Você sabe qual a função do coordenador na academia de ginástica? Em um dos posts mais acessados do site, Qual o papel de cada funcionário na academia de ginástica, eu digo que ele chefia grupos de funcionários operacionais da área técnica (profissionais de educação física e estagiários) e que existem coordenadores gerais e específicos por área.
O coordenador tem uma função tão essencial para o funcionamento da academia, quanto um Maestro para a orquestra. E ainda há quem acredite que ele não é essencial!
Certa vez ouvi do gestor de uma academia que acabara de ficar sem coordenador que era dispensável, dinheiro jogado fora. Que coordenador não fazia nada e por isso, não contrataria mais ninguém para o cargo. Ele disse que poderia fazer tudo o que o ele fazia… Em pouco tempo a academia virou uma bagunça. Problemas com as escalas do fim de semana, com faltas de professores, férias, aulas vazias, alunos reclamando etc. Não preciso dizer que contratar um novo profissional foi inevitável e que ele teve muito trabalho para colocar a casa em ordem.
Qual o papel do Coordenador da Academia?
Leia também: Curso Online de Coordenação de Academia
Conheça a Escola Online de Negócios Fitness
Antes de qualquer coisa o coordenador tem que ser uma pessoa com habilidade em gerir pessoas e não falo apenas dos seus subordinados. O coordenador da academia é quem faz a interface entre os profissionais, os clientes e o gestor. Cabe à ele gerenciar às expectativas de todos, muitas vezes conflitantes.
Outras qualidades desejáveis em um coordenador é que seja uma pessoa organizada, que tenha capacidade de liderar, que seja proativo, que saiba delegar tarefas, que consiga planejar, mas que também coloque a mão na massa.
Na prática essas são algumas atribuições do coordenador de academia de ginástica
- Fazer o recrutamento e seleção da equipe técnica;
- Treinar ou organizar treinamentos para sua equipe;
- Estabelecer metas de acordo com os objetivos da empresa;
- Mensurar resultados;
- Avaliar a equipe;
- Dar feedback;
- Planejar aulas especiais e eventos;
- Criar a grade de horários das aulas;
- Saber ouvir os membros da equipe;
- Potencializar talentos;
- Administrar conflitos;
- Montar escalas de trabalho para fins de semana e período de férias;
- Produzir relatórios sobre o trabalho desenvolvido;
- Conhecer os anseios dos clientes;
- Gerir recursos destinados à sua área.
Publicado originalmente em: 1 de maio de 2012