão
Oi Adão!
O resultado do seu teste sugere um comportamento cardíaco fora da normalidade para o esforço. Leve o exame ao cardiologista e só faça exercícios após sua orientação.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Respondendo para a Sandra
Oi Sandra!
Espero que tenha corrido tudo bem com o seu teste. Quanto à obesidade é preciso procurar tratamento. Dê uma olhada no Infobeso – Um blog de peso http://www.infobeso.blogspot.com
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá!!Gostaria de saber se a conclusão de meu teste ergométrico é normal:
Teste ergométrico realizado em protocolo de rampa individualizado,sem critérios clínicos e hemodinâmicos para isquemia miocérdia induzida pelo esforço.
Regular aptidão cardiorrespiratória,atingindo 10.33METs
Resposta inotrópica fisiológica ao esforço.
resposta cronotrópica fisiplógica ao esforço.
A queda da FC no primeiro minuto da recuperação foi abaixo de 12 batimentos.
Respondendo para o Leonardo
Oi Leonardo!
Sim, seu teste está normal!
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá!!Gostaria de saber se a conclusão de meu teste ergométrico é normal:
Teste ergométrico realizado em protocolo de rampa individualizado,sem critérios clínicos e hemodinâmicos para isquemia miocérdia induzida pelo esforço.
Regular aptidão cardiorrespiratória,atingindo 10.33METs
Resposta inotrópica fisiológica ao esforço.
Resposta cronotrópica fisiplógica ao esforço.
Grato.
A queda da FC no primeiro minuto da recuperação foi abaixo de 12 batimentos.
Bom dia!
Gostaria só de saber a respeito da esteira ergométrica realizada nos consultorios médicos, é possível o resultado não ser preciso quando o paciente no dia de fazer o teste havia antes feito exercício físico, como no caso de carregar pesos subindo escadas e já chegar um pouco exausto na hora do teste ergométrico? Isso pode influenciar no resultado? Se o paciente chegar mais disposto fisicamente ao teste, terá melhores resultados do que um paciente que já chega indisposto e exausto devido ter um desgaste físico naquele dia? Aguardo resposta e obrigado!
Respondendo para Mozart
Sim, dependendo do tipo de esforço o teste pode ser prejudicado.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
doutora fiz um teste ergometrico para o concurso da policia de pernambuco e os resultados foram vo2max 86.13ml(kg min)=24,61 met
mvo2=45,57ml(100gve min)
grupo funcional I
aptidão cardio resp.: excelente
fai= -58%
mai= -8.0%
por favor a senhora poderia me responder se tenho alguma alteração? agradeco muito.
Respondendo para o Heverton
Oi Heverton!
Seu teste já diz: aptidão cardio respiratória excelente!
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Fiz um teste hergometrico para um concurso público, em repouso eu estava um pouco ancioso,taquicardia sinusal, no esforço a na recuperação sem modificações. Na conclusão fala que resposta cardiovascular normal frente ao esforço; Excelente tolerância ao esforço, sem sintomas ou alterações eletrocardiográficas; Não apresentou arritmias; PAS elevada antes com variação normal durante o esforço;PAD elevada antes com variação normal durante o esforço. A que ponto esse exame pode me ser desfavorável? Por conta da taquicardia inicial é normal ter um atraso de condução do ramo direito?
Respondendo para o Hugo
Oi Hugo!
Acredito que não tenha problemas quanto à aprovação pois o resultado do seu teste foi normal.
Não sei lhe dizer se a taquicardia foi a responsável pelo atraso na condução do ramo direito. Não sou cardiologista, sou professora de educação física e não estudos problemas específicos do coração. Sei que atrasos de condução elétrica podem ser comuns em algumas situações (atletas bem treinados, adolescentes, adultos jovens e indivíduos com atividade vagal elevada), mas também podem ocorrer no caso de cardiopatias e por ação de drogas.
Leve o teste à um cardiologista e converse com ele para sanar suas dúvidas.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
olá doutora,estou com cardiologista marcado pois não tenho me sentido nada bem já faz alguns meses.Confesso que ao ler sobre o exame de teste ergometrico fiquei apavorada pois me recordei que a uns 4a5 anos atras fiz um exame de ressonancia magnética e quase precisei ser sedada p/ conclui-lo faço outros tipos de exame e sinto meu coração acelerado com facilidade sou muito nervosa e acho que o medo me prejudica muito.Neste caso como vou conseguir fazer este teste caso o médico me peça p/ fazer, tenho até medo de morrer fazendo o exame.Tenho 50anos,faço reposição hormonal,não faço exercícios físicos sómente faço em casa alongamento. gostaria de uma palavra sua, ameu respeito sobre tudo o que lhe contei.Muito obrigada por me responder.
um abraço.
Respondendo para a Célia
Oi Célia!
Não sou doutora sou professora!!! Mas tudo bem!!!
Fique tranquila, antes de pedir esse teste, provavelmente o médico irá pedir outros nos quais você ficará em repouso. E mesmo se um dia for fazê-lo não há motivo para pânico, é mais fácil morrer atropelada do que fazendo este teste!
Sugiro que além do cardiologista você procure a ajuda de um psiquiatra ou de um psicólogo. O que você chama de nervosismo me parece ansiedade e isso pode ser tratado! Digo isso pois minha mãe era assim, tinha tanto pavor de ir ao médico que chegou ao ponto de esconder de nós um grave problema de falta de ar que a levou para uma UTI. Depois disso iniciou o tratamento para a doença dela e faz acompanhamento tanto com o psiquiatra, quanto com o psicólogo, para diminuir a ansiedade. Ainda tem seus medos e é ansiosa, mas melhorou muito, vai ao médico sem problemas.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá prof.
estou com uma duvida;tenho W.P.W;fiz 4 ablaçoes e fiz um te ontem numa clinica sem supervisão médica;estava no 3 estagio do ellestad quando iniciou esv;seguido de TV sustentsda,passei mal a vista escureceu e pofft estava no chao ;fiquei desacordado por 2 min segundo enfermeiro ai fui liberado para casa;estou com medo de embarcar vou ontinuar fazendo squas; posso ficar tranquilo né .
Respondendo para o Rafaelo
Oi Rafaelo!
Uma das consequências do seu problema é a morte súbita (raro, mas possível), que pode ocorrer durante a prática de exercícios quando é mais fácil apresentar a pré-exitação. Converse com seu cardiologista sobre a prática segura de exercícios e o uso do monitor cardíaco para auxilia-lo.
No próximo teste, só faça com a presença de um médico.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Tenho 47 anos fiz um exame de Teste Ergométrico dia 12/03/2010 e comecei a sentir muito cansaço e falei para a Drª que estava muito cansada e ela falou que ñ tinha nem 3 min se eu poderia forçar e continuei fazendo exercício e fui sentindo dormencia dor no peito caimbra uns choque rapido no corpo e por final senti tonteira até que pedi para parar só que no resultado do exame na parte da análise das variáveis clinicas ao exercício ela diz que ñ tive dor toraxica e nada do que falei que senti somente escreveu que o exercício foi interrompido por cansaço e ñ por vários sintomas que senti principalmente tonteira forte
a intepretação final foi:
Através do consumode oxigênio no pico do esforço estimado ao equivalente a 5,32 met a capacidade de exercício foi classificada como fraca(AHA)
Cronotropismo preservado.
Resposta hipertensiva sisto-diastólica.
Aplicando-se análise multifatorial foram identificadas respostas clinica, autonômicase eletrocardiográficas fisiológicas ao exercício. Devo falar para o meu cardiologista o acontecido ou ñ há necessidade e o que o achou do resultado do meu exame, pois me sinto muito mal e muita dor no peito. Desde já agradeço a atenção. Abraços.
Respondendo para a Nilza
Oi Niilza!
Apesar do seu teste ter um resultado fisiológico, converse com seu médico sobre suas sensações durante o esforço. Como em tudo na vida existem bons e maus lugares para realizarmos nossos exames, na dúvida falar com um especialista é o ideal.
Um abraço
Profa. Esp Denise Carceroni
Um abraço
Tenho 22 anos e fiz um teste ergométrico para concurso,sendo que minha PA inicial foi 13/9 e durante o teste chegou a atingir 23/11.Bem a pergunta é a seguinte: Tenho algum tipo de problema de hipertensão,Tem alguma anormalidade ou é normal a PA chegar a 23? No Laudo deu Hipertensão leve.
Respondendo para a Danielle
Oi Danielle!
No teste ergométrico é normal haver um aumento de pressão arterial (PA), mas a sua PA atingiu valores um pouco acima do esperado. Seu teste indica hiperreatividade o que pode significar que você esteja em uma fase pré-hipertensiva. A prática constante de exercícios pode reverter a situação. Converse com seu médico.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Oi Profa. Denise!
Seguinte, fiz um TE para um concurso público pra área militar, e no resultado deu tudo normal, sem problemas cardíacos.
O problema é que, como eu não sabia da correta execução do teste, interrompi ele depois de 5 minutos a 7 mph depois de ficar um pouco cansado(o médico o tempo todo perguntava se eu estava cansado), mas bem longe do limite da exaustão. No laudo meus batimentos chegaram a 183 bpm sendo que a FC máxima estipulada era de 198, acusando “teste interrompido por exaustão”.
Você acha que o fato de eu não ter atingido a FC máxima e ter interrompido por “exaustão” o teste após 5 minutos, é motivo para que me julguem como despreparado fisicamente ou com algum tipo de problema?
Respondendo para o Renann…
Oi Renann!
Com algum problema não, pois o resultado deu sem problemas cardíacos. Podem julgar que você não tem um bom condicionamento físico, mas isso depende de outros parâmentro além da FCmáx. atingida. Se vão considerar você despreparado depende do que está escrito no edital, do motivo pelo qual pediram o teste. Por exemplo, se foi apenas para eliminar o risco cardiovascular, então está tudo ok.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Roserio disse , tenho 48 anos e tenho pavor a médicos, quando vou medir minha presão fico muito alterado , que chega até 22/17 , por conta disso não passei no exame médico da prefeitura a respeito de um concurso público. fui sbmetido a varios exames, mas novamente fui pego pela minha ansiedade, quando fui fazer o teste ergométrico, pedido pela médica da prefeitura, não consegui faze-lo pois novamente me alterei por motivo de ansiedade, falei com o médico disse a ele que tinha tomado um comprimido de diazepã, mas ná foi o suficiente , ele adio o meu teste e disse que tomasse dois comprimidos de diazepã, para mim acalmar, sera que assim eu irei conseguir fazer esse teste, devo tomar algum outro comprimido mas forte ainda.e tomo também captropil.
Respondendo ao Roserio
Oi Roserio!
Siga a orientação do seu médico. Minha sugestão é que busque a ajuda de um terapeuta para aprender a controlar a sua ansiedade.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
OI TENHO 1.80M E 116KG(SOU GRANDAO) SOU MAROMBA HA 12 ANOS E MALHO PESADAO. DE UNS TEMPINHOS PRA CA VENHO TREINANDO AEROBICO NA ESTEIRA (CORRIDA E CAMINHADA)POIS VOU ME SUBMETER A TESTE ERGOMETRICO PRA CONCURSO DA POLICIA TO TENTANDO DAR UMA SECADA E CAIR PRA PELO MENOS 110 KG ATE O DIA DO ERGOMETRICO.ALEM DISSO SUBO ESCADA ATE O 8 ANDAR TODO DIA. O SENHOER ACHA Q O FATO DE EU SER PESADAO PODE DAR PROBLEMAS NO ERGOMETRICO? OBRIGADO
Respondendo para o Rafael
Oi Rafael!
Provavelmente seu peso não irá interferir.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá!
Fui ao cardiologista e ele verificou q meus batimentos cardíacos estavam um pouco alterados,cerda de 88/90 pm,então me passou uma série de exames,inclusive o ergométrico. Meus batimentos durante o exame chegaram a quase 180 pm, minha pressão cerca de 14 por alguma coisa ainda não peguei o resultado,é preocupante ou é normal???Tenho 30 anos,50 Kg e 1,60m,sinto falta de ar e cansaço.
Desde já agradeço!!!
Respondendo para a Rose
Oi Rose!
Apenas com os dados que você passou não dá para saber muita coisa. Seus batimentos e sua pressão informados estão dentro da normalidade, mas seria preciso saber a pressão inicial e também quanto foi esse “alguma coisa”. Além disso o tempo do teste também é importante. O que posso dizer é que você precisa melhorar seu condicionamento cardiovascular. Converse com seu médico e depois busque a ajuda de um Professor de Educação Física levando seu teste e as recomendações do Cardiologista.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
No dia 29/03/2010 passei por um teste Ergométrico e a minha aptidão Cardiorespiratória foi dada como “BOA” no grupo funcional (AHA). O que significa isso? Responda-me, por favor!
Respondendo para o Ariosvaldo
Oi Ariosvaldo!
AHA é a sigla para American Heart Association. Significa que sua aptidão cardiorespiratória é boa de acordo com os parâmetros adotados por essa associação.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Adorei a sua rapidez no feedback, obrigado e espero poder contar contigo outras vezes, se não for incomodo. Tchauuuuuuuuu…UM abraço de um baiano muito arretado!
Oiii,muito obrigada pela resposta,sei q com os dados q forneci fica difícil qq análise,assim q estiver com tds os resultados em mãos,terei melhores condições de procurar alguma ajuda.
bjs e muito obrigada!!!!
Eu jogo futebol 1 dia por semana e faço musculação 2 vezes na semana, tenho 26 anos, me sinto bem e sinto que tenho condição física boa, mas o meu resultado deu o seguinte:
FC max : 168bpm
Vo2 max: 76, ml/kg min
Grupo Funcional: IV
Aptidão Cardio Respiratória : muito Fraca
Def. Cronotopico:13%
Defit Funcional VE: 10%
Reserva Cronotropica :74 bpm
MVO2 max 37,21 ml O2 100g VE/min
Estou achando muito contraditório, pois pelo que vi no grupo funcional IV a pessoa não aguenta fazer qualquer esforço que fica logo cansado. Gostaria que vc interpretasse meu resultado.
Respondendo para o Luiz
Oi Luiz!
Existem 2 possibilidades:
1 – O teste foi mal conduzido e o resultado está errado.
2 – Futebol 1x por semana e musculação 2x, não são suficientes para que tenha um bom condicionamento cardiorespiratório. Tenho alunos que jogam futebol semanalmente e não conseguem fazer uma aula de spinning como se deve.
Como você se sentiu durante o teste? Uma informação importante que você não mencionou foi o tempo de duração do teste a carga inicial e a final e o motivo pelo qual foi interrompido.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Pr
tenho 54 anos, meu teste na esteira deu com resistecia fisica fraca, o que isto quer dizer?
corro algum risco de vida?
Respondendo para o Ederaldo
Oi Ederaldo!
Quer dizer que você precisa começar um programa de exercícios imediatamente! Risco de morte todos corremos, quem tem uma resistência física fraca mais do que quem é bem condicionado.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
O teste foi feito em esteira que ia inclinando com o tempo. O teste durou 09:40 min. E parei por cansaço. O último teste foi a 6 meses e o resultado foi totalmente diferente e me colocou no Grupo Funcional I.
Respondendo para o Luiz
Oi Luiz!
Sugiro que refaça o teste para tirar a dúvida.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Boa tarde Professora! Fiz umm teste ergométrico e no resultado existe um quadro que não entendi. Diz o seguinte:
Resultados Avaliados X Previstos
Medida Avaliado Previsto
FC Máxima [btm] 180 194
Débito Cardíaco [l/min] 26,11 22,08
Débito Sistólico [ml/síst] 145,06 102,56
DP máximo [bpm mmHg] 32400 34595
MET máximo [MET] 18,46 13,21
O que significam esses números avaliados referentes a débitos serem maiores que os previstos? Tenho 26 anos e estou retomando meus treinos de atletismo.
Respondendo para o Juliano
O Juliano!
Os débitos foram maiores do que o previsto porque a FC máx. avaliada foi menor do que a prevista. Um valor depende do outro a medida de DC (débito cardíaco)= DS (débito sistólico) X FC frequência cardíaca).
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Denise
Tenho 56 anos pratico corrida a muitos anos como amador, uso sempre monitor para controlar meus batimentos durante minha corridas , neste final de semana treinei sabado 18km em 1.45 minutos domingo fiz outro treino de 17km e durante o percurso por 3 vezes meus batimentos subiram de 120 para 180 batidas por 3 a 4 segundos, e mesmo mantendo o ritimo que eu estava voltou ao normal. aguardo resposta, Abraços.
Respondendo para o Raul
Oi Raul!
Existe a possibilidade do seu frequencímetro ter pego interferência de alguém próximo (isso pode ocorrer com algumas marcas).
De qualquer forma vale a pena fazer um teste de esforço máximo para eliminar a dúvida de algum problema cardíorespiratório. Converse com seu médico.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Vejo muito em academias utilizarem a Frequência cardíaca para determinar faixas de esforço. Se fosse usado o Duplo produto não teríamos uma indicação mais segura? Existe uma escala para parâmetro de esforço utilizando os dados do duplo produto?
Um abraço, e fico no aguardo de resposta.
Respondendo para o Paulo
Oi Paulo!
De fato o duplo produto é mais seguro, mas não é prático para se utilizar em academia.
Se pensarmos em ideal, seria utilizar os dados de uma avaliação cardiopulmonar.
Quanto à escala de esforço, existem alguns estudos. Faça uma busca usando as esxpressões “duplo produto” e “esforço subjetivo”.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
profa,
fui subtmetido a um teste ergometrico onde minha parciais foram:Estágio Tempo (min.) FC (bpm) Carga (W)
1 3 143 36
2 6 157 72
3 9 170 109
4 12 184 144
5 15 194 183
6 18 __ __
7 21 __ __
8 24 __ _
gostaria que se possivel analisase e me desse um laudo fisiologico para saber por que não completei o teste.
obrigado
Respondendo para Sonny
Oi Sonny!
Os dados que você mandou não são suficientes para fazer uma análise, mas pela sua última FC me parece que você atingiu a máxima/submáxima predita.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
tenho 20 anos e 100kg fiz um teste ergometrico para um concurso publico e em repouso a PA estava 14×10 e no esforço omedico classificou boa condiçao periferica no esforço,ele falou para controlar a PA quero saber se possibilidade de eu reprovar?
Respondendo para Alax
Oi Alax!
Tudo depende do que está escrito no edital, ele é a lei.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá!tenho 40 anos 1,74m 74kg e fiz um teste pelo protocolo Ellestad com duração de 16min distancia de 926mt, FC máxima 180 no estagio 5 a 8Km/h Inc 15%. Atingi 13,5METS (aptidão cardiorespiratoria boa), no entanto a Aptidão física foi considerada Muita Fraca (45,00). Não são contraditórias essas duas afirmações?
Desde já mt obrigado
Respondendo para o Marcos
Oi Marcos!
Aparentemente há contradição. Qual é a unidade desse valor “45,00”? Ele se refere ao o quê?
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Bom dia Profª Denise, alcancei uma boa pontuação em concurso público que exige como um dos critérios para classificação o exame físico. O edital não é muito claro quanto a este tipo de exame, ele apenas estabelece que o candidato não poderá ter forças inferiores à: 41 kgf na mão dominante; 35 kgf na mão não dominante; 30 kgf de força escapular; e 110 kgf de força lombar.
Necessito de saber se a força mencionada é considerada alta, por isso, gostaria de mensurá-la. Só que não sei como proceder já que busquei alternativas em consultórios de fisioterapia e em academias e em todas elas não possuíam nenhum tipo de aparelho medidor.
Moro em Belo Horizonte e gostaria que você me ajudasse respondendo qual o caminho eu devo tomar para realizar este exame com antecedência.
Respondendo para o Alan
Oi Alan!
Geralmente nos TAFs os parâmetro solicitados estão na média da população. Para poder mensurar sua força precisa buscar algum profissional de fisioterapia ou educação física que possua um dinamômetro (um médico do esporte pode ser que tenha também).
Um abraço
Profa Esp. Denise Carceroni
Tenho 57 anos, fiz um teste ergoespirométrico e o resultado do VO2 pico foi de 38,3, ou seja,capacidade respiratória bem acima da média para minha idade.PA em repouso foi de 140mmHg/80mmHg e no exercício maximo foi 190mmHg/80mmHg, porem no teste ergométrico houve alterações de pequena magnitude do segmento ST. No pré-esforço deu ritmo sinusal taquicárdico com supradesnivelamento do segmento ST de + 0,5mm em V1. No esforço deu um infradesnivelamento de aproximadamente -1,5mm, em parede lateral baixa, convexa. Supradesnivelamento do segmento ST de + 2,0mm, em V1. Atingiu 107% da frequência cardíaca máxima prevista para a idade. Durante a recuperação houve um supradesnivelamento do segmento ST de até + 1,5mm em V1.Este teste deu positivo de isquemia miocárdica. Frequência cardíaca elevada no final do periodo de recuperação.A minha cardiologista pediu uma cintilografia de perfusão miocárdica para alívio de consciência, pois ela acha que eu não tenho nada nas coronárias,que as alterações são pequenas e que pode ser um resultado falso positivo. Gostaria de saber a opinião de vocês.
Grata
Sonia
Respondendo para a Sonia
Sua cardiologista tem razão. Aguarde o resultado da cintilografia e repita o teste.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá,
Fiz um teste ergométrico recentemente, mas, por incompatilibidade de agenda não consegui consultar meu médico. No relatório final do exame consta a expressão “curva pressórica fisiológica”, o que isto significa?
Desde já agradeço a atenção.
Respondendo para a Geane
Oi Geane!
Significa que o comportamento da sua pressão arterial foi normal.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Tenho 40 anos e fiz um teste ergométrico há dois anos em que o VO2 máximo foi de 68, ao passo que hoje realizei novamente o exame e o resultado baixou para 64. A justificativa dada pelo médico foi que, no exame anterior, minha frequência havia ido até 202 e no de hoje o médico resolveu encerrá-lo na frequência máxima, ou seja, de 180. Pelo que eu saiba, este VO2 máximo é uma medida de capacidade física e portanto não deveria mudar de resultado dependendo da metodologia ou do critério adotado por cadá médico em relação à hora de parar o exame (embora o paciente estivesse capaz de continuá-lo). Sendo assim, dado o resultado do exame, como saber se realmente minha capacidade melhorou, piorou e quanto e, mais exatamente, qual o potencial de desempenho em corridas através desses dados? Há algum cálculo que traga essas informações de forma mais precisa?
Respondendo para o Eduardo
Oi Eduardo!
Desculpe a demora em responder, mas aí vai:
A forma mais precisa para saber o VO2 máximo é através do teste. Ao contrário do que você imagina o valor do VO2 varia durante a execução do teste, é a partir de um determinado comportamento nessa variação somada à outros parâmetros que se determina ao VO2máx. É preciso entender porque o médico interrompeu o teste na sua frequência máxima predita, alguns testes são feitos dessa forma, apesar de eu discordar, ou pode ter havido algum outro motivo. A justificativa dada pelo médico sobre a relação frequência cardíaca/VO2 é verdadeira, uma vez que há essa variação que falei, mas não justifica a diferença de valores no VO2máx.
Alguns fatores, dentre outros, que podem influenciar o resultado do VO2máx são:
Nível de condicionamento – quanto menos condicionado mais fácil para melhorar o valor
Problemas respiratórios (brocoespasmos) – pode diminuir o valor
Idade – quanto maior a idade, menor o valor
Taxa de gordura – quanto maior a taxa, menor o valor
Massa muscular – quanto maior a o volume, maior o valor.
Para que eu pudesse entender o que de fato ocorreu precisaria ver as tabelas completas dos dois testes.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá, Prof. Denise
O resultado da Cintilografia deu negativo, ou seja, não confirmou a sugestiva de isquemia do primeiro teste(ergoespirométrico)neste, a frequência chegou a 175bpm, isto quer dizer que atingi 107%da frequencia máxima e na cintilografia assim que atingi a maxima para minha idade (163bpm),o teste foi interrompido aos 10.39m Tinha condições de fazer mais,pois não estava exausta. Será que não foi por isso que este teste, ou seja, a cintilografia não apresentou as mesmas alterações do primeiro porque foi interrompido? Bem a minha cardiologista não estabeleceu limites para os exercícios,mas eu gostaria de saber se realmente devo me preocupar com limites e também solicitar uma orientação, pois a partir de agora todas as minhas atividades como jogar tênis, duathlon, todos os exercicios localizados,inclusive no caso da musculação até quanto de carga utilizar,enfim,quero tudo monitorado através de um monitor cardíaco. Você teria alguma sugestão sobre o modelo adequado para mim? Quero lembrar que prefiro os tipos de fácil manuseio, que contém os recursos necessários para um monitoramento adequado.
Desde já agradeço pelo retorno e pela atenção
Abraços,
Sonia
na hora do exame fiquei ansioso e a pressão começou em 15/9, 20/9, 21/9 e na recuperação caiu para 16/9. CONCLUSÃO: teste eficaz, interrompido com 88% da FC máxima,revelando boa aptidão física. Ausência de alteraçôes clínicas e eletrocardiográficas sugestiva de isquemia miocárdica. ausência de arritmias complexas.Pressão arterial elevada durante todo o exame.
Professora, corro todos os dias , verifico a pressão quese que diariamente (en casa)12/7. Gostaria de saber se é normal a pressão aumentar dessa forma no teste ergométrico e se a ansiedade contribuiu?
Respondendo para o Henrique
Oi Henrique!
Não só é normal, como desejável que isso ocorra. Provavelmente sua pressão arterial iniciou um pouco mais alta que o de costume pela ansiedade, mas durante o teste os aumentos estão dentro dos parâmetros esperados.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá Profª.
Fiz o teste ergométrico e minha pressão chegou a 19×11 e batimento cardíaco a 180.
Significa que não posso fazer esforço físico?
Respondendo para o Isaias
Oi Isaias!
O aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca durante o teste é normal e esperado. São necessários outros dados para responder à sua pergunta.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
depois do teste da esteira tive taquicardia sinusal..isso prejudica o coração visto que tenho leve prolapso na valvula mitral…???
Respondendo para a Selma
Oi Selma!
A pessoa mais indicada para responder sua pergunta é um cardioligista.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá, bom dia!
Uma dúvida, descobri um prolapso da valvula mitral e trato com propanolol ha 6 anos… Ha um mes atras me senti muito mal e estou sendo submetida a varios exames inclusive a este teste ergometrico. Gostaria de saber se ainda posso praticar musculação, já que meu medico pediu pra evitar.
Desde já muito obrigada, Izabel.
Respondendo para a Izabel
Oi Izabel!
Deve evitar a musculação até ter o resultado do teste ergométrico. Com o resultado em mãos deve seguir os parâmetros determinados nele na hora de treinar.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
dra Denise
fiz um teste ergometrico por exame de rotina,porem foi interrompido aos 9 minutos talvez por ter alcancado FC 182 e PA 200.O teste iniciou com PA 15 e pos exercicio PA 14.O teste apresentou o laudo de capacidade fisica boa e seguintes conclusoes:em todos ECG {repouso, exercicio,pos exercicio] ritmo sinusal,ausencia de arritmias,ausencia de disturbio de conducao,ponto J na linha de base,segmento ST ascendente ,onda T positiva.
Tenho 57 anos e pratico esteira regularmente por 30 minutos e nao sinto cansaco como nao poderia tb ter sentido no teste que fiquei muito menos tempo.Isto-interrupcao do teste por pressao 20- significa que nao posso mais fazer minha esteira por tempo prolongado? Tenho panico de exames e normalmente minha pressao e de 130x 80. Sera que o esstress provocou o aumento da pressao?
Respondendo para a Ana
Oi Ana!
Não sou Dra, não! Sou professora!!!!
