Impacto nada mais é do que a FRS (força de reação do solo), que é dada pela 3ª Lei de Newton.
Para cada ação existe sempre uma reação com mesmo módulo de intensidade e direção mas com sentido contrário.
A FRS pode ser dividida em três componente vetoriais:
- Horizontal (antero-posterior),
- Vertical
- Médio-lateral.
A soma dessas três medidas resultaria na FRS. E como a F=m*a (F: força, m: massa, a: aceleração) temos que o tal do impacto depende da massa corporal, ou seja do peso do indivíduo.
A associação dessas medidas de força, seu ponto de aplicação e sua direção permite calcular o torque causado pelo apoio e assim obter essa importante medida biomecânica para o estudo do movimento humano.
Conheça a força vertical para algumas atividades
- Correr: 2,5 PC
- Saltar em altura: 11,0 PC
- Saltar em distância: 11,0 PC
- Salto triplo: até 18,0 PC
- Basquete (bandeja): 8,9 PC
- Voleibol: 5,0 PC
- Handball: 7,0 PC
(PC= peso corporal)
O que nos faz concluir que correr não é uma atividade de alto impacto!!!! Então porque se diz que correr causa problemas nos joelhos por IMPACTO????
Existem alguns fatores que podem contribuir. Musculatura fraca é um deles, os músculos absorvem o “impacto” e quando não são bem preparados, quando estão fraquinhos, não cumprem com essa função. Outro fator é o excesso de peso. Se você está com sobrepeso, a corrida poderá ser altamente prejudicial, uma vez que a FRS está diretamente relacionada com a massa do indivíduo, ou seja com o peso corporal.
Antes de pensar em correr, perca peso, caso contrário sua cartilagem articular irá sofrer. Saiba que a cartilagem articular tem baixa resistência à compressão. E uma vez lesionada, você poderá adquirir outra, só na próxima encarnação!!!!