O Fique Informa não se tornou um oráculo, continua sendo um site que trata de assuntos relacionados ao exercício, saúde e qualidade de vida e justamente por isso prevejo que no futuro precisaremos de mais fisioterapeutas. E vou além, médicos ortopedistas se preparem para ter seus consultórios cheios também.
Há aproximadamente seis meses tenho recebido uma enxurrada de comentários com relatos de pessoas que passam mal na academia, uma parte delas chega até a desmaiar. A essa altura você deve estar se perguntando o que isso tem a ver com os fisioterapeutas. E eu respondo: tudo!
Fisioterapeutas terão bastante trabalho se não houver mudanças
Antes de continuar, que fique claro, que o que faz essas pessoas passarem mal é de ordem fisiológica e não é disso que estou falando, mas no final acaba tendo relação.
Começo a perceber que esses relatos coincidem com o advento do HIIT (as atividades de alta intensidade), a abertura desenfreada de estúdios de crossfit e atividades similares sendo feitas nas academias. Mas eu não acredito em coincidência…
A cada relato só fico imaginando o que deve estar acontecendo com músculos e articulações, usados nesses exercícios, que de tamanha intensidade, levam as pessoas a vomitar ou até desmaiar. E concluo que no futuro fisioterapeutas terão bastante trabalho…
Vamos combinar que fazer seções de exercicíos mais curtas é interessante, que trocar a atividade convencional da academia por outra desafiadora é bem legal, principalmente quando os resultados são iguais ou melhores, mas infelizmente não é para qualquer um. Veja que não existe exercício proibido, existem pessoas que não podem fazer determinados exercícios. O aluno precisa aprender a respeitar os seus limites e cabe ao professor ensiná-lo sobre isso.
O indivíduo que até ontem passava o dia inteiro no sofá, hoje está virarando pneus gigantes e fazendo tabata training. É pedir para passar mal e para se lesionar. O corpo humano é uma máquina incrível e bastante resistente, mas tem gente abusando e muito. Veja que não é uma questão de idade, mas de condicionamneto físico.
Entenda de uma vez por todas:
Vomitar durante ou após o treino NÃO É NORMAL.
Desmaiar durante o treino NÃO É NORMAL.
Sentir dor para fazer exercício NÃO É NORMAL.
Ficar com o corpo dolorido um ou dois dias depois do treino, pode acontecer, mas se impedir que realize suas atividades diárias NÃO É NORMAL.
E para que no futuro, Fisioterapeutas e Médicos Ortopedistas não enriqueçam demasiadamente, finalizo deixando um recado aos colegas Profissionais de Educação Física: o melhor amigo da fisiologia e da biomecânica é o bom senso. Se não for por eles faça por você. Pode abusar que é de graça e não faz mal à saúde!