Quanto à sua dúvida é o seguinte, esses testes seguem um protocolo que chegam no máximo entre 9 e 12 minutos. É esperado e desejável que haja o aumento da PA, se isso não ocorre é que indica algum problema. Sua FC foi além da esperada para sua idade, mas isso pode acontecer (como aconteceu!), em pessoas bem condicionadas, sem que apresente cansaço. Quanto a sua afirmação “interrupção do teste por pressão 20”, a PAS aumentar até 220 mmHg é considerado normal e a PAD não deve aumentar mais do que 10mmHg da inicial. Apesar de você não ter informado sua PAD, imagino que não deve ter sofrido alteração (o que é normal).
Pelos dados que você forneceu, está tudo dentro da absoluta normalidade. Use sempre um monitor cardíaco nas suas atividades e realize o teste anualmente.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
No meu teste ergometrico deu PA com resposta fisiológica. que significa Começou com 14-8 16-8 17-8 18-8 18-8 15-8 13-8 13-8 todas essas medidas no inicio tendo o valor mais alto no ápice do teste e depois diminuindo a velocidade e normal so um valor subir.
Respondendo para o Jorge
Oi Jorge!
Esse é o comportamento normal da PA durante a atividade física.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
meu exame de esteira de megativo para esquenia isto eu quero sabe
Respondendo para a Sueli
Oi Sueli,
Significa que seu coração está ok para fazer exercícios até o limite usado no teste.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
o que significa o resultado do meu teste ergométrico que diz: Teste ergométrico eficaz para avaliação de Insuficiência coronariana,interrompido por exaustão e eficácia,sem sintomatologia significativa durante o exame.Comportamento hemodinâmico fisiológico.
Respondendo para a Lizandra
Oi Lizandra!
Significa que seu teste cumpriu com a função de avaliá-la para a insuficiência cardíaca durante o exercício, que foi interrompido porque voc6e estava cansada e já havia alcançado o objetivo do teste. E que o resultado dele é normal. Voc6e está liberada para exercícios até o limite indicado no teste.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
olá acabei de realizar um teste ergo…minha pa no inicio era de 12×8 e depois de 10 minutos ela ja era de 23 por alguma coisa ñ me lembro.o medico q fez o teste pediu pra eu diminuir o sal,só q eu ñ como muito sal.E agora….
Respondendo para o Giovani
Oi Giovani,
Leve seu teste à um cardiologista, conte o ocorrido e peça que faça uma avaliação. A PA sobe durante o teste, isso é normal, a sua parece que subiu um pouco além do esperado, mas seria preciso ver todo o teste para dizer alguma coisa.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá Prof°,é o seguinte, eu começei a sentir um pouco de dificuldade pra respirar, meu nariz e um pouco intupido,dai de uns dias pra cá, começei a sentir meu coração acelerar um pouco, e senti aquelas batidas fortes incomodantes… dai fui no medico, as duas vezes que fui medi minha pressão deram normais.
dai contei ao médico meus sintomas, ele disse q não aparenta nada grave(Graças a Deus) dai ele perguntou se eu ja tinha feito algum exame do coração, e há 2 anos atrás eu fiz ecodoppler e eletrocardiograma, ai ele me passou o teste ergometrico, que amanha irei fazer, resumindo, sinto um pouco de dor nas costas, arroto 24 horas, como se houvesse algo no meu peito, e um pouco de aceleração as vezes… o que voces me dizem? respondam por favor…
Respondendo para o Rafael
Oi Rafael!
Imagino que já tenha feito o teste, recebo muitas questões e geralmente não consigo respondê-las de imediato. Não sou médica para poder avaliar e mesmo que fosse seria necessário examiná-lo. Se não está confiante no diagnóstico do seu médico sugiro que consulte outro.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
oi denise
eu gostaria de saber qual é o tempo para sair o resultado de um teste engormetrico pois vo faze um teste em um time daqui 15 dias.e eles pediram ele.
Respondendo para o Mateus
Oi Mateus!
Depende do local onde for fazer, pode até sair na hora. Talvez o mais demorado seja agendar a consulta com o cardiologista, só um médico pode solicitar o exame.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá Dra.
Tenho 38 anos e há alguns meses tenho tido súbitas falta de ar. Fui a uma cardiologista e a mesma passou um teste ergométrico HAS, porém há 1 semana fiz um ecocardiograma doppler e o mesmo não revelou nada, ou seja deu absolutamente normal, esse teste ergometrico pode revelar alguma coisa a mais?
Respondendo para a Elizangela
Oi Elizangela!
Sim, o teste ergométrico pode revelar alguma coisa diferente dos demais testes.
Caso esteja tudo ok, procure um psiquiatra ou um terapeuta, sua falta de ar pode ter origem emocional
Ah! Não sou Dra. sou Profa. , tá?!
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Tive taquicardia quando dobrei a dosagem do remédio que estava tomando para emagrecer :SIBUTRAMINA e fui socorrida com FC altísssima ,desde então estou com muito medo de me exercitar ,hoje fui fazer um exame ergométrico e nem comecei e tive uma crise ,tiveram que remarcar o exame não sei se é sindrome do pânico ou problemas , mas antes de tomar o remédio eu corria normalmente.O que você acha ?
Respondendo para a Ana Carolina
Oi Ana Carolina!
O consumo da sibutramina foi proibida em alguns países por aumentar as chances de ter um ataque cardíaco. Pela sua ação no organismo ela normalmente altera a FC. Seu uso deve ser feito apenas sob prescrição médica e com a receita retida na farmácia. Nenhum médico iria mandar dobrar a dosagem o que me leva a crer que você tomou a decisão por conta própria.
Antes de qualquer teste procure ajuda médica e explique o que ocorreu.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Realmente foi o Drº Angelo Frutuoso , que indicou a dosagem ,eu estou com muito medo de fazer o exame por favor me ajude .Se eu passar mal ,os médicos poderão me socorrer eu estou em pânico .
OBRIGADA!!
Respondendo para a Ana Carolina
Oi Ana!
Quanto aos efeitos da medicação, converse com seu médico, aproveite e explique seus temores.
Quanto ao seu exame ergométrico, o cardiologista está certo, está tudo Ok, mas que esses médicos poderiam dar mais atenção pra gente e explicar melhor as coisas, isso é verdade. Fica parecendo que pularam alguma coisa, que estão fazendo algo errado, né?!
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá Professora Denise !
Tive coragem e fiz o exame,levei ao cardiologista , ele mal leu o exame e disse que estava tudo bem , a consulta não demorou nem 2 minutos.Estou com muito medo , acho que ele não prestou muita atenção no exame.
Gostaria de lhe informar as conclusões do exame para que a senhora possa me responder alguma coisa.
*PARÂMETROS CLÍNICOS
Não apresentou sintomalogia sugestiva de ins.Cardíaca ou coronariana.
Ausculta cardiopulmonar fisiológica durante todo o exame.
Comportamento normal da curva da PA.
Comportamento normal da FC.
Teste interrompido por fadiga e nível máximo de FC atingido.
*ECG DE REPOUSO
Taquicardia sinusal.
*DURANTE O ESFORÇO
Os registros eletrocardiográficos durante o exercicio não mostram alterações
morfológicas significativas em relação ao traçado basal.
Não houve distúrbio do ritmo ou da condução ventricular.
*RECUPERAÇÃO
Os registros de recuperação nãoapresentam alterações em relação ao traçado basal.
*CONCLUSÕES E COMENTÁRIOS
Teste ergométrico eficaz e máximo NÃO rvelando alterações clínicas ou eletrocardiográficas compatíveis com resposta isquêmica do miocárdio.
comportamento normal da PA ao esforço.
Hiperatividade simpática.
Por favor ajude-me !!
Desde já agradeço ….
Olá Professora Denise !
Fiz um teste ergometrico hj, mais só consegui a consulta com a cardio pra final de março, você poderia me ajudar!!! Tenho sentido dores no peito, tenho 36 anos, meu pai tem problema do coração valvula mitral, já fiz um eletrocardiograma e aconclusão foi bradicardia sinusal de BRD 1º grau, e o ECO bidimensional com doppler a conclusão foi dimensôes cavitarias e espessuras musculares nos limites normais, funçaõ sistólica global e segmentar do VE preservada em repouso. Parâmetros de avaliação da função diastólica do Ve normais.
Ausência de lesões anatômica valvares.
IM minima
Periocárdio normal VCI normal.
Teste ergometrico
Comentarios do e ECG de repouso e no pré esforço:
Sem alteraçôes no ponto J, segmento ST ou onda T, compativeis com isquemia miocárdica.
ausencia de disturbios do ritmo ou condução.
Comentarios do ECG durante a recuperação:
Houve retorno aos padrões basais.
Respoata cronotrópica e hemodinâmica:
Atingiua Fc sub-maxima prevista para idade. adequada recuperação da FC( Avaliada no 1º min.do pós esforço), refletindo boa funçao autonômica.
resposta tensional adequada ao esforço, partindo de niveis basais normais.
Conclusão: teste ergometrico realizado sob protocolo de rampa individualizado, sem critérios clinicos ou eletrocardiográficos para o diagnostico de isquemia miocárdica. Ausência de disturbios do ritmo ou condução..
Resposta tensional adequada ao esforço, partindo de niveis basais normais.
Boa tolerância ao exercicio. Classe funcional I (NYHA. Atingiu 12,17 M )
Desde já agradeço
Respondendo para a Eliana
Oi Eliana!
Seu teste foi normal.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Fizr um teste ergometrico e gostaria que me ajudasse a entender.Laudo: Critérios Clinicos.
