Já abordei o tema de diversas maneiras aqui no Fique Informa, suplementos não fazem o efeito que geralmente prometem e quem diz isso são pesquisadores especialista nos assunto.
Uma matéria feita pelo Esporte Espetacular trás o depoimento de um dos mais respeitados especialistas do mundo em nutrição esportiva. Ron Maughan, pesquisador da Universidade de Loughborough afirma que o papel do suplemento é superestimado por muitos atletas e que alguns suplementos podem fazer uma diferença bem pequena no esporte. Fato comprovado e que também foi divulgado em parecer do COI (Comitê Olímpico Internacional).
O estudioso comenta também que atletas não aceitam que a comida seja suficiente e usam suplementos mesmo quando não são necessários e completa: apenas alguns tipos de suplementos são bem respaldados por pesquisas. Dentre eles a creatina, a cafeína e agentes tamponantes.
Além de não fazer o efeito esperado, muitos suplementos escondem drogas proibidas
Uma pesquisa do COI realizada em 2002 com 634 suplementos de diversos países apontou que 15% estavam contaminados por substâncias que poderiam levar à resultados positivos de doping e que não estavam descritas na embalagem. Em 2009 o Instituto Adolfo Lutz analisou 101 amostras de suplementos nacionais e importados, 25% estavam contaminados. Contudo representante das marcas de suplementos, diz que hoje o controle é maior e que isso não ocorre mais no Brasil.
Frequentadores de academias são o grupo que menos precisa e mais consome suplementos
Se o efeito da suplementação em atletas é pequeno, por que seria melhor em pessoas comuns como os frequentadores de academias?
Uma alimentação adequada, bem balanceada, de preferência feita com a orientação de um nutricionista é capaz de suprir todas as necessidades de nutrientes de uma pessoas normal.
A nutricionista Márcia Daskal, do Blog Vitaminado, em entrevista ao Esporte Espetacular afirma que o suplemento não substitui uma dieta inadequada. Em uma pesquisa realizada por ela e publicada pela UNIFESP constata que 62% dos frequentadores de academia consomem algum tipo de suplemento e 80% o fazem sem sem orientação.
O bom resultado da academia é conseguido a partir da combinação de exercícios e alimentação bem feitos e com orientação profissional adequada. E não do tipo de suplementação que você toma.
Então suplementos não servem para nada?
Não é bem assim, o próprio pesquisador Ron Maughan afirma que alguns podem fazer uma diferença bem pequena. Então como explicar o bom resultado daquele seu colega que consome quilos de suplementos?
A resposta pode estar em dois fatores, o efeito placebo e a mudança de comportamento. O efeito placebo é conseguido quando a pessoa realmente acredita que irá ter efeitos positivos e é largamente utilizado na medicina para comprovar a eficácia no uso de medicamentos. Já a mudança de comportamento é o reflexo que o uso do suplemento pode causar na alimentação e no treino da pessoa, fazendo com que haja uma maior preocupação, melhorando a qualidade de ambos, mas colocando a “culpa” do bom resultado na suplementação. Esse tipo de atitude é bastante comum em pessoas que usam fórmulas milagrosas para emagrecer.
O fato é que suplementos podem ser necessários tanto para atletas quanto para não atletas, mas apenas um especialista poderia fazer o julgamento correto e a prescrição adequada. E esse especialista chama-se: nutricionista.
Assista à matéria completa do Esporte Espetacular
Não responderemos aos comentários solicitando a prescrição de suplementos. Consulte um Nutricionista!
Denise, concordo em gênero, número e grau!
Nada melhor que uma dieta balanceada e calculada individualmente para a necessidade da pessoa em relação ao seu treinamento, ao seu porte físico, às suas possíveis patologias e a sua condição de vida!
Cada caso é um caso!
A supervalorização de alguns suplementos é desmistificada quando analisamos a dieta do indivíduo e constatamos que em sua alimentação já tem uma quantidade mais que suficiente desse nutriente, podendo inclusive levar a lesões de alguns órgãos pelo seu excesso.
Consulte sempre um nutricionista antes de usar qualquer suplemento!
Francine Tardin.
Nutricionista Esportiva.
Bem… poderiam então pesquisar a respeito dos Whey e BCAA no combate a doenças como… câncer que assusta a todos!!!!
Muitas bases de pesquisas já costam grandes evoluções neste quesito.
Suponha que alguém dentro da academia esteja sofrendo de hipoglicemia!!! Fatos: ou o indivíduo está em jejum prolongado ou se alimentou inadequadamente… talvez uma barra energética (muitas delas vendidas como suplementos) possa reestabelecer naquele momento a glicemia adequada. Ou uma bebida com concentrações adequadas de carboidratos complexos com a finalidade de evitar a falta de energia durante esforços físicos, porém nada substitui a rica variedade de nutrientes em uma refeição adequada.
O que os nutricionistas usam para recuperar as modelos que sofrem de anorexia ou crianças abaixo do peso e com doenças degenarativas no metabolismo.
A sua necessidade calórica é diferente da de fulano, ciclano a até do atleta… portanto a utilização de hiperproteicos ou hipercalóricos talvez seja necessária, não é mesmo???
Respondendo para o Roger
Oi Roger!
Sem dúvida os suplementos tem a sua função, como você mesmo citou.
O que vem ocorrendo, cada dia com mais frequência, é a utilização indiscriminada de suplementação com o intuito de aumentar massa muscular ou reduzir peso, como se suplemento fizesse mágica. As pessoas, atletas ou não, não querem treinar e se alimentar bem, querem uma pílula ou um pozinho que resolva tudo de uma vez.
O Nutricionista ainda é visto como um profissional que passa dieta de baixa caloria para emagrecer e só. O ideal antes de suplementar é buscar a ajuda de um Nutricionista que irá avaliar as reais necessidade de suplementação e, se for o caso, indicar a melhor opção.
Obrigada por participar!
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni