Vou explicar o que os suplementos energéticos podem fazer pelo seu corpo, mas antes preciso que entenda alguns pontos fundamentais sobre nutrição.
Os carboidratos são fonte primária de energia para o organismo. Eles são divididos em dois grupos:
- carboidratos simples (monossacarídeo: glicose, frutose e galactose/ frutas e mel e dissacarídeos: sacarose, maltose, lactose/ açúcar refinado, leite);
- carboidratos complexos (polissacarídeos: amido, fibras alimentares/ pães, massas, batatas, cereais, grãos).
No organismo transformam-se em glicose para serem absorvidos pelas células musculares e hepáticas (fígado), então são armazenados em forma de glicogênio, a “energia” que posteriormente será utilizada. Quando as células estão “cheias” de glicogênio a glicose é transformada em gordura e armazenada pelo tecido adiposo.
E quando vão se esvaziando o que acontece???
Seu corpo perde em desempenho. É como se fosse um carro com combustível adulterado. Seu corpo precisa de uma determinada quantidade de glicogênio para funcionar bem, assim como o carro precisa de gasolina.
Suplementos Energéticos o que fazem pelo corpo
Existem determinadas situações desportivas em que apenas os carboidratos derivados da alimentação não suprem as necessidades energéticas do indivíduo sendo necessária a suplementação. Atividades muito intensas com longa duração como maratona, triatlon e ciclismo competitivo são alguns exemplos.
Os suplementos energéticos podem ser encontrados em diversas formas:
- Barras energéticas
- Energéticos em gel
- Bebidas energéticas
- Maltodextrina
E cada um deles tem uma maneira correta de ser consumida e velocidade diferente de absorção. Converse com seu nutricionista, escolha aquele que melhor se adequa às suas necessidades e melhore seu desempenho!