Há uns dias atrás, ganhei do meu marido um DVD “Pilates Rápido para a Perda de Peso”, fiquei curiosa para saber como funcionava isso e logo que pude assisti. O DVD é ótimo, eu recomendo, já com relação à perda de peso…
Quando me perguntam se Pilates emagrece a resposta é sempre a mesma: depende. Como eu canso de dizer emagrecer é uma questão de matemática, se você gasta mais do que ingere vai emagrecer, independente do que estiver fazendo, inclusive Pilates.
Mas o Pilates não tem a queima de gordura como vocação. Isso ocorre pois não se trata de uma atividade aeróbia, essas sim são vocacionadas para emagrecerem. No Pilates são trabalhadas capacidades neuromusculares: força e flexibilidade, mas isso fica para um outro post.
Voltando ao Pilates que emagrece…
Apesar disso é possível fazer do Pilates uma atividade que emagrece. Um dos seus princípio é a fluência, a capacidade de encadear um exercício no outro. Uma pessoa bem treinada na técnica, poderia conseguir manter sua frequência cardíaca de moderada a alta, caracterizando a atividade aeróbia. Para isso além de experiente o praticante precisaria selecionar muito bem a sequência de movimentos, para não haver pausas.
Na prática não é tão simples assim. Os exercícios são escolhidos de acordo com as necessidades de quem está praticando, leva em consideração o objetivo, o conhecimento prévio dos movimentos, os desequilíbrios musculares e as patologias. A tentativa de praticar um Pilates que emagrece poderia trazer prejuízo para a técnica e torná-la pobre não atendendo a todas as necessidades. Ainda que consigamos fluência em determinada sequência de movimentos uma breve pausa se faz necessária para trocar de posição, de implemento, de molas, de equipamento.
O ideal, como diz um aluno meu, é cada macaco no seu galho. Se quer praticar Pilates e emagrecer, alterne suas aulas com seções de caminhada, corrida, bicicleta ou outra atividade cuja vocação seja trabalhar a capacidade aeróbia. Além disso segure a onda na alimentação, consultar um nutricionista faz toda diferença. Uma atividade irá complementar a outra e quem ganha com isso é você e sua saúde.
Quero um dvd depilates rapido para perda de peso
Respondendo para a Cirlei
Oi Cirlei!
O Pilates não é uma atividade indicada para emagrecer.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Ola tudo bem? gostaria de pilates para eu praticar nao sou gorda mas estou com gorduras localizadas,e acho que o pilates pode me ajudar.me indique um bom obrigada um beijo.
Respondendo para a Ana Cristina
Oi Ana Cristina!
O Pilates não é a atividade ideal para emagrecer, prefira atividades aeróbias (caminhada, corrida, bicicleta). Pilates irá tonificar seus músculos, melhorar sua flexibilidade e postura.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
tenho hernia de disco em l1,l2,l3,l4,l5 ando de bike ou seja mountownbike e faço pilates tambem gostaria de saber se a bike nao e indicado ja que converso com varias pessoas, inclusive fisioterapeutas e eles nunca falam para que eu pare a bike , o que vc me diz . seria prejudicial ou nao uma vez que sao trilhas de chao e nao asfalto.gostaria de nao etar fazendo algo para piorar mas quero poder continuar na bike ja que curto muito .
Respondendo para o Marcus
Oi Marcus!
Se pensarmos de forma conservadora praticar mountainbike não é adequado para quem tem hérnia de disco. Contudo vai depender de outros fatores, como tipo de hérnia e o quão forte é o seu corpo. Sugiro que procure um médico do esporte e converse com ele sobre o assunto.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Sou portadora de Esclerose Múltipla e faço fisioterapia para recuperar a coordenação motora e equilíbrio. Posso fazer Pilates?
Respondendo para a Sofia
Oi Sofia!
Em função da sua dúvida fiz um post sobre Esclerose Múltipla. Passe por lá e dê uma olhada! Esclerose Múltipla e Exercício.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Confesso que não sou fã número um do pilates, mas gosto de fazer. Na realidade preciso emagrecer 12 kg, mas tenho dores no joelho, então preciso evitar o step que amo e outras atividades aeróbicas. O que devo fazer?
Oi Denise,
A primeira coisa que deve fazer é procurar um médico para descobrir o motivo das dores nos joelhos.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni