Nos últimos meses o uso de uma pulseira de silicone com um holograma virou moda entre atletas, praticantes de diversas modalidades e frequentadores de academia.
A Pulseira Power Balance promete aumentar a resistência, o equilíbrio, a força no tronco (área abdominal) e a flexibilidade. Dizem ser um produto desenvolvido pela NASA, cujo holograma quântico, feito a uma freqüência que entra em contato com o campo energético do nosso corpo, aumenta a eficiência dos sistemas eletrônicos, físicos e orgânicos do corpo.
É possível encontrar inúmeros relatos de pessoas famosas que usam a pulseira e afirmam que ela realmente dá resultado. O fato é que não há pesquisas que provem sua eficácia.
Atuação no campo magnético do corpo
Para justificar como a pulseira age no corpo vendedores e fabricantes afirmam que: “Nosso corpo possui um campo magnético, chamado de aura. Nossa aura é responsável pelo nosso comportamento. Ao longo do dia com os efeitos do trabalho, trânsito, filas e estresse em geral essa Aura diminui, causando aquela sensação de preguiça e cansaço ao final de um longo dia. Power Balance, com seu holograma quântico, influencia ativamente sobre essa aura danificada, trazendo novamente a sensação de bem estar.”
É fato que estímulos cutâneos, como a colagem de fitas sem medicamentos (spiral taping) é capaz de melhorar a circulação, regularizar o metabolismo e o tônus muscular. A explicação pela medicina convencional é que estímulos cutâneos são levados ao cérebro pelas vias sensitivas e a resposta retorna pelas vias motoras e pelo sistema nervoso autônomo, conseguindo um efeito semelhante ao estímulo da agulha na Acupuntura. Já na medicina oriental fala-se que sua ação é sobre a capacidade de equilibrar uma energia que circula por nosso corpo.
A questão é que as fitas são coladas de forma específica, em posições determinadas e nas partes do corpo afetadas e devem ser retiradas dias depois, quando se consegue a melhora desejada, devendo retornar ao terapeuta para nova aplicação quando necessário. Se realmente a pulseira gerasse um estímulo semelhante ao do spiral taping, serviria qualquer pulseira, desde que estivesse em contato com a pele.
Ainda que a humanidade não consiga explicar essas teorias energéticas e suas ações sobre o corpo e possível provar, através de pesquisas, a eficácia dos tratamentos, apenas observando seu resultado. Há diversas pesquisas sobre o spiral taping e nenhuma sobre a pulseira.
Efeito placebo
Chama-se de efeito placebo quando a pessoa acredita tanto no efeito de determinado tratamento que consegue efeitos positivos só de achar que está usando o medicamento correto. Em pesquisa científica costuma-se oferecer o medicamento para um grupo e cápsulas com farinha para outro para assim medir os resultados.
Em alguns casos o efeito placebo é positivo, de tanto acreditar que dará certo, que funcionará o remédio ou o lacinho da sorte ou o líquido mágico realmente funcionam. Poderes da mente que ainda não somos capazes de decifrar.
E aí vai comprar?
E agora? Com quem você fica?
Com a ciência que sequer foi usada para testar a eficácia da Power Balance?
Com o fabricante e vendedores que afirmam que ela funciona?
Com seus ídolos e amigos que usam a pulseira e afirmam ter resultado?