Muitas pessoas relatam engordar no fim de semana, chegam a ganhar até 2 quilos! Se você é uma dessas pessoas, precisar ler esse texto, com atenção até o final, para saber como não engordar no fim de semana.
O Prof. Dr. Lancha Jr, que me deu aulas de nutrição na graduação, explicou esse fenômeno citando um artigo científico de 2008. Realmente existe um ganho de peso no fim de semana, a boa notícia é que não engordamos, pelo menos não tanto quanto parece. A essa altura você pode estar se perguntado, como o peso aumenta, mas não estou engordando? A resposta é muito mais simples do que você pode imaginar.
Como não engordar no fim de semana
O Prof. Dr. Lancha Jr, explica que nesse artigo foi avaliado a mudança de estilo de vida nos finais de semana, mais especificamente o quanto se reduz o gasto calórico e quanto ingerimos mais no fim de semana. Trocando em miudos os pesquisadores verificaram que ficamos menos ativos e comemos mais durante o fim de semana.
Na média eles descobriram que nossa ingestão aumenta em 100Kcal no sábado e gastamos menos 100Kcal no domingo, desta forma teríamos um aumento de 200Kcal no total que na balança se traduziria por apenas 26g de peso a mais (1kg = 7700Kcal). Se o indivíduo vai engordar no fim de semana, 26g em média, onde foram parar os outros quilos que a balança nos mostra na segunda-feira?
Embora o artigo não trate especificamente dessa questão a resposta pode estar logo na sua introdução quando afirma que: “Flutuações diárias no peso corporal são comuns devido a mudanças no estado de hidratação, ingestão alimentar e nos padrões de atividade física diária.” Se já sabemos que a influência imediata, no aumento significativo do peso, não se dá pelo aumento das calorias (balanço enrgético positivo), que é ínfimo, sobrou apenas a hidratação para explicar porque as pessoas relatam engordar no fim de semana.
Vamos pensar juntos, quais as principais mudanças no seu cardápio aos fins de semana? O que você consome que é diferente do que durante a semana? É bastante comum o aumento do consumo de salgados e embutidos, como amendoins, queijos, alimentos em conservas, frios etc. Também é comum o aumento no consumo de bebidas alcoólicas. A somatória dessas duas condições se faria necessário aumentar também o consumo de água, mas na prática não é isso que acontece. Quando temos nossa hidratação comprometida, nosso corpo retém líquido e assim sendo há um aumento de peso na balança.
Apesar dos resultados da pesquisa nos mostrarem que de fato não engordamos demasiadamente nos fins de semana, ela nos traz um alerta de que a médio/longo prazo, mantendo esse comportamento, teremos um aumento significativo de peso. Se considerarmos apenas as 200Kcal extras do fim de semana significaria o ganho de mais de 1kg por ano, com os dados completos da pesquisa chegaram a quase 4kg/ano, o que pode ser traduzido em um problema de saúde pública.
A resposta para como não engordar no fim de semana é simples: beba bastante água, mais do que o habitual (eu disse água, cerveja não vale!!!). No geral a recomendação continua a mesma, mantenha uma alimentação equilibrada, faça exercícios físicos, hidrate-se, descanse e tenha uma vida mais saudável e feliz!