Emagrecer 10 kg em dois dias pode parecer tentador, mas na verdade é um objetivo impossível e que envolve grandes riscos.
Existe uma diferença entre emagrecer e perder peso. O emagrecimento tem relação com a eliