Respondeu o médico, né?! Eu sabia, você e a maioria das pessoas que irá ler esse post.
O valor que damos ao profissional é proporcional à necessidade que temos do seu serviço, hoje um médico pra mim não vale nada, assim como o arquiteto, pois não estou doente, nem preciso projetar uma casa nova, já minha faxineira, está super valorizada! Amanhã se eu quebrar a perna, tiver uma crise de apendicite ou ganhar na loteria, e for construir minha mansão essa relação irá mudar… quer dizer vou continuar dando valor à minha faxineira! E ao médico e ao arquiteto! Brincadeiras à parte o que me fez levantar essa questão foi a polêmica gerada em um post que escrevi no blog Central do Pilates – “Por que aula de Pilates é cara?”.
Em meio a muitos aspectos discutidos pelos leitores, o que chamou a atenção e motivou a escrever aqui é terem dito que um médico ou um cientista que descobre a cura de doenças tem mais valor do que um Profissional de Educação Física. Fiquei ruminando a questão e apesar de ter respondido, até com certa petulância, que acho o contrário, a verdade é vivemos em uma sociedade onde apagar incêndios é mais importante do que evitá-los. Daí a crença de que médicos são mais importantes do que o Profissional de Educação Física, é um pulo.
As pessoas precisam ter mais consciência da importância econômica da prevenção. Sim econômica! A médio/longo prazo prevenir custa menos. Já dizia o velho ditado: prevenir é melhor do que remediar! Até porque remédios são amargos…
E a prevenção é mais barata em muitos aspectos. Saindo um pouco da área da saúde, o que custa menos melhorar a instalação elétrica da sua casa, não sobrecarregar as tomadas ou perder tudo em um incêndio? Trocar os pneus do seu carro ou vê-lo destruído em um acidente porque os pneus estavam carecas? E voltando para a saúde…usar camisinha ou tratar alguma doença venérea, AIDS quem sabe? Tomar vacina contra a catapora ou ver seu filho morrer de uma doença que pode ser prevenida (leia o post chocante do Pediatra em Casa)? Poderia continuar citando inúmeros exemplos, mas vou retornar aos Profissionais de Educação Física…
O Profissional de Educação Física é antes de tudo responsável pela prevenção de uma série de problemas de saúde e de algumas doenças. Sabe-se que apenas por fazer algum tipo de exercício (leve a moderado), por 30 minutos ao dia (ainda que fracionado), há benefícios para saúde, incluindo a melhora do sistema imunológico. Os problemas de saúde/doenças, mais conhecidos que podem ser prevenidas pelo exercício são:
- Hipertensão
- Diabetes tipo 2
- Dislipidemias (colesterol e triglicérides)
- Problemas cardiovasculares
- Osteoporose
- Problemas articulares
- Dores na coluna
Se é assim, então por que essa ideia de que o Médico tem mais valor do que o Profissional de Educação Física?
A primeira impressão é a que fica…
Quando você pensa em Profissional de Educação Física o que vem à cabeça? Um rapaz sarado ou uma mocinha gostosa, de tênis, short e camiseta, preocupados com a estética corporal, que passa o dia se divertindo em alguma academia, ou quadra ou piscina. Se não é assim, é bem próximo disso, não é mesmo?!
E quando você pensa no médico? E no advogado? Bem diferente, né?!
Infelizmente a imagem do cara que é pago para brincar, para divertir, foi construída no decorrer de décadas. Inclusive e principalmente na escola onde por muito tempo reinou a cultura do “largobol” e onde o horário aulas de Educação Física eram usadas para ensaios de festas, reunião de professores e outras tantas atividades não pertinentes, por um único motivo: não eram tão importantes como português, matemática e outras disciplinas. Ledo engano…
O tempo passou, a Educação Física tornou-se profissão regulamentada na área da saúde (1998), mais do que isso formou-se muitos Mestres e Doutores, pesquisas na área avançaram. Hoje encontram-se Profissionais de Educação Física atuando em clínicas, hospitais, academias, escolas, universidades, clubes e condomínios. O foco desses milhares de profissionais é a promoção da saúde.
Mudar a imagem negativa do Profissional de Educação Física tem sido um grande desafio para nós, ainda há quem ache que um Médico, obrigatoriamente, deva ganhar mais, que seu trabalho vale mais do que o nosso. O fato é que médicos saem na frente por serem de uma classe profissional altamente valorizada na sociedade enquanto nós professores…
E o que determina o valor do profissional? No inicio do texto eu faço uma brincadeira com a necessidade, o mercado também influencia, a formação com certeza tem um grande peso, mas o fator determinante é outro…
O que determina quem vale mais é a competência! Profissional competente pode e deve ganhar mais (e não tem que se envergonhar por isso!), é mérito, não importa a área de atuação profissional.
E você o que acha? Deixe seu comentário!
Pelo amor de Deus…o profissional de educação física estuda por 4 anos e olhe lá…e ajuda no superficial do superficial do superficial do superficial.
Um médico passa no mínimo 6 anos dentro de uma faculdade, estudando profundamente os sistemas e as doenças, termina seu curso e ainda não é ninguém. Depois encara pelo menos mais 3 anos de residência para, aí sim, começar a ganhar alguma notoriedade.
Vc quer q o profissional de educação física tenha a mesma valorização?
Vc confia a sua vida a um profissional de educação física?
Vc procuraria um profissional de educação física para tratar um câncer?
Se vc infartar….oq um profissional de educação física fará por vc?
Se houver uma tragédia, uma catástrofe, quem será de mais valia? O professor de educação física ou o médico?
É óbvio que o professor de educação física tem sua importância, mas não, não tem como comparar com um médico. Não é preconceito e nem supervalorização. O que ocorre atualmente, na verdade, é uma banalização da medicina.
Medicina é sacerdócio. O verdadeiro médico dedica sua vida pela sua profissão.
Estuda em período integral durante a faculdade. Quando ingressa no mercado de trabalho, além de atender pacientes o dia inteiro, tem a obrigação de chegar em casa e estudar, para manter-se sempre atualizado e nunca falhar com seus pacientes.
É preciso que haja mais respeito com o médico.
Qualquer um da área da saúde, hj em dia, acha q tem a mesma importância do médico. Isso vale pro profissional da educação física, pro fisioterapeuta, pro psicólogo, pra todos vocês. Lembrem-se que o trabalho de vcs é auxiliar o do médico. Tds as suas profissões são dissidências da medicina. Vcs fazem o trabalho básico. Um médico faz oq vcs fazem. Vcs não fazem oq um médico faz.
Quer ter a mesma importância de um médico? Quer o mesmo reconhecimento?
Entra na faculdade de medicina. Estuda 6 anos. Faz a sua residência. Aí vc pode exigir o respeito que merece.
O MÉDICO É SIM MAIS IMPORTANTE QUE O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA. MERECE SIM, MAIS RESPEITO. NÃO TENTE COMPARAR O QUE NÃO TEM COMPARAÇÃO.
Respondendo para 32r3r
Olá!
Sugiro que dá próxima vez você leia o post antes de comentar!
Ah! Um pouco de educação também cai bem: letras maiúsculas na internet significam gritar com seu interlocutor!
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Denise! Muito bonito seu nome, é o nome da minha noiva rsrs..
Brincadeiras a parte, sou formado em educação física também e gostaria de deixar meu registro.
A prof. Denise já tinha quebrado as pernas(as duas) no seu comentário anterior ao infeliz da 32r3r..
O médico tem a sua importãncia, é claro, mas o profissinal de educação física também! O médico atua na cura de doenças e na reabilitação da pessoa para uma condição de vida NORMAL, SADIA segundo os critérios da OMS; já o educador físico é um profissinal completamente habilitado para ajudar uma pessoa NORMAL, SADIA E TAMBÉM AS OUTRAS com NECESSIDADES ESPECIAIS a melhorar a sua saúde e obter até mesmo outros resultados mais ambiciosos, como emagrecimento, massa muscular, competições esportivas e etc.
Se vc não estiver doente, o médico lhe serve para quê? Como disse a DENISE, para pouca coisa naquele momento! Agora, se vc aparecer numa academia ou parque e etc e estiver completamente saudável e quiser ficar sarada QUERIDA 32r3r coisa que vc com certeza não é, o educador físico sabe como ti ajudar, e mais, ainda que vc tenha alguma limitação patológica ele também saberá como agir, pois estudamos sobre casos especiais também tanto físicos como mentais.
Quer saber de uma coisa? Vc não deve praticar exercícios e deve ter inveja quando vê as meninas saradas na rua chamando a atenção dos homens e vc ficando pra trás.
Eu já terminei minha faculdade, e vc? É médica por acaso? Tem nivel superior?
