Tenho recebido perguntas se o simulador de caminhada funciona. E vou tentar respondê-las através deste texto.
Trata-se de um equipamento para exercícios aeróbios, onde pernas e braços se movimentam de forma cíclica antero-posteriormente (para frente e para trás).E como já falei várias vezes aqui são exercícios para perder peso rápido, vocacionados para isso.
A maioria deles pode medir:
- Distância: o simulador calcula qual a distância total do seu treino
- Velocidade: cálculo da velocidade instantânea, ou seja, velocidade da sua corrida momento a momento. Velocidade média é a velocidade de todo o seu treino.
- Calorias: o aparelho calcula aproximadamente quantas calorias foram gastas durante o treinamento.
A principal dúvida dos leitores é: o simulador de caminhadas ajuda a emagrecer?
Com certeza ajuda! Qualquer atividade onde se consiga manter a frequência cardíaca (FC) elevada (mais do que 65% FC máxima), ininterruptamente, por um tempo superior à 20 ~ 30 minutos otimiza – se o gasto calórico e portanto ajuda a emagrecer. Se a FC se mantiver entre 65% e 75% da máxima, otimiza-se a utilização de lipídios (gordura) como substrato energético, mas lembre-se que emagrecer é uma questão matemática, é preciso gastar mais do que ingere e para isso e precisao fazer também uma dieta saudável para perder peso.
Vantagens do Simulador de Caminhada
A principal vantagem do simulador de caminhada é o preço, muito mais barato do que uma esteira.
Outras vantagens apontadas são as mesmas de outros equipamentos aeróbios, exercitar-se sem sair de casa, longe do sol, do frio, da violência urbana, sem hora marcada, no conforto do seu lar.
Simulador de caminhada elimina o impacto
Apesar de ser anunciado pelo fabricante, isso não é verdade. Qualquer exercício onde há o contato dos pés com uma superfície, existe impacto. Para saber mais leia: Impacto – mitos e verdades.
O que provavelmente acontece é que o impacto no simulador de caminhada em relação à caminhada convencional deve ser menor. Digo isso pois fiz uma pesquisa em diversos bancos de dados científicos e não encontrei nenhuma pesquisa sobre o assunto, portanto essa afirmação se dá baseada apenas na lógica do movimento. Durante o movimento os pés permanecem o tempo todo em contato com a superfície, não há o movimento da passada, o impacto deve ser menor.