Já vimos que existem vários tipos de alongamento, a sua importância e também algumas dicas. Aproveite os benefícios do alongamento com essa seqüência simples para ser realizada em apenas 10 minutos!
Mantenha a postura por 20 segundos.
1- Sente-se sobre os ísquios (ossinhos em baixo do bumbum) com os joelhos flexionados, mantenha pé contra pé, os calcanhares ficam cerca de dois palmos do púbis . Incline as costas para a frente com a intenção de encostar o peito nos pés.
2- Estenda as pernas para frente, mantenha a ponta dos dedos apontada para o teto. Leve o peito na direção da coxa.
3- Deite-se e espreguice. Vire em decúbito ventral (de barriga para baixo e repita o movimento).
4- Sente-se sobre os calcanhares. Leve os braços à frente e mantenha as orelhas entre os braços.
5- Fique na posição de quatro apoios, mantenha as mãos apoiadas no chão com os dedos virados para você. Leve o quadril para trás, com cuidado, como se fosse sentar. Não tire a palma das mãos do chão.
6- Sente-se sobre os calcanhares. Se conseguir sente-se entre os pés. Se sentir dores nos joelhos não faça esse exercício.
7- Apoie o pé, inteiro, no chão. Transfira o pes do corpo para frente. Repita com o outro lado!
8- Eleve seu quadril, mantenha os joelhos estendidos e o peso do corpo distribuido sobre os pés. Relaxe os braços e o pescoço. Suba desenrolando o corpo, encaixando vértebra por vértebra. Os ombros e a cabeça são os últimos a chegar.
9- Leve os braços para cima e espreguice.
10- Flexione o cotovelo, levando sua mão na direção das costas. Faça uma pressão no cotovelo, com a mão oposta. Repita do outro lado!
11- Cruze um os braços pela frente do seu tronco. Faça uma pressão nos cotovelo. Repita do outro lado!
12 – Cruze seu braço, na diagonal, pelas costas, puxe com a outra mão. Flexione a cabeça para o mesmo lado. Repita do outro lado!
13 – Leve os braços para trás, entrelace os dedos e projete os ombros para trás.
14 – Leve os braços para frente, entrelace os dedos e projete os ombros para frente, fazendo uma bolinha com o tronco.
Imagens: tiradas da net