O leitor Felipe sugeriu a pauta e estou atendendo. Qual o papel de cada funcionário na academia de ginástica? Mais do que uma dúvida o que vemos na prática é um funcionário assumir o papel de outro, a função de outro, quais as consequências para a academia quando isso acontece? Dependendo do caso a academia pode até estar infringindo a lei.
Vou descrever aqui a lista de funcionários necessários para o perfeito funcionamento de uma academia de ginástica, é claro que se o negócio for de pequeno e até médio porte, algumas funções terão que ser acumuladas, pois não haverá dinheiro que baste e também a quantidade de trabalho não justificaria que fosse feito por um funcionário exclusivo. Essa conduta sempre irá gerar alguma perda, mas que se for bem distribuída pode ter uma boa relação custo benefício.
Papel de cada funcionário na academia
Leia também: Curso Online de Gestão Profissional de Academias
Clique aqui para conhecer a Escola Online de Negócios Fitness
ADMINISTRAÇÃO
Executivo
Na academia ginástica, geralmente é denominado Diretor e ocupado pelo proprietário. A função de quem ocupa esse cargo tem relação com a definição de objetivos e recursos, avaliação e correção do desempenho da academia. Se a academia for de grande porte o cargo pode ser subdividido, por exemplo Diretor de marketing, Diretor de RH etc.
Gerente
Pode ser contratado ou pode ser a função do proprietário da academia. Cabe à ele fazer com que todo o negócio funcione harmoniosamente, transforma os objetivos gerais em específicos, planeja e controla a realização das atividades. Assim como no cargo de Diretor, podem haver subdivisões, por exemplo Gerente de Vendas, Gerente de Marketing etc
Supervisor
Chefiam grupos de funcionários operacionais. No caso da academia e dependendo do porte podemos ter supervisores de recepção, vendas, limpeza, manutenção e técnico, mais conhecidos como coordenadores.
A academia de ginástica pode ter um coordenador geral e outros por área, por exemplo musculação, ginástica, lutas, aquática responsáveis por toda a área ou ainda por um período de funcionamento.
OPERACIONAL
Contabilidade e RH
Em academias de pequeno e médio porte convém contratar uma empresa para prestar esse tipo de serviço. São responsáveis por toda a parte contábil, entradas e saídas de dinheiro, pagamento de impostos e salários, contratação, férias, demissão de funcionários etc.
Recepção e vendas
O ideal é que sejam exercidas por pessoas diferentes, mas nem sempre isso é possível, principalmente em academias de ginástica de pequeno porte.
Para a recepção será necessário pelo menos uma pessoa por período, que será responsável por passar informações básicas aos clientes, como endereço, horário de funcionamento, horário das aulas, tipos de atividades e fazer o controle de acesso dos alunos e eventualmente o controle dos pagamentos.
A função do vendedor é vender os serviços oferecidos. Para isso precisa apresentar a academia, as opções de planos e pagamento, fazer contato com os clientes que não finalizam a compra do pacote e realizar um atendimento pós-venda.
Limpeza e manutenção
Aqui, também, o ideal é que sejam exercidas por pessoas diferentes, o que nem sempre é possível.
O profissional que cuidará da manutenção deve ter uma característica de faz-tudo, deve ser capaz de resolver pequenos problemas elétricos, hidráulicos e mecânicos.
A limpeza deve ser feita nas áreas comuns, vestiários nas salas de ginástica, musculação, piscina etc. Preferencialmente feita por uma mulher e um homem, o que facilita a limpeza dos vestiários.
Professores
Se sua academia irá atender a diversas áreas esteja preparado para contratar professores específicos para cada uma delas. Eventualmente um mesmo professor atua bem em duas áreas, por exemplo musculação e natação, mas isso é exceção.
Avaliador
Profissional de Educação Física, designado para fazer avaliação física, pode ser um profissional externo ou um dos professores da academia, desde que tenham experiência na função.
Estagiários
Geralmente são mal aproveitados nas academias. Algumas vezes são usados como professores substitutos ou mais baratos o que é proibido por lei! O estagiário pode ser aproveitado em diversas áreas, inclusive recepção e vendas e não apenas na área técnica.
Orientador
Em academias grandes é uma função geralmente exercida por um estagiário de educação física que passará as orientações para o aluno aproveitar melhor a academia, indicando aulas e atividades conforme os objetivos, a avaliação médica e física.
Outros
A academia poderá ter outros funcionários dependendo dos serviços que oferecer, como nutricionista, esteticista etc
Organograma
Aqui vão três exemplos de organograma para academia.
Independente do tamanho da sua empresa e do organograma que irá montar certifique-se de que todo o trabalho que deve ser feito na academia seja coberto por essas pessoas. Descreva as funções de cada um dos seus funcionários e o que deseja que façam. Seja claro no momento da contratação, inclusive para evitar eventuais problemas trabalhistas.
Na dúvida sobre a adequação das funções, consulte um advogado.