Achei muito importante a questão levantada. Também já havia pensado em comparação semelhante, não com o profissional de educação física mas com o professor de matemática. Por que o médico ganha mais, porque é mais respeitado e por que as pessoas acham que eles são mais importantes que o professor de matemática?
Para início de conversa eu não sei quantos mas posso garantir que uma grande maioria deles acessam a graduação por meio da compra de vagas, no caso de faculdades particulares. Então essa história que eles estudam muito está furada. E só se formam médicos porque tem dinheiro e não porque são bons. No caso da matemática é diferente, na faculdade pública você só entra se for bom e só sai se for muito bom. Matemática é a base de várias outras ciências, isso inclui Medicina. A grande maioria das pessoas não fazem idéia de quanto um aluno de um curso de matemática ou física estuda para conseguir se formar. E depois de formados recebem salário de setecentos reais para 40 h semanais. Enquanto que um médico que comprou vaga na faculdade particular e estudou nas “coxas”, com o perdão da expressão”, recebe 1800 para trabalhar 4 (quatro) h semanais. Isso não se chama disparidade, e sim humilhação com os professores.
As pessoas esquecem que quando a base de uma estrutura desmonta o todo se destrói. Continuem a desvalorizar o professor e desmontaremos todo o sistema.
Um Médico só é médico porque um dia ele esteve numa sala de aula com um professor lhe ensinando.
32r3r …QUANTA BURRICE HEIM DOUTORZINHO(A),,,VC DEVE SER DAQUELES(AS) QUE SÓ TEM O DIPLOMA MAS NÃO APRENDEU NADA,,,DIGO IA PASSEAR NA FACULDADE NÉ???
respeito é bom e a gente gosta,,,vc tá comparando as duas profissões?? cada macaco no seu galho PESSOAAA!!!IMPORTANTE KKKKK MUITO BOBO SEU COMENTÁRIO,,,sou educador fisico e te digo sou EXCELENTE NO QUE EU FAÇO VIU???? E VC SERÁ QUE É BOM?? DÚVIDO SUAS PALAVRAS MAL COLOCADAS TE ENTREGAM…VC DEVE SER HORRIVEL,,, PASSAR BEMMMMMM !!!!!!!!!!! MAL EDUCADO (A)
Tem 1 coisa q foi dita por 32r3r que eu concordo: não se compara o incomparável.
Médicos, fisioterapeutas, educadores físicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, professores (de qualquer disciplina), engenheiros, faxineiras, etc, etc, etc…
Se um pudesse fazer o papel do outro, não existiriam tantas variações… cada um tem seu valor e cabe a cada se dar o valor. E isso não vem de quanto tempo se passa na faculdade, mas o quanto de aprende, estuda, depois que sai dela!
Para ser DOUTOR, não basta ter uma graduação…
Ah! Mais um detalhe… nota-se, claramente, nas palavras do 32r3r (vai lá saber oq isso significa…) que ele não entende NADA de atividade física. Senão, não falaria sobre horas de trabalho, estudo e dinamismo na profissão. Todo profissional que se preza tem que esta a par das coisas novas que aparecem. E, como a medicina, o estudo da atividade física tb é muito dinâmica. Isso sem citar o dinamismo de todas as outras profissões.
Não se compara o incomparável!!!!!!
Ahh gente fala sério, hoje em dia quando você vai no médico, eles te recomendam O QUE??? Atividades físicas, e quem é o responsável por essa área??? aff quanta ignorância!
Nervosinho o médioo, acho que ELES são quem têm que respeitar mais as outras profissões da área da saúde.
Uns agem no diagnóstico e tratamento clinico, outros na prevenção e outros na reabilitação e tratamento conservador. Simples assim e não venha com essa de que o que eles fazem (médicos) outros não fazem e outros fazem eles (médicos) também fazem. Cada um na sua e assim quem ganha é a saúde. Se as outras profissões vieram da medicina é por que se achou necessário se estudar mais e criar habilitação em áreas específicas da mesma.
Queria ver os tão poderosos e onipotentes médicos resolverem tudo (já que fazem de tudo mesmo né)sem o apoio de uma equipe multidisciplinar de educadores físicos, fisioterapeutas, enfermeiros, nutricionistas, etc…
Gente sou bacharel em educação fisica e me impressionei com o comentario do prissional que falou no primeiro comentario e isso me deixou mais preocupado ainda! Olha o tamanho da ignorancia de um profissional formada em medicina,mas tem capacidade pra terminar o antigo mobral, nao consegue expressar as proprias palavra e não tem conhecimento nenhum em saude e tambem não conhece a historia da medicina que pra começar no inicio de tudo era uma coisa só, e em segundo o medico não tem capacidade nenhuma de executar o trabalho de um educador fisico, nem de um dentista, nem de um fisioterapeu, nem de um psicologo, nem um outro profssional da area da saude!!!
Tenho extremo medo dos medicos porque a capacidade deles hoje em dia é extremamente limitada e os 8 ou 10 anos que ficam na faculdade são insuficientes para que eles aprendam tudo sobre saúde e muitas vezes primeiros socorros, pois ja cursei medicina por um bom tempo!!!
Imagina voce encontrando um medico como esse pobre coitado profissional que fez o primeiro comentario dessa pagina!? Imagina ele atendendo voce numa consulta e voce se queixando de dor nas costas por dormir mal, e uma figura ¨ilustre¨ dessas dizendo que voce ta assim porque caminhou de mais, faço uma pergunta? ele estudou intencidade de ativade fisica? ele conhece persepçao de esforço? coidado acho que os medicos e academicos em medicina deveriam estudas 25 anos pra aprender o minimo sobre saude e assim poder nos atender em segurança e levar algo de util pra sociedade, até mesmo em uma catastrofe, onde muitas vezes os que mais interveem nisso sao os enfermeiros e tecnicos em enfermagem!!! pare e pense no que estão fazendo com sua saude, com sua vida, e com seu corpo!!!
Otavio,
Você tem toda razão no seu desabafo!
Só faltou completar que tudo seria mais simples se os médicos se limitassem à medicina.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Qualidade de vida adquirida com atividade física, boa alimentação e a alegria torna o ser humano saudavel.
Quem está saudavel não vai ao médico,não paga consultas,mexendo na parte mais sensível dos referidos médicos:O BOLSO.Daí…
Gostei por demais das matérias publicadas aqui.
Acho engraçado a classe médica. Ser médico realmente deveria ser um sacerdocio, mas isso nao é a realidade brasileira. Toda semana acaba caindo na midia as atrocidades cometidas por médicos. Sem falar na absoluta falta de compromisso ético para com o juramento que fazem: salvar vidas. O que vejo é muito comércio: “eu te salvo, se for bem pago pelo serviço”. Fico feliz de ser uma pessoa saudavel e precisar de medico somente para rotinas. Mas, todos os dias, de segunda a sexta, é a um profissional de educação fisica que escolho pra cuidar da minha saúde. Deve ser por isso que não preciso de medicos!!!!
Sou formado em Educação Física, com titulação em Bacharel em Educação Física. Desde o meu 5º período até a minha titulação, eu desenvolvi trabalhos no hospital universitário na aplicação de testes funcionais. O médico de tanto me testar e eu demonstrar conhecimento, acabou aceitando a suposição de que ele não dominava a minha área, embora entendesse um pouco, e que eu, embora não dominasse a área dele, entendia um pouco.
O conhecimento não está limitado à área, porque livros estão disponíveis nas instantes.
Atualmente sou residente em saúde do adulto e do idoso. Dou 12 horas diárias no hospital de segunda à sexta, e de 15 em 15 dias trabalho por igual hora nos sábados.
O respeito se conquista trabalhando, se dedicando, deixando de sair e meter a cara nos livros.
Não adianta gritar, não adiante discutir. Vale provar no conhecimento!
Eu estou tentando fazer diferente desde a minha graduação, sendo taxado como anormal. Hoje colho os frutos, e quem tanto me criticou agora olha pra mim.
Enquanto meus colegas estavam com anarquias e bajulando os professores, eu estava irado por isso e tentando fazer diferente. É difícil quando a maioria grita e você tenta provar.
Isso não é uma particularidade da nossa profissão, é de todos que entram para brincar!
Segue a vida!
Paulo Siqueira Júnior, você ganha o que entrega…
Sou médico e não acho correto comparar profissões, cada um na sua. Não tem isso de mais importante. Se ninguém passar mal, como não sou médico do esporte, dentro de uma academia minha formação não vai fazer diferença nenhuma.
Tem personal ganhando 20 mil por mês, tem médico ganhando 8 mil, o mais comum é o contrário. Tem muito médico medíocre, tem muito personal medíocre.
A gente ganha o que entrega. Se tratar a educação física como sacerdócio vai longe.
Coisa linda de ler!
Obrigada por comentar!
Abraços
Denise