Nunca havia escrito sobre o tema pois não achava relevante até que surgiu a dúvida de um leitor que tinha informações corretas, mas confusas. Pesquisando um pouco sobre treinar panturrilha sentado ou em pé me deparei com vários textos, a maioria na mesma condição do meu leitor: corretos, mas confusos. Então tentarei ser bem didática para explicar as diferenças entre as duas posições para treinar a panturrilha.
Para introduzir o assunto vou recordar o que já foi escrito aqui em outros textos. A região conhecida como panturrilha é formada por um grupo muscular chamado tríceps sural – tríceps pois têm três músculos. São eles: o gastrocnêmio (com dois ventres) e o sóleo. Nos movimentos cotidianos ou nas prática de esportes eles trabalham juntos, sendo solicitados mais ou menos conforme varia o ângulo do movimento, mas quando vamos treinar esses músculos na sala de musculação é preciso variar a posição para que sejam treinados de forma semelhante, uma vez que variando o ângulo de flexão do joelho muda a solicitação do músculo.
Panturrilha sentado ou em pé: diferenças
A diferença não está se trabalhamos em pé ou sentados, mas se estamos com os joelhos flexionados ou estendidos. Veja que no leg press estamos sentados, mas os joelhos estão estendidos.
- Joelhos flexionados: sóleo
- Joelhos estendidos: gastrocnêmio
Isso se refere ao músculo com maior ação naquela posição e acontece desta forma pois eles têm uma característica anatômica bem diferente: o sóleo é monoarticular e o gastrocnêmio é biarticular.
Para entender o que isso significa pense no seguinte: só conseguimos movimentar os segmentos do corpo, fazendo a flexão ou extensão, porque os músculos cruzam as articulações. Eles agem como se fossem uma cordinha que “puxa” aquele segmento em determinada direção, permitindo o movimento do mesmo.
Para melhor entendimento o exemplo abaixo mostra o movimento de flexão e extensão do cotovelo. Observe que o músculo do braço (bíceps), cruza a articulação, estando preso no ante-braço. Quando ocorre a contração o cotovelo flexiona, movimentando esse segmento.
Quando o músculo cruza apenas uma articulação ele é monoarticular, quando cruza duas articulações é biarticular.
A imagem abaixo mostra a anatomia da panturrilha, e os músculos dos quais estamos falando. Observe que o gastrocnêmio cruza duas articulações, joelho e tornozelo, e o sóleo cruza apenas a articulação do tornozelo.
Sendo assim dependendo da posição um músculo acaba sendo mais solicitado do que o outro. Neste caso quando estamos com o joelho estendidos o gastrocnêmio trabalha mais do que o sóleo. Quando estamos com os joelhos flexionados o sóleo trabalha mais que o gastrocnêmio.
Por isso a importância, na sala de musculação, de trabalhar nas duas posições para buscar a melhora na capacidade de produzir força de ambos, uma vez que no dia a dia a solicitação pode variar bastante, principalmente em função do tipo de atividades desenvolvida.