Vamos aproveitar o outubro rosa, quando as atenções estão voltadas para a prevenção e tratamento do câncer de mama, para explicar de que forma o exercício pode contribuir pra isso. E não é papo de professora, existem vários estudos que provam a reedução nas chances de desenvolver o câncer de mama e também de ter recidiva da doença.
O fato é que as pessoas deveriam encarar o exercício com a mesma seriedade que encaram outras atitudes preventivas e aquelas que já tiveram o diagnóstico do câncer, ele deveria fazer parte da rotina tanto quanto o tratamento de radioterapia e quimioterapia. É claro que muitas vezes se exercitar nessa condição pode ser desagradável, mas qual parte do tratamento dessa doença não é? Além dos benefícios observados nos estudo, que tratarei mais adiante, o exercício pode melhorar a qualidade de vida de quem está doente, mexendo inclusive no humor, que naturalmente estará afetado.
Exercício e câncer de mama
Os pesquisadores do assunto ainda não conseguem compreender o como, exatamente, o exercício ajuda na prevenção e tratamento do câncer de mama (e de outros tipos como de cólon), há algumas suspeitas tais como o aumento da circulação sanguínea, a diminuição na produção da insulina ou a diminuição na produção de alguns hormônios que favorecem o crescimento celular, incluindo de células cancerígenas. O fato é que os resultados comparativos entre mulheres ativas e sedentárias na prevenção e no tratamento são realmente significativos.
Vários estudos feitos por diversas instituições, em diferentes anos, apontaram que mulheres que se mantiveram ativas fisicamente após passarem pelo tratamento de câncer de mama tiveram a recidiva da doença diminuída entre 50% e 60%, Nenhum outro tipo de tratamento consegue um resultado como esse, o que não justifica abandonar a radioterapia ou a quimioterapia, mas justifica iniciar a prática de exercícios o quanto antes.
Já em relação a prevenção a redução da chance de desenvolver câncer de mama na menopausa é reduzida em cerca de 25% em mulheres que se exercitam regularmente. Um número que também é bastante expressivo.
Qual é o melhor exercício para prevenir e tratar o câncer de mama
Para o alívio de todos uma simples caminhada pode ajudar na prevenção e no tratamento do câncer de mama. Houve uma variação na prática realizada nos estudos que observei, mas de maneira geral caminhar entre 30 minutos e uma hora cinco vezes na semana em intensidade moderada, é o suficiente. Prescrição que não difere muito da recomendação do ACSM (American College of Sports Medicine) e AHA (American Heart Association), para manutenção geral da saúde, que é de 30 minutos de exercícios cardiovasculares de intensidade moderada 30 minutos por dia, cinco dias por semana.
O segredo está na regularidade com que se faz a atividade. Você também pode acrescentar outras atividades com exercícios resistidos (musculação, pilates etc) e exercícios de flexibilidade, conforme o ACSM, recomenda para manter a saúde em dia, mas sem abandonar a caminhada, já que não se sabe ao certo quais mecanismos foram fundamentais nos bons resultados contra o câncer de mama, apenas que a caminhada foi o exercício usado.
Dicas para quem nunca fez exercícios e quer começar
- Se seu objetivo é a prevenção, o primeiro passo é consultar um médico de sua confiança e fazer exames para saber se está tudo ok para fazer exercícios.
- Se você está passando por tratamento contra o câncer, converse com o médico responsável pelo tratamento para obter a liberação para se exercitar.
- O ideal é buscar a ajuda de um profissional de educação física que possa lhe orientar, independente da sua condição.
- Caso opte por começar sem orientação, não saia por aí caminhando por uma hora, logo de cara. Faça percursos mais curtos, comece com 10 minutos e vá aumentando gradualmente.
- Eu recomendo que faça também exercícios de fortalecimento e alongamento, eles ajudam a prevenir lesões.
- Crie uma rotina, determine um horário para fazer seus exercícios, assim como tem um horário para tomar remédios, se alimentar, dormir e acordar.
- Se você não está muito bem por causa da medicação, caminhe por um tempo menor, opte por um percurso mais fácil, mas não deixe de fazer, Lembre-se que é tão importante quanto a medicação.
- Use roupas e calçados apropriados. Se for investir prefira gastar seu dinheiro com um bom tênis.
- Estabeleça metas, faça o exercício ficar mais divertido e desafiador. Existem aplicativos que podem ajudar, dá até para acumular pontos e trocar por viagens, clique aqui para ver.
- Exercício, quando bem feito, não causa dor. Pode causar certo desconforto, mas nunca dor. Se sentir dor durante ou após o exercício e ela durar mais do que 48 horas, busque auxílio médico.