No post Personal Trainer: Como fazer o currículo – parte 1 abordo os tópicos que devem aparecer no seu currículo e o que escrever neles. O objetivo deste post é dar algumas dicas que irão ajudá-lo a fazer um currículo atrativo e eficaz. Como disse no primeiro post às vezes é necessário se empregar em uma academia ou estúdio para conquistar os primeiros clientes.
Aprenda a organizar o seu currículo
Leia também: Cinco dicas para apresentar um bom currículo
Currículo completo
Você deve colocar tudo o que já fez em termos de formação, cursos, locais em que trabalhou, mesmo que não tenha relação com o serviço que pretende prestar como Personal Trainer. Este é um modelo que nunca será distribuído, mas que servirá de guia e facilitará a montagem de um novo currículo em caso de emergência. Bastará você copiar e colar os itens que serão interessantes na hora de montar um currículo específico.
Currículo específico
Tenha mais de um currículo específico, este é o que você irá distribuir. Para cada local em que pretender trabalhar deverá fazer um currículo específico. Por exemplo se for tentar trabalhar em uma clínica multidisciplinar cursos relacionados à área da saúde deverão aparecer, já se estiver pleiteando uma vaga em um grupo de corrida, cursos relacionados à essa área serão bem-vindos.
Quantidade de páginas
O currículo perfeito é aquele que cabe em apenas uma página. Quem vai fazer sua seleção terá que ler uma dezena de currículos e se for muito longo irá passar batido. Se não for possível, faça no máximo em duas e reserve a primeira página para as informações mais relevantes como a formação e locais nos quais tenha trabalhado.
Selecionando o conteúdo
Coloque apenas as informações que tenham relação com o cargo que irá ocupar. Por exemplo se fará parte da equipe de musculação, aquele tempo em que trabalhou com Educação Física Infantil, não importa e deverá ficar de fora.
Mantenha seu currículo atualizado
O sucesso do Personal Trainer está intimamente ligado à sua atualização. Deixar aquele último curso de fora, por pressa, pode lhe custar a vaga. Para evitar esse tipo de problema, atualize seu currículo sempre que houver alguma novidade. Se não quiser atualizar todos, faça pelo menos no completo.
Erros ortográficos
Cuidado com os erros de ortografia no seu currículo. Ele pode custar a sua vaga. Revise o que escreveu e peça para alguém checar, também.
Cronologia
Liste sempre do mais recente para o mais antigo. Por exemplo cursos feitos em 2011 devem aparecer antes dos feitos em 2010. Sua maior formação deve ser a primeira a aparecer. A pós-graduação antes da graduação. O mestrado antes da pós lato-senso (especialização).
Foto
Hoje é possível colocar uma foto 3×4 direto no currículo. Escolha uma em que apareça em primeiro plano, do tronco para cima. Não use fotos com bonés, óculos escuros e bijuterias muito grandes. Lembre-se que essa é uma foto profissional nada de escolher aquela que você gosta de usar nas redes sociais!
Texto atualizado. Data da primeira publicação: 7 de março de 2011