Ícone do site Fique Informa

Suor excessivo pode indicar problemas

Suor excessivo pode indicar problemas de saúde. O suor excessivo é uma reclamação corriqueira entre alunos de academia. Quem não conhece alguém que faz uma lagoa em volta da bicicleta durante as aulas de bike ou em torno da esteira quando corre? Ainda assim o suor excessivo durante a prática de exercícios é considerado normal. Entenda em quais circunstância o suor excessivo necessita de tratamento.

Porque o suor é importante?

O suor é forma que nosso organismo tem para esfriar a temperatura do corpo. A função da transpiração é de refrigeração.

A temperatura corporal média comumente aceita é de 37,0 °C. Variações na temperatura externa, variações causadas pelo esforço físico, ou por alterações hormonais são fatores desencadeantes do suor.

Suor excessivo tem tratamento

A hiperhidrose ou suor excessivo é uma doença caracterizada pela transpiração em grande quantidade nas mãos, pés, axilas, rosto, sob as mamas, na região inguinal e no couro cabeludo, partes do corpo que contém maior número de glândulas sudoríparas.

A hiperidrose é uma doença com características genéticas e diretamente relacionada com o estresse e a instabilidade emocional ou em decorrência de outras doenças, entre elas hipertireoidismo, diabetes, obesidade e alterações hormonais.

O diagnóstico é baseado nos sintomas e no histórico do paciente e o tratamento pode ser clínico ou cirúrgico.

Dicas e recomendações para diminuir o suor excessivo

O Dr. Drauzio Varella faz algumas recomendações para quem sofre com o suor excessivo:

A biologa Paula Louredo dá algumas sugestões que podem ajudar:

Na academia…

Sair da versão mobile