Recebo muitas perguntas sobre qual o tênis certo para a prática de atividades esportivas. E a resposta é: não há um tênis certo! Há o melhor tênis para você.
Há algum tempo que pesquisadores têm investigado sobre as características biomecânicas de calçados esportivos. No laboratório de Biomecânica da Escola de Educação Física e Esporte da USP há uma linha de pesquisa dedicada ao estudo da locomoção onde diversos aspectos dos calçados esportivos são verificados. Os principais objetivos desses estudos têm relação com a otimização do rendimento e a prevenção de lesões e controle de sobrecarga, portanto na hora de escolher o tênis certo, devemos nos preocupar em primeiro lugar em qual atividade ele será usado. Um tênis de corrida tem diferenças muito específicas quando comparado com um tênis para basquetebol e não é apenas no design! O tênis Mizuno, assim como o tênis Reebok e o tênis Adidas são exemplos de calçados esportivos que recebem investimentos no aperfeiçoamento e na adequação para diversas modalidades, assim como os tênis de outras grandes marcas
Então como escolher o melhor?
Algumas regrinhas simples irão ajudá-lo na escolha. Nem sempre o mais caro é o mais adequado para você. É importante ressaltar que um dos principais aspectos observados nas pesquisas sobre calçados esportivos é que boa parte dos resultados é ?sujeito dependente?, ou seja depende muito mais das característica do indivíduo do que do calçado propriamente dito.
- O tênis precisa ser confortável. A palmilha deve “abraçar” seus pés.
- Ele deve antes de tudo proteger os pés. O tênis precisa dar estabilidade para os movimentos.
- O solado deve ser adequado ao tipo de piso. Nada de usar chuteira com traves para caminhar na rua!
- Os calcanhares devem ser ligeiramente mais altos, cerca de 2,5cm.
- Não se importe com o sistema de amortecimento. As diferenças entre eles não são significativas.
Usar o melhor tênis acaba com os problemas de lesões?
Não! Apenas auxilia na prevenção. Muitos outros fatores podem estar associados, como o excesso de peso e a falta de descanso. De nada adianta escolher o melhor sistema de amortecimento e treinar pesado todos os dias, sem fazer as pausas para a recuperação. Seu corpo vai sentir, as lesões com certeza virão e você ainda vai querer colocar a culpa no seu tênis!
E aí já escolheu o melhor tênis para você?