Uma leitora pediu dicas sobre Personal Trainer, como no Fique INforma quem manda é o leitor, aqui vão algumas dicas. Quem é aluno poderá saber se seu o que seu Personal deve fazer e que é professor poderá checar se não esqueceu de algum detalhe no atendimento do aluno.
No post : E afinal, o que é o Personal Trainer?, você encontrará algumas dicas do que precisa saber antes de contratar o seu. E depois? O que exatamente ele deverá fazer?
- Todo Personal que se preze faz um entrevista com o aluno, para conhecê-lo melhor. Nesse momento devem ser esclarecidas todas as dúvidas (não que elas se esgotem, mas deixe claro exatamente o que você deseja).
- É importante que o aluno responda à uma anamnese clínica. Ela servirá como base para a prescrição dos exercício e como um guia para o professor ter em mão todos os problemas de saúde que o aluno tem ou teve.
- Uma avaliação física é desejável. Ela servirá para acompanhar a evolução do programa de atividades físicas. Em geral ela é composta de avaliação antropométrica (medidas do corpo), avaliação postural, avaliação de força e flexibilidade e avaliação cardiovascular. Essa última eu prefiro solicitar que o cardiologista faça o encaminhamento, é mais seguro e preciso. Vale lembrar que a avaliação pode ser acrescida de outros testes, bem como os citados podem ser suprimidos, tudo depende do objetivo do aluno. A avaliação deve ser refeita de tempos em tempos.
- Todos os procedimentos de aula devem ser explicados para o aluno, é importante que saiba para que e porque está fazendo cada exercício.
- O aluno deve ter conhecimento de por quanto tempo irá realizar aquele tipo de treino (duração do ciclo), quando e porque será modificado.
- O professor precisa ficar atento aos sinais que o aluno dá. Exercício não dói, exercício não faz sofrer, deve dar prazer a quem está fazendo. Quando isso não ocorre deve ser trocado.
- Todo exercício é passível de adaptação, restrições de movimento não são motivo para cancelar a seção.
- Cabe ao professor explicar o movimento, realizar algumas repetições como exemplo e corrigir o posicionamneto do aluno, sempre que necessário.
- O professor deve ser organizado, preparar o ambiente antes do início da seção, separando o material que será usado.
- O professor deve motivar o aluno à realizar os exercícios, mas precisa também respeitar o seu ritmo, não exagerando no nível de exigência.
Aguardem mais dicas!