Os malhadores de plantão sempre querem saber o que “pega mais”, onde “pega mais”, esse ou aquele exercício? Alguns chegam a criar variações, mas na maioria das vezes não passa de achologia.
A eletromiografia é um teste utilizado para validar o comportamento muscular em determinado exercício, através desse teste é possível verificar o nível de ativação do músculo durante a atividade realizada.
Há 13 anos atrás , foi publicado um estudo (Barnett, 1995) que comparou variações do exercício supino, portanto vamos deixar a achologia de lado e ver o que a ciência nos diz sobre esse exercício.
Com relação à inclinação do tronco:
- Na porção esternal do peitoral
A posição horizontal apresentou o melhor resultado. Inclinado e declinado praticamente não houve diferença, enquanto na posição vertical quase não houve ativação.
- Na porção clavicular do peitoral
A posição inclinada e horizontal apresentaram um resultado melhor que na declinada e vertical, porém sem significância estatística, ou seja, tanto faz realizar uma posição ou a outra.
Nesses estudo também foram verificados a ativação da porção clavicular do deltóide (ombro), o tríceps braquial e o grande dorsal, mas o resultado vai ficar para um próximo post. Não perca!!!!