O paciente não apresentou sintomatologia de insuficiencia coronariana.Teste interrompido devido á exaustão, no 5(quinto) estágio do protocolo de Ellestad.Comentários do ECG de repouso nas derivaçoes registradas.Ritmo sinusal.Alteraçoes inepecificas da repolarizaçao ventricular.Comentarios do ECG durante o esforço nas derivaçoes registradas.Sem modificaçoes significativas do segmento ST em relação ao repouso.Comentarios do ECG durante a recuperação nas derivaçoes registradas.Sem modificações significativas do segmento ST, em relação ao repouso.
Conclusão:Teste de resposta ao esforço negativo para isquemia miocárdica até a FC atingida:92% da FC máxima.Resposta cronotrópica fisiológica, no esforço e recuperação.Resposta hipertensiva deprimida sistólica no esforço e, fisiológica na recupera
ção.Valores máximos atingidos:160×100 mmHg.TA inicial elevada 140×100 mmHg. Ausência de arritmias.Excelente capacidade funcional. Obrigada.
Respondendo para a Karen
Oi Karen!
Significa que seu teste está ok e que pode fazer exercícios até 92% da sua frequência cardíaca máxima, sem problemas.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Ola Prof. Denise,
Fiz o teste ergomentrico de esforço e o resultado foi:
Infradesnivelamento ST adicional em MV5n >>> J= -5,0mm e Y = -2,0mm
Infradesnivelamento ST adicional em D2m >>> J = -4,0mm e Y = -1,0mm
FC = 200bpm >>> fisiológico, com recuperação adequada no 1 minuto
PA = 205×080 mmHg >>> resposta fisiológica ao esforço
Positivo para ST
Gostaria de saber se esta tudo Ok?
Grato
Respondendo para o Luís
Oi Luís!
Seu exame apresentou alterações, converse com seu médico.
Atenciosamente
Profa. Esp. Denise Carceroni
Dra boa tarde,
Recentemente fiz uma cintilografia de perfusão miocardica com teste ergometrico, com o seguinte resultado:
Hipocaptação transitoria nas paredes anterior: nos segmentos medio e basal e parede apical.
A analise funcional evidencia hipomotilidade da parede septal do ventriculo esquerdo. Fração de ejeção do ventriculo esquerdo = 58%
A alteração descrita sugere isquemia estresse induzida nas paredes citadas.
No teste erqometrico a frequencia cardiaca máxima atingida foi 129 (ao invés dos 170 para a minha idade – 50 anos).
Pergunto: o resultado da cintilografia é normal ? é normal também não atingir a frequencia cardiaca máxima ?
Aguardo retorno e obrigado.
Respondendo para o Airton
Oi Airton!
Não sou Dra, sou Profa!!!
O resultado do seu exame não é normal. Converse com seu médico para obter mais informações.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Achei importante a resposta pois alerta o paciente para conversar com o seu médico. Pode salvar uma vida. abçs
Minha idade é 28 anos. Realizei o teste ergométrico na esteira utilizando o protocolo de Bruce. Demorei 15 minutos para atingir a frequencia de 191 bpm. O médico concluiu que o teste ergométrico foi normal para avaliação de insuficiência coronariana esforço induzido, ausência de arritimias, comportamento fisiológico da pressão arterial, pressão arterial normal, aptidão cardio-respiratória excelente e excelente preparo físico.
Considerando a margem de erro existe a possibilidade do meu exame estar errado?
Respondendo para o Fernando
Oi Fernando!
Não dá para responder sem ver o teste inteiro, mas imagino que esteja correto. O protocolo de Bruce é usado para pessoas treinadas e 15 min para atingir a FC máxima predita é até mais tempo do que o ideal que fica entre 8 e 12 minutos, o que poderia denotar um bom preparo físico.
Se estiver na dúvida, refaça o teste com outro médico e compare.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
fiz o teste de esteira e a conclusa foi negativo o que significa …..
Oi Glauber,
Significa que está tudo ok!
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
fiz esse exame no dante pazzanese,suportei 6 minutos e perdi um pouco a cordençao motora,ppor ex.não consegui enxergar a cama onde eu estava deitado,sera que isso faz com que o exame não de bom resultado,obs troquei a valvula mitral e meu atrio esquerdo é aumentado em 69% ,obrigada boa tarde
Oi Lino,
O resultado em testes ergométricos leva em consideração o estado de saúde da pessoa. Um teste considerado bom para uma pessoa saudável é diferente de um cardiopata, o próprio protocolo de teste usado é diferente. Só com o laudo do teste em mãos é possível afirmar alguma coisa, como passou por cirurgia o ideal é que isso seja feito por um Médico Cardiologista.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
olá ,tenho 40 anos e a 1 ano e meio coloqei 3 pontes de safena e uma mamaria,fiz agora um teste ergometrico q deu,teste submaximo negativo para isqemia,85% da frequencia cardiaca.aptidao cardio respiratoria esxelente.gostaria de saber sua opniao sobre esse exame.desde já agradeço.
Oi Jorge,
Isso significa que você poderá se exercitar, sem risco, até a frequência cardíaca atingida durante o teste. Para isso use sempre um monitor cardíaco (clique aqui para ver), e repita o teste anualmente ou sempre que seu cardiologista solicitar.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
oi professora ,como eu ja´disse passei por uma cirurgia d ponte safena a 1 ano e meio,meu caso foi historico familiar,sempre fiz musculaçao, é o esporte q mais gosto.entao a pergunta é, posso voltar a puxar ferro?para maioria do cardiologistas musculaçao nao é esporte e nao faz bem ao coraçao.gostaria d sua opniao sobre isso.desde q operei faço exames periodicos como ecocardiograma,ergometrico e sangue tudo normal.sendo q o ergometrico deu,teste submaximo negativo para isquemia 82% da fc alcançada,aptidao cardiorespiratoria exelente,e sem arritimias cardiacas.por favor me de sua opniao sobre o exame e c posso puxar ferro com intuito d hipertrofia muscular,já q passei por cirurgia de ponte safena.estou procurando opnioes e gostaria muito da sua.e parabens pelo site,abraços e fico no aguardo.
Oi Jorge,
Estando liberado para fazer exercícios, não há problema em fazer musculação. O problema da hipertrofia é que irá utilizar uma carga muito alta e fazer muita força e isso poderá ser prejudicial no seu caso. Por exemplo é comum nesse tipo de treino, prender a respiração, o que eleva a pressão arterial.
Minha sugestão é que faça musculação, sempre usando o frequencímetro e respeitando os 82% do seu teste. Evite cargas muito pesadas.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Bom dia..gostaria de um informação. O que significa: duração da prova 08:14 com 176 bpm de FC maxima, PAS mas 270mmhg, distancia percorrida 0,58 km PAS pre esf 160 mmHG grupo funcional IV (NYHA) e aptidão cardiorespiratoria muito fraca (AHA)?
Oi Ilazir,
Leve seu exame ao médico que o solicitou e siga rigorosamente sua recomendação.
O resultado do seu exame significa basicamente que seu coração não tolera esforço.
Cuide-se!
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá,
Já havia feito o teste de esforço outra vez e deu tudo certo, mas dessa vez fiquei preocupado pois como da outra vez corri uns 12 min. dessa vez o médico interrompeu o teste aos 00:08:52 e colocou a seguinte conclusão:
Critérios clínicos: Ausência de sintomatologia sugestiva de insuficiência coronariana. Teste interrompido devido a exaustão.
Comentários do EEG de repouso e no pré- esforço: Ritmo sinusal. Pré-esforço> sem alterações significativas.
Comentários do EEg durante o esforço: Sem alterações significativas no do segmento ST. Ausência de arritmias.
Comentários do EEg durante a recuperação: Sem alterações significativas no segmento ST. Ausência de arritmias.
Conclusão: Teste realizado em esteira, segundo o protocolo de Ellestad, eficaz, atingiu 86%da FC máx. prevista.
SEm critérios clínicose/ou de ECG sugestivos de isquemia miocárdica até a FC atingida. Curva da PA fisiológica. Ausência de arritmias ao esforço. Aptidão-cardiorespiratória boa Met. Max.: 11,93 Escore de Duke :11( baixo risco)
Oi Luís,
Não há com que se preocupar. Apenas o seu condicionamento físico está pior do que da outra vez. O médico interrompeu seu teste por cansaço.
Você pode fazer exercícios até 86% da FC máxima, sem problema.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Prezada Doutora:
Fiz um exame de cintigrafia tomográfica de perfusão miocárdica e o resultado foi o seguinte:
Paciente atingiu 82% da frequência cardíaca máxima prevista no 10º minuto do teste de esforço em esteira (Bruce). Não desenvolveu alteração do segmento ST nas derivações monitorizadas (MC5, V2 e D2).
PA basal: 120/80 mmHg PA esforço: 180/80 mmHg.
Tomografia miocárdica, realizada após o esforço, mostra distribuição uniforme do radiotraçador em topografia do miocárdio. Existe afilamento apical. FEVE pelo “Gated SPECT (QGS)” = 54%.
As imagens de repouso revelam o mesmo padrão.
IMPRESSÃO:
Tomografia negativa para isquemia miocárdica, porém o paciente não atingiu nível mínimo ideal de esforço (85% FCMP).
A senhora poderia interpretar este resultado?
Esclareço que o teste foi interrompido assim que o médico “leu” no monitor que eu havia atingido 147 batimentos por minuto, e não porque eu houvesse reclamado ou pedido para parar – eu ainda aguentaria bastante na esteira.
Desde já agradeço pela atenção.
Obrigado!
