A última moda das academias e Personal Trainers é oferecer o serviço/modalidade de treinamento funcional. O número de adeptos aumenta, mas o que está sendo vendido como uma grande novidade é a bem da verdade muito antigo, talvez o método mais antigo que podemos conhecer.
A palavra funcional significa de acordo com o dicionário: decorrente de uma função, do exercício ou trabalho de um orgão ou aparelho. O orgão ou aparelho, neste caso é o corpo humano. Ou seja o treinamento funcional nada mais são do que exercícios que garantem o bom funcionamento do corpo humano.
E aí vem a pergunta: mas não foi isso que sempre fizemos ao nos exercitar?
Nem sempre…
Treinamento funcional – entenda o que é isso
Clique aqui e conheça nosso canal no Youtube
Quando digo que trata-se de um método antigo voltamos à Grécia antiga, aos Jogos Olímpicos da antiguidade, aos gladiadores romanos e à todos aqueles que mesmo sem saber aplicaram na sua preparação física, o que conhecemos hoje pelo nome de Teoria do Treinamento. Ela se fundamenta em quatro princípios básicos:
- Especificidade – treine movimentos parecidos ou iguais ao que pretende fazer
- Sobrecarga – para haver ganho é preciso aumentar a sobrecarga sempre que houver adaptação
- Individualidade – respeite seus limites, o que ébom para os outros pode não ser adequado para você
- Reversibilidade – tudo que se ganha, se perde, basta parar de treinar
E porque eu digo que nem sempre usamos exercícios funcionais para melhorar nosso condicionamento físico? Por que os exercícios feitos por nós deveriam abranger as seguintes capacidades, além de considerar os princípios acima.
- Equilíbrio
- Força
- Flexibilidade
- Resistência
- Coordenação
- Velocidade
Agora vamos pensar no mais comum, vamos para a academia, fazemos algumas aulas e também musculação, será que contemplamos todas essas capacidades. A resposta é fácil: algumas (ou muitas) ficam esquecidas.
Então o que fazer?
Precisamos pensar antes de tudo nas nossa necessidades, isso contempla o princípio da especificidade, que pode ter relação com uma modalidade esportiva que você pratique, com os exercícios que terá que realizar em um TAF, ou com sua atividade profissional.
A partir daí fazer a escolha dos exercícios ou atividades que contemplem tanto suas necessidades quanto que abrajam as seis capacidades em proporções adequadas ao seu objetivo (olha a especificidade aqui novamente), não esquecendo de respeitar seus limites (princípio da individualidade).
Determinadas as suas necessidades e limitações é preciso progredir. Para se obter resultados satisfatórios e melhorar sua condição física é necessário aumentar a sobrecarga do exercício sempre que houver adaptação. Temos aqui o princípio da sobrecarga. Isso pode ser obtido aumentando o peso, o tempo de execução, a velocidade, a amplitude, o grau de dificuldade.
E por fim: nunca parar!
Vou ter que parar de fazer as atividades que gosto?
De forma alguma! Se gosta, deve continuar, mas para obter os benefícios do treinamento funcional terá que acrescentar outras atividades complementares.
Experimente, é desafiador e seu corpo vai agradecer.
em primeiro lugar acho todas as materias otimas parabens!comprei uma estaçao de musculaçao da kikos e gostaria de saber se posso fazer todas as variaçoes de exercicios todos os dias ?
Respondendo para a Lucia
Quanto entusiasmo!!!
De preferência divida os grupos musculares. Peça ajuda de um professor de Educação Física ou contrate um serviço de Personal Virtual (Clique aqui para saber mais).
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Podemos concordar com o conceito de “novidade” quando nos referimos ao serviço disponibilizado pelas academias ou do personal treiner.
Na Grécia antiga, cidade Olímpia, encontraram nas escavações pedras com entalhes para as mãos deduzindo assim a prática do treinamento com peso. Muito antes dos primeiros Jogos Olímpicos!!!
Quanto aos princípos de treinamento citados, todos são ou deveriam ser bem planejados em qualquer modalidade: academia, basquete, 100m rasos, futebol, ou seja, não é algo específico do treinamento funcional.
Milon de Crotona treinava carregando um bezerro nas costas e cada vez que o bezerro era alimentado e crescia, por consequência, ficava mais pesado oferencendo uma carga ou resistência progressiva para o discípulo de Pitágoras.
Quanto as capacidades física elas podem sim ser praticadas na academia, por exemplo. Todas, sem restrições quando bem acompanhadas e orientadas. A utilização de peso livres (halteres) e com os adequados estímulos: velocidades de contração, por exemplo, beneficiam coordenação e flexibilidade. Quantas pessoas sentem dificuldade para realizar o exercício tríceps francês por falta de coordenação neuromuscular e falta de flexibilidade nas fases excêntrica e concêntrica???
Algo que possivelmente vem da falta de estímulos na infância ou adolescência, período que nos é permitido experimentar uma gama maior de habilidades.
Treinamento funcional talvez seja marketing para modificar a imagem um pouco desgastada das academias ou profissionais da área. Assim como o alto nº de pacotes e aulas de Body vida… paciência, pois atividade física e alto rendimento sempre serão contraditórios.
Olá, preciso da sua ajuda, eu fazia academia mas parei por 6 anos mais ou menos devido aos estudos e ao trabalho não sobrava tempo . Agora resolvi voltar para o treinamento funcional, comecei bem fazendo exercícios 3 dias na semana , mas, na terceira semana passei mal durante os exercícios as vistas ficaram escuras, vomitei e começou uma dormência dos pés e tomou o corpo todo a fala embolou, mim levaram às peças para o hospital . Chegando no hospital os batimentos cardíacos estavam normal , a glicemia também . Fui afastada para realizar exames médicos, fiz vários, teste de esfosso , eletrocardiograma, etc.. no meu caso o medico só constatou que eu estou com uma hérnia de disco na coluna cervical. Ainda assim, ele permitiu que eu voltasse para a funcional e fisese exercícios moderados.
Voltei e no segundo dia passei mal novamente , não como na primeira vez, mas fiquei tonta e sofri desmaios, a pressão arterial estava boa, a glicemia também, fiquei bem em poucos minutos.
Em alguns relatos dizem que é normal, mas mim preocupada, será se realmente isso é normal ?
Com toda sua experiência o que você mim diz?
Que tipo de exercício recomendaria para mim, pois parei de fazer a funcional.
Oi Edvania,
Considerando que todos os exames foram normais e foi diagnosticada uma hernia cervical, os sintomas batem.
Não existe exercício proibido, mas pessoas que não podem fazer determinados exercícios, então independente da atividade que for fazer pode voltar a ter esses sintomas se algum exercício afetar sua hernia.
O mais importante é avisar ao professor sobre sua condição. Inserir um exercício por vez no seu treino, também pode ajudar a identificar quais deles causam o problema.
Se não se sente confortável para continuar com funcional, experimente tentar a musculação ou o pilates em studio.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni