O exercício de extensão do tronco é um dos exercícios que mais vejo sendo executado de forma errada, quando estou na academia. Muitas vezes, por questões éticas, me sinto impedida de fazer a correção, o que me deixa muito aflita.
A execução desse exercício no equipamento da sala de musculação, não é indicada para iniciantes, pois é necessário estar preparado para realizá-lo. Mesmo tendo o preparo exigido, o ideal é pedir a ajuda do professor para corrigir o ângulo da execução, uma vez que não depende só de força, mas de uma boa dose de consciência corporal.
Exercício de extensão do tronco – Variações
Clique aqui e inscreva-se no nosso canal do Youtube!
Leia também: aparelhos de musculação para coxa
O exercício de extensão do tronco é excelente para fortalecer os músculos da região lombar, exige também dos glúteos e posteriores da coxa. Portanto um exercício importante, já que fortalece uma região que costuma ser bastante exigida em muitos esportes e tarefas do cotidiano.
Quem está iniciando pode fazer no solo, sobre um colchonete, até adquirir força suficiente para usar o aparelho com segurança. A execução pode ser feita somente com a parte superior do corpo, somente com a parte inferior do corpo ou com ambas. Ainda há variações alternando lado direito com o lado esquerdo, como se estivesse nadando.
Há também a possibilidade de fazer o exercício sobre uma bola, uma caixa no pilates ou um step. Algumas pessoas conhecem esse exercício pelo nome de superman, por questões óbvias!
Agora faça seu professor feliz e execute o exercício como se deve, com máximo aproveitamento e risco mínimo de lesões.
Post original publicado em: 12 de março de 2012.