Robson Nogueira
Oi Robson,
Pelos resultados que você colocou está tudo normal, precisa perguntar para o médico o motivo de ter interrompido o teste nesse momento.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Boa tarde, nos comentarios diz que paciente não apresentou sintomatologia de insuficiência coronariana, sem modificações significativas no segmento ST em relação ao pré esforço, ausência de arritmias no pre-esforço, esforço e recuperação, fiquei preocupado com a conclusão: Teste eficaz, sub-maximo, com moderado valor preditivo para isquemia esforço induzido., o que quer dizer. agradeço
Oi Claudemir,
Significa que antes do teste estava tudo normal, mas durante o teste apresentou um risco moderado para problemas cardíacos.
Não precisa se preocupar, retorne ao seu cardiologista para orientações e só se exercite até o valor de frequência cardíaca indicada pelo médico.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Professora, boa tarde! Fiz um teste ergométrico e constava no laudo “Resposta inotrópica diastólica hipertensiva”. Tenho 24 anos. O que significa?
Oi Ingrid,
Significa que houve um aumento excessivo da pressão arterial durante o exercício.
Retorne ao médico com o laudo para receber orientações.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Profª, boa noite!
Realizei um teste ergométrico e a conclusão: “Teste ergométrico com critérios clínicos para isquemia miocárdica esforço induzida” – Tenho 40 anos e já havia feito um ECG por estar sentindo um dor no peito se estendendo ao braço esquerdo quando faço esfroço e por isso foi solicitado o Teste Ergométrico, bem como um Ecodopplercardiograma que teve na conclusão “Reggurgitação tricúspide discreta” / Normotensão pulmonar (PSAP=25mmHg)
O que isso significa?
Oi Darcilene,
Significa que existe algum problema.
Retorne ao seu médico com os exames e siga as recomendações feitas por ele.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Professora, uma pessoa obesa , sedentaria , que jamais praticou exercicios, ao fazer o teste ergometrico ficou sem folego, é normal ou é algum problema de coração.
Oi Elen,
É absolutamente normal, contudo se tem ou não algum problema cardíaco só o cardiologista, com o resultado do exame em mãos poderá confirmar.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá Professora,
Tenho 27 anos, 62kg, 1,65m. Atingi a máxima de 191bpm em 8 minutos, percorri 642 metros. A PA iniciou com 110 x 70 e terminou com 180 x 70.
Parâmetros Clínicos: Teste continuo, eficaz, interrompido por eficácia. Paciente Assintomática.Resposta fisiológica da PA sistemática.
Sou ex-fumante á mais de 5 anos.
Todo esforço que faço meu coração acelera demais e fico cansada. Porém não costumo fazer exercícios,salvo andar cerca de 20 minutos por dia para ir para o trabalho. Já fui para o PS umas 10 vezes com taquicardia, dura cerca de 1 (um) minuto e lodo passa, minhas mãos gelam fico com uma agonia no peito. Não consigo andar carregando algum peso que já começa celerar meu coração demais e me dar um sufocamento no peito. E já tive uns picos de pressão alta 160×100 umas 10 vezes também, depois normaliza e fica com máxima de 130 x 90. Somente meu avô materno tinha veia entupida, teve AVC e infarto, e minha avó materna AVC, demais familiares sadios.
Fiz holter 24 horas duas vezes e deu tudo normal. Fiz ecocardiograma e também deu normal.
Oque acha do exame que fiz? Será que se eu começar a fazer exercícios posso melhorar?
Oi Ana Carolina,
Com certeza se começar a se exercitar seu condicionamento irá melhorar.
Quanto aos outros sintomas sugiro que consulte um psiquiatra, pois podem ter relação com um quadro de ansiedade, uma vez que os testes cardiológicos estão normais.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
oi professora tudo bem?tenho 41anos coloqei 3pontes safenas e uma mamaria a 2 anos,já fiz algumas perguntas a senhora e qeria fazer outra sobre um exame de esteira q faço todo ano.faço a pergunta para tirar duvidas devido a demora de marcaçao de consulta ao cardiologista.o teste é indicado para avaliaçao cardiologica:.duraçao do exercicio 11minutos,duraçao total do exercicio 15minutos.observaçoes.(ressaltamos a boa aptidao fisica para faixa etaria),nao houve registro de manifestaçoes clinicas referente a isquemia.conclusao(teste sem criterios eletrocardiograficos para isquemia esforço induzido.)(resposta clinico hemodinamica normal ao esforço desenvolvido)(recuperaçao satisfatoria da frequencia cardiaca no 1 minuto)resposta pressorica hipertensiva no pré,intra e pos esforço fisico.
protocolo rampa bruce.freq.cardiaca prevista (max/submax.)180/153
max.freq.cardiaca atingida:177 (98% da fc)( 116% da fc submaxima)
professora por gentilesa ,poderia me dizer o q significa esse resultado ,c esta tudo bem comigo.
sou ativo malho corro e pedalo 5 vezes na semana… desde já a agradeço a resposta.abs.
Oi Jorge,
Seu teste está normal. De qualquer forma retorne ao seu cardiologista com o resultado.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Boa noite Professora!
fiquei interessada em fazer esse exame, gostaria de saber qual profissional pode passar ele pra mim?
penso que pode ser um cardiologista ou endocrinologista 🙂
desde já agradeço 🙂
Beijo
Oi Daiane,
Um cardiologista poderá solicitar o exame.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Oi professora!
Depois de um espetaculo no qual dancei ano passado, comecei a sentir taquicardia, dormencia nos pés e mãos, cansaço e tontura… Fui ao pronto-socorro e o médico disse q era ansiedade! Depois disso tive alguns episodios de pânico, q fui aprendendo a controlar com o tempo, só q eu comecei a sentir algumas palpitaçoes (parece q o coraçao falha por um momento, às vezes bate fora do ritmo) em esforço e tbm em repouso! Fiz exames de eco e eletro, deram tudo normal (no começo do ano), como as palpitaçoes continuaram voltei ao medico, fiz o holter e o teste ergometrico e deu tudo normal… Vou retornar ao médico depois de amanha, mas fico com muito medo de ter q parar a musculação q é uma coisa q eu amo! Teria essa possibilidade? Obrigado!
Oi Ihago,
Por tudo que está descrevendo parece que o seu problema não é de ordem física, mas psiquiátrica (ansiedade, por exemplo). Neste caso não haverá nenhuma restrição quanto à prática de exercícios, ao contrário, eles só irão ajudá-lo.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
OLA DENISE
ONTEM MEU MARIDO FEZ UM TESTE ERGOMÉTRICO ESTEIRA, NA CONCLUSÃO ESTAVA ESCRITO: TESTE COM ALTERAÇÕES DO SEGMENTO ST QUE NÃO PERMITEM AFASTAR ISQUEMIA CARDÍACA. E NO LAUDO RESPOSTAS HEMODINÂMICAS: HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÓLICA E DIASTÓLICA PRESENTE DESDE OS CONTROLES EM REPOUSO E MANTIDA AO ESFORÇO. OS CALCULOS BÁSICOS DURAÇÃO PROVA: 08:48 FC MAX 171BPM PASMAX 240
PASPRÉESF: 180.
ESTOU PREOCUPADA, ELE IRA VOLTAR AO MÉDICO SOMENTE NO ANO QUE VEM. VC PODE ME ORIENTAR QUANTO A ESSES RESULTADOS.
DESDE JA AGRADEÇO.
ABRAÇOS
VANESSA
Oi Vanessa,
O resultado significa que pode haver algum problema com seu coração durante um esforço igual ao que foi submetida, mas só o médico poderá analisar o seu seu exame. Sugiro que retorne ao médico o quanto antes para verificar.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Boa Noite Denise
Muito obrigada pela sua resposta rápida. Vou procurar adiantar a consulta dele.
Obrigada
Que Deus te abençoe.
Vanessa
boa noite, fiz o teste ergometrico e no final saiu assim:
teste POSITIVO para esquemia cardiaca, o que significa…
abraços
lucas
Oi Lucas,
Significa um fluxo de sangue insuficiente no seu músculo cardíaco, durante o esforço.
Retorne ao seu cardiologista e siga rigorosamente o que for dito por ele.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
O que significa :teste ergometrico eficaz,sugestivo de isquemia do miocardio?
Agurdo resposta…
desde já agradeço.
Att Enf Moana
Oi Moana,
Significa que em algum momento do seu teste pode ter havido o comprometimento do aporte sanguíneo no coração.
Leve seu teste para o médico que o solicitou e siga as orientações dele.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Boa noite Dra
Fiz um eletrocardiograma para um concurso na area militar, o resultado foi ”extrassístoles com pausas compensatótias” ao apresentar o resultado me pediram para fazer esse de esforço, farei daqui 6 dias. Eu costumava correr, porem devido a extração de sisos, faz 1 mes que nao corro, mas ainda pratico musculação. A minha dúvida é a seguinte: para ter um resultado normal o indicado seria eu correr nesses dias que antecedem o teste e praticar musculação, ou so musculação ou nao fazer nada até o teste?
Oi Magnun,
O que eles querem ver no resultado independe se está treinando ou não. Querem saber se existe alguma alteração no funcionamento do seu coração durante o esforço e não o seu nível de condicionamento.
Meu conselho é que não faça exercícios na véspera do teste, para não ficar cansado, além de seguir as instruções que serão passadas pela equipe que irá aplicar o teste.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá Profa, tudo bem?
Fiz o teste ergométrico recentemente e não entendi o laudo e gostaria de saber se deveria me preocupar com o resultado:
Os registros eletrocardiográficos obtidos durante o esforço mostraram
segmento ST com morfologia convexa e infradesnivelado 1.5mm em CM5 e
menor magnitude em derivações ínfero-laterais. .
Os registros eletrocardiográficos realizados durante a fase de
recuperação apresentaram segmento ST retificado com maior infradesnível
em CM5 de 1.0mm.
Ausência de arritmias extra-sistólicas.
Comportamento normal da pressão arterial durante o exercício.
Ausência de sintomas sugestivos de anormalidades cardiovasculares.
A fase de esforço foi interrompida com o nível de frequência cardíaca em
100,0% do limite máximo preconizado para a idade.
COMENTÁRIO (S):
Resposta cardiovascular sugestivo de resposta isquêmica ao esforço
físico realizado.
Oi Guilherme,
Embora alguns parâmetros estejam ok, existe a possibilidade de ocorrer isquemia durante o exercício. Leve os exames ao médico que o solicitou para obter orientações, você não será proibido de se exercitar, provavelmente ele indicará à você parâmetros seguros que deverá seguir, baseado no resultado do teste.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
meu teste hergometrico dei negativo na fc submaxima. Comportamento fisiologico da pressão arterial, ausencia de arritimas.
boa aptidão respiratória.
Posso praticar atividade fisica?
tenho 24 anos sou magra só estou semtreinar há 2 meeses
Oi Vanessa,
Pela sua descrição o testo ergométrico está ok, mas apenas um médico pode fazer a liberação.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
OLA PROF!TENHO PROLAPSO DA VALVULA MITRAL COM REGURGITAÇÃO PASSEI E NÃO TOMO NADA O MÉDIO SÓ PASSOU QUANDO ME SENTIR MAL VALERIANA PASSEI NUM CONCURSO DA PREFEITURA E VOU FAZER EROMETRICA ISSO PODE ME REPROVAR?desde de já obrigado
Oi Daniele,
Depende do que está no edital do concurso.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
DENISE BOM DIA VC SABE ME DIZER SE TESTE ERGOMETRICO SAE PROLAPSO VALVULA MITRAL . OU SÒ EXAMINA Parte eletrica do coração ;
Oi Viviane,
O teste ergómetrico é um eletriocardiograma de esforço.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Oi Viviane,
O teste ergométrico é um eletrocardiograma de esforço.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Minha mãe( 50 anos ) fez o teste ergométrico e a conclusão foi a seguinte:
Paciente com boa adequação a esteira e bom desempenho ao esforço em teste máximo, não limitante. Nao relatou precordialgia.
Variação da PA e FC fisiológica. Ausência de arritmias.
Segmento do ST com desnível de 2,5mm
Resposta CV alterada. Boa Reserva miocárdica
Bom condicionamento físico. FAI = -22%
Gostaria de saber quais foram as alterações significativas. Obrigado
Oi Diego,
Aparentemente está tudo ok, mas é preciso retornar com o exame ao médico.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
eu posso pegar pesso com essa pressao arterial elevada obrigada
Oi Tiago,
Não, é melhor consultar um médico e cuidar da hipertensão antes de fazer qualquer atividade física.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Fiz um teste ergométrico e apareceu o seguinte resultado:
– TESTE ERGOMÉTRICO NÃO COMPATÍVEL COM RESPOSTA ISQUEMICA DO MIOCARDIO POR CRITÉRIOS CLINICOS E ELETROCARDIOGRAFICOS
– CRONOTROPISMO FISIOLÓGICO
– COMPORTAMENTO FISIOLÓGICO DA PRESSÃO ARTERIAL FRENTE AO ESFORÇO DESENVOLVIDO
– AUSÊNCIA DE ARRITMIAS
– BOA CAPACIDADE AERÓBICA PELA AHA
O que significa? Fiquei preocupada com esse cronotropismo fisiológico.
Oi Gisele,
Não se preocupe, seu teste foi normal. Esse termo a que se refere significa que seus batimentos cardíacos se comportaram da forma esperada durante o teste.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Fiz teste ergometrico em bicicleta e deu tudo OK , a unica duvida ficou na Avaliação Cardiorespiratoria que deu MUITO FRACA ( AHA). Isso é preocupante? Gostaria de saber pois passei em um concurso da Policia Militar e terei avaliação médica daqui a alguns dias.
Oi Walter,
Isso significa apenas que você não tem um bom preparo físico do ponto de vista cardiorespiratório, popularmente falando lhe falta fôlego.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá! Prof.fiz o teste ergométrico,e estou nervoso com o resultado pois vou ter que entrega-lo no próximo sábado,é para um concurso,e foi o seguinte
Teste ergométrico eficaz,submáximo,revelando resposta normal ao esforço.Alteração de ecg,inespecífica,para isquemia miocárdica.obrigado.
Oi Valério,
O teste foi normal, está escrito no seu texto!
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Gostei muito dos esclarecimentos!! Fiz ontem o meu teste, tenho problemas de ansiedade e por estar sozinho minha pressão alterou… Mas o resultado do teste foi normal, mas o que me deixou com medo foi a questão de aptidão cardiorrespiratória fraca. Isso pode indicar algo sério? Tenho 31 anos e estou com 98kg e tenho 1,74.
Oi Hallysson,
Significa que você está fora de forma!!!
Faça exercícios com a orientação de um Profissional de Educação Física, vai ajudar na ansiedade e no resultado dos seu teste!
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá, Prof.Tenho 20 anos e descobri uma arritimia cardíaca a quase 3 meses, comos os cardios não conseguiram diminuir minha freqüência cardíaca para menos que 100 bpm mesmo já tomando a dose máxima de atenolol, propanolol e agora diltiazem , estão cogitando uma ablação. Hoje fiz o ultimo exame, o teste ergométrico e ele deu normal mesmo eu estando medicada e a minha freqüência em repouso esta a 113 BPM . É possível o resultado do teste dar normal mesmo o paciente tendo arritimia ?
Olá,
Existem diversos protocolos para teste ergométrico. O que foi usado com você provavelmente é o mais indicado para quem tem o seu problema.
O resultado normal pode significar que está dentro das expectativas e parâmetro esperados para o protocolo usado.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá doutora no meu exame ergométrico na conclusão tinha uma frase que me deixou com receio: Adaptação vascular periférica inadequada em exercício. Gostaria de saber o que isto significa. Fiz o exame para o concurso da Polícia militar, O médico que realizou meu exame me falou que meu exame estava normal, mas eu queria saber sua opinião.
Oi Klécia,
Se o médico disse que está normal, não há com o que se preocupar.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
profª fiz um TEste ergométrico para um concurso e no laudo consta uma arritimia- extra sístoles ventriculares isoladas monomórficas durante o esforço e suprimida na fase de pico de esforço.esse diagnostico pode ser eliminatório?
Oi Rone,
Depende do que o edital diz sobre o teste ergométrico.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
fiz um teste ergometrico para um concurso publico e apresentou arritimia insignificante, e no edital diz que o candidato sera considerado inapto caso incidir em quaisquer uma das causas: arritimia cardiaca e transtorno de condução, etc.
posso ser reprovado por esse resultado?
Oi Jose Marcio,
Vale sempre o que está no edital.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
fiz um teste ergometrico e o resultado foi:sem criterios clínicos e eletrocardiograficos compativeis para a definição de isquemia miocardiaca esforço induzida.Não foram observadas alteraçãoes eletrocardiograficas do segmento st;compativeis para definição de isquemia miocardiaca.Gostaria de saber se esta´normal o exame.
Oi Gilvan,
Pelo que descreveu está sim.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Me ajude por favor!!! Fiz um teste ergométrico assim como a maioria das pessoas aqui, “para concurso público”… Vou colocar as observações que achei importantes para que você possa me dizer se está dentro dos parâmetros normais. Estou na dúvida se faço ou não um novo teste. Meu cargo não exige muito esforço físico, (Auxiliar de Biblioteca). Tenho 33 anos, 1.58m 95 kg. sedentária, Fc máxima 187 bpm e submáxima 158 bpm, duração: 05:29, pré avaliação: sadio, distãncia percorrida 309m, Aptidão cardio-resp: muito baixa, Exaustão, tendo sido passada a fc submáxima, presença de has (pa inicial 16/10, pa pico 21/10, ecg de repouso normal, durante o esforço normal, recuperação normal. Teste superior ao submáximo não isquêmico, desempenho físico baixo presença de has. Sendo assim quero seu auxilio, eu nunca havia subido em uma esteira, estava muito aflita, segurei firme, depois que me disseram que podia ser de leve, meu corpo estava emborcado demais pra frente, depois que me disseram que com corpo mais reto e braços e mãos mais relaxados seria melhor, e só assim me senti mais confortável. O médico não chegou a pedir pra eu correr “talvez imaginando que eu n desse conta”…. Eu não pedi pra parar o exame, isso foi decisão dele. SOS!!! não sei o que fazer, faço outro? estou bem? estou morrendo? EXAGERO!!! aparentemente serei considerada inapta fisicamente? Desde já agradeço pela atenção…. Muito obrigada!!! Sucesso!!!
Oi Renata,
Tenha calma!!!!
Ser ou não reprovada no concurso por causa do resultado do teste depende em primeiro lugar do que diz o edital, então leia atentamente o que ele diz em relação ao teste físico.
Possivelmente uma parte do resultado seu exame tenha sido influenciado pelo seu nervosismo. O seu teste diz basicamente que você não apresentou alterações cardíacas que indiquem alguma anormalidade, embora tenha apresentado um aumento de pressão maior do que o considerado normal (pode ter acontecido pelo nervosismo ou por algum problema, ou por ambos) e que você tem um condicionamento físico ruim.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá, fiz hoje um teste ergométrico de rotina para avaliação de condicionamento, onde deu tudo normal, porem me assutei a ver o nivel da pressão arterial que estava 25/12…o restante do teste esta normal, O medico na hora falou que esta mt alta a PA… Saí pasmo do teste… Será que com esse nível de pressão arterial durante esforço eu posso continuar a praticar musculação? Achei estranho pois sempre deu normal todos os meus exames de rotina…
Oi Fernando,
O comportamento da nossa pressão durante o exercício é diferente de quando estamos em repouso. Esse é um dos motivos que devemos fazer testes de esforço, periodicamente.
Não vejo motivo para você parar com a musculação, apenas tome cuidado para não prender a respiraão durante o exercício. De qualquer forma leve o resultado do seu exame ao cardiologista e converse com ele sobre o assunto e siga sua orientação.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá!
Fiz um teste ergométrico hoje, e…bom, não há fatores de risco pessoais exceto o ‘estresse’. Minha dúvida é básica: o que significa estresse nesse teste e como é identificado? Tem a ver com a FC?
Não sei se faz diferença (não entendo nada sobre isso!), mas o protocolo foi o Bruce, o teste durou quase sete minutos e não chegou aos 85% da frequência cardíaca (que ficou em 171 bpm, não chegou aos 196 bpm). Diz que foi interrompido pela exaustão…se teve exaustão, eu não senti! hehe. A aptidão cardiorrespiratória foi fraca. Faço exercícios no mínimo quatro vezes por semana, mas geralmente não são aeróbicos.
Ah! O fato dos adesivos ficarem escapando pode alterar a medição no teste?
Fiquei curiosa para saber, os meus escaparam algumas vezes.
Obrigada pela disposição e por esse portal bacana!
Luara
Oi Luara,
Os adesivos não deveriam escapar. Outro ponto é que se você relata que não sentiu exaustão e o teste foi interrompido antes dos 85%, se não existirem outros fatores para isso, em relação à pressão arterial, por exemplo. Recomendo que converse com seu cardiologista e refaça o teste em outro lugar.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
ola professora fiz um teste de esforço minha pressão ficou muito alterada no final do teste chegando 220 100 ( eu estava em jejum a msia s de 12 horas não sei se isso influencia ) então dei uma olhada no laudo pois isso nunca tinha acontecido então fiquei preocupado pois no laudo consta “resposta cronotrópica e inotrópica hipertensiva” isso quer dizer que sou hipertenso ou não ?? devo parar de correr ??
desde já obrigado.
Oi Marcos,
Significa que naquela condição a resposta foi hipertensiva. Pode ser que você tenha ou não o problema, mas o diagnóstico não é feito com base em um único exame. Retorne ao médico que solicitou esse teste e siga suas orientações.
Em relação ao exercício, convém que diminua bastante o ritmo até ter uma confirmação de como está a sua saúde.
Quanto ao jejum, fica meu puxão de orelha! Nunca mais faça isso!
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá Professora, bom dia!
Por favor, realizei um teste ergométrico, mas só consegui retorno com meu médico para o dia 03/06 e estou desesperada com o resultado, achando que posso estar com um problema grave no coração, o resultado foi o seguinte:
CONDIÇÕES TÉCNICAS
Exame realizado em condições técnicas satisfatórias, em esteira rolante, utilizando-se protocolo de Ellestad e registro eletrocardiográfico de 12 derivações simultâneas.
RESPOSTAS ELETROCARDIOGRÁFICAS
Os registros das derivações D2, D3, AVF, V4, V5 e V6 mostraram durante o exercício infradesnível do segmento ST de 1,0 mm sendo a magnitude máxima aferida em DII de morfologia convexa.
RÍTMO CARDÍACO
Extrassístoles ventriculares isoladas raras presentes no esforço e na recuperação.
RESPOSTA DA PRESSÃO ARTERIAL
Comportamento normal da pressão arterial.
ASPECTOS CLÍNICOS
Não houve referência a sintomas de insuficiência coronária durante o exercício.
INTERRUPÇÃO DO EXAME
O exame foi interrompido devido a manifestação de cansaço físico, tendo sido alcançada 95% da frequência cardíaca máxima prevista.
CAPACIDADE FUNCIONAL
Dentro da média populacional para idade e sexo.
CONCLUSÃO
Alterações do segmento ST de pequena magnitude que não preenchem critérios para definição de isquemia miocárdica.
Eu preciso procurar um pronto atendimento?
Muito obrigada
Daniela
Oi Daniela,
Pode aguardar sua consulta sossegada.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Ola!
Fiz um ecocardiograma, eco stress e holter.
No holter apresentou uma depressao do ST de 1,6. O laudo deu alterações inespecificas do segmento ST.
O medico disse vida normal, porem fique com um pé atras, esses dados do segmento st como ele diz pode mesmo ser desconsiderado!?
Oi Eduardo,
Não sou cardiologista, portanto não posso dar pitaco naquilo que ele disse. Se está com o pé atrás, sugiro consultar um outro especialista para obter uma segunda opinião e sanar suas dúvidas.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Bom dia, fiz um teste de esforço na bicicleta e sou hipertensa e tomo Olmetec HCT todos os dias, quando comecei a pressao estava 12 por 8, ai subiu pra 18 por 9 ou 10, nao me lebro bem, é normal subir tão rapido assim? Posso fazer caminhada e musculacão? estou querendo começar pois estou acima do peso e preciso emagrecer. Obrigada
Oi Sandra,
Durante o exercício é normal e desejável que a pressão arterial aumente, caso contrário pode significar algum problema cardíaco. Claro que existem parâmetros para esse aumento e o médico que está aplicando o teste os conhece.
De qualquer forma convém aguardar o resultado do teste e a liberação do seu médico para iniciar as atividades.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Professora, Fiz o teste de esteira ( esforço) para tomar posse em um concurso público ( no edital não fala nada a respeito da eliminação do concurso devido o resultado do teste). Em todos as outras partes do exame deu normal. Atingi 90% da capacidade do teste. Meus batimentos do coração estão normais. Pressão também tudo perfeito. Só na parte da aptidão cardiorespiratória que deu fraca. Isso pode me reprovar no concurso? Mesmo o edital não falando nada? Ou só significa que estou sedentária. E um concurso da educação .
Oi Dani,
O que vale é o que está no edital. Se não tem nada escrito sobre eliminação por esse critério, acredito que esteja tudo ok.
Mas que tal começar a se exercitar hein?!
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Tenho 34 anos, nenhum sintoma, nenhum historico, presso normal 12/8, fiz o teste ergometrico pela segunda vez na vida (a primeira foi ha 3 anos). E com 4 minutos de teste, o medico aferiu minha pressao e logo desligou a esteira. me disse que o certo seria minha pressao aumentar com o esforço/inclinacao da esteira, mas ela diminuiu segundo ele, e ele teve que encerrar o teste alegando que foi INEFICAZ PARA AVALIAÇÃO DE ISQUEMIA MIOCÁRDICA ESFORÇO INDUZIDA – INTERRUPÇÃO PRECOCE POR HIPOTENSAO NA PROGRESSAO DO ESFORÇO FISICO. e disse pra eu voltar a procurar meu cardio e acha que pode ser grave porque isso nao é normal, e que eu deveria fazer varios exames (eco, holter)… Sendo que nao senti absolutamente nada na hora! Fiquei muito assustado pq, repito, nao tenho sintoma algum, pressao normal, sem historico, faço atividade fisica regular, e fui fazer exame de rotina. e o medico do teste ergometrico me preocupou de verdade com as palavras dele! o que pode ser?
Oi Gustavo,
As informações que você me passou não são suficientes.
Ocorre que os testes seguem um determinado protocolo. Espera-se que ocorram algumas variações, com outras a orientação é justamente interromper o teste, pois indicam que existe algum problema. Se esse problema é grave ou não, somente outros exames poderão dizer.
No caso da pressão arterial, espera-se que durante o teste sua pressão arterial sistólica aumente e a diastólica se mantenha ou diminua um pouco.
Problemas cardíacos vêm sem aviso e os testes de esforço são a melhor forma de nos mostrar o comportamento do nosso coração quando estamos em atividade, mas não é motivo para se alarmar.
Existem outros fatores que podem justificar esse resultado, inclusive a falta de experiência de quem conduziu o teste, como não temos como saber, o mais prudente é retornar ao seu médico com o resultado desse exame, converse com ele. Até lá, suspenda o exercício, mas apenas por precaução.
Abraços
Prof. Esp. Denise Carceroni
Ola professora minha filha tem 7 anos ela tem prolapso da valva mitral, hoje ela fez o teste ergometrico mas não atingiu a frequência maximo e no laudo apresentou ( teste ergometrico ineficaz, sem preencher critério clínico, hemodinamicos e eletrocardiograficos para isquemia miocardia induzida pelo exercicio, até a FC atingida.
Fiquei na duvida desde já agradeço.
Oi Janemayre,
Significa que o teste não cumpriu com a sua função, o coração não acelerou de forma suficiente para tirar qualquer conclusão.
Retorne ao médico e ele dirá o que deve fazer.
Abraços
Prof. Esp. Denise Carceroni
Professora, a senhora sabe onde posso fazer ergométrico em bicicleta em Belo Horizonte?
Oi Edmundo,
Busque em academias para fazer o teste submáximo ou você precisa ir ao cardiologista que fará o pedido e irá fazer o teste em um hospital ou laboratório.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni