A meditação tem sido praticada há séculos, e seus benefícios no combate à ansiedade e ao stress são amplamente reconhecidos.
É uma prática mental que envolve foco, concentração e consciência plena. Existem várias técnicas, incluindo mindfulness, meditação transcendental e meditação guiada. Independentemente da técnica escolhida, o objetivo da meditação é sempre o mesmo: acalmar a mente e cultivar uma sensação de paz interior.
A ciência comprova os efeitos da meditação no estresse e ansiedade
Clique aqui e inscreva-se no nosso canal do Youtube!
Leia também: Exercício físico no tratamento e prevenção da ansiedade
Um dos principais benefícios da meditação é a sua capacidade de reduzir o stress e a ansiedade. Estudos científicos mostraram que a prática regular pode diminuir os níveis de cortisol, o hormônio do stress, no corpo. Além disso, a meditação promove a ativação do sistema nervoso parassimpático, que é responsável pela resposta de relaxamento do corpo.
Em 2021, cientistas do Instituto Max Planck e da Universidade de Dresden, na Alemanha, publicaram uma pesquisa que demonstrou que a prática da meditação pode reduzir o estresse crônico. Eles analisaram o cortisol presente nos fios de cabelo dos participantes como indicador do nível de estresse.
O cortisol é um hormônio liberado em situações de estresse, sejam elas agudas ou prolongadas. Em casos de estresse crônico, a circulação prolongada desse hormônio pelo corpo resulta em seu acúmulo nos cabelos. Assim, a detecção do cortisol nos fios se mostrou uma medida confiável para avaliar o estresse de longo prazo.
O estudo teve a duração de nove meses, com análises dos fios realizadas a cada três meses. Os voluntários passaram por três métodos diferentes de meditação. O objetivo era trabalhar as habilidades da atenção, compaixão, gratidão e capacidade de enxergar situações pela perspectiva do outro. Após seis meses, a concentração de cortisol nos fios havia diminuído 25%.
Além de reduzir o stress, a meditação também pode melhorar a saúde mental de diversas outras maneiras. Pode ajudar a reduzir os sintomas de depressão e aumentar a sensação de felicidade e bem-estar. Além disso, a meditação tem sido associada a uma maior capacidade de lidar com emoções difíceis e a uma melhoria na qualidade do sono.
Benefícios Físicos da Meditação
Não são apenas os benefícios mentais da meditação que são impressionantes; a prática também pode ter um impacto positivo na saúde física. Ela tem sido associada a uma redução da pressão arterial, o que pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares. Além disso, a meditação também pode fortalecer o sistema imunológico, tornando o corpo mais resistente a doenças e infecções.
Para colher os benefícios, é importante praticar regularmente. A consistência é fundamental quando se trata de meditação, e mesmo alguns minutos por dia podem fazer uma grande diferença. Além disso, é importante encontrar uma técnica de meditação que funcione para você e se comprometer a praticá-la regularmente.
5 dicas para quem quer começar a meditar
Essas são algumas dicas de meditação que dou para as pessoas que fazem Consultoria de Bem-Estar comigo. A meditação é uma das práticas integrativas complementares que uso para auxiliar as pessoas que me procuram para ter uma vida mais saudável, por meio da mudança de hábitos, com foco na longevidade e qualidade de vida.
- Comece com pouco tempo. De três a cinco minutos é suficiente.
- Para controlar o tempo use uma música, quando a música acabar, acabou a meditação. No Youtube você encontra muitas músicas para meditar com diversas durações. Há também as músicas para aplicação de Reiki que tocam um sininho a cada espaço de tempo (2 minutos, 3 minutos, 5 minutos), você também pode usar essas músicas.
- Sente-se de forma confortável, pode ser em uma cadeira.
- Coloque a sua atenção na respiração. Não precisa forçar, só observe a entrada e saída de ar. Colocar o foco em uma parte do corpo também ajuda, por exemplo, na ponta do nariz.
- Não fixe em nenhum pensamento. Quando surgirem, apenas deixe passar, como se fosse um vagão de trem. Não tente inibir, mas também não se aprofunde. E volte o foco para a respiração ou para a parte do corpo que você escolheu.
Ao incorporar a meditação em sua rotina diária, você pode experimentar uma série de benefícios transformadores. Reserve um tempo para meditar todos os dias e comece a colher os benefícios hoje mesmo.