Ansiedade e depressão são problemas diferentes, embora muitas vezes sejam citados juntos, pois uma pessoa com depressão podem sofrer de transtornos de ansiedade. O Exercício é um excelente complemento à terapia contra ansiedade e depressão, ele pode ajudar a melhorar o humor, a auto-estima, reduzir o estresse e melhorar o sono.

exercicio ansiedade depressao

 

Depressão

A depressão pode ser interpretada como um estado de humor que afecta os pensamentos, os sentimentos o comportamento e bem-estar físico do ser humano. As pessoas em estados depressivos podem sentir tristeza, ansiedade, inutilidade, irritabilidade, perda de apetite, insônia, suicídio, etc.

Ansiedade

A ansiedade é um estado psicológico e fisiológico que se caracteriza pela soma de componentes emocionais, cognitivos e comportamentais. A ansiedade é considerada uma reacção normal ao stress, que  pode ajudar a ultrapassar uma situação difícil na vida. Tanto na presença como em ausência de estresse psicológico, a ansiedade pode criar sentimentos de medo, preocupação, entre outros. Quando a ansiedade se torna excessiva, pode ser classificada como transtorno de ansiedade.

Fonte: Depressão Ansiedade

Exercício, ansiedade e depressão

Um documento publicado pelo Exercise is Medicine do American College of Sports Medicine nos traz algumas dicas sobre a prática de exercícios para quem tem ansiedade e depressão. Clique aqui para ler o documento na íntegra – em inglês.

  • Converse com seu médico sobre a integração do exercício físico regular e seu tratamento;
  • Tome todos os medicamentos, como recomendado pelo seu médico. O exercício não substitui o remédio;
  • O principal objetivo do programa deve ser encontrar atividades que você gosta e consegue fazer com regularidade. Escolha ambientes que são confortáveis ​​e familiares para você e evite situações que aumentam a ansiedade;
  • Se o seu nível de condicionamento físico é baixo, comece com sessões mais curtas (de 5 a 10 minutos) e aumente gradualmente até 60 minutos, no mínimo quatro ou mais dias por semana.
  • Pelo menos dois dias por semana, seguir um programa de treinamento de força com um a três séries de exercícios para os principais grupos musculares, com 10 a 15 repetições.
  • Atividades de corpo-mente, como yoga e tai chi, são particularmente eficazes para reduzir a ansiedade e aumentar o relaxamento;
  • Se você tomar a medicação, deve estar ciente de como isso pode afetar a sua resposta ao exercício.Por exemplo, alguns medicamentos anti-psicóticos podem causar desidratação ou perturbações na marcha , enquanto que alguns antidepressivos pode causar fadiga, tonturas e ganho de peso.
  • Seu programa de exercícios deve ser projetado para maximizar os benefícios com o menor riscos de agravar sua saúde ou condição física. Considere contratar um Personal Trainer que poderá criar um programa de exercícios adequado para sua condição e necessidades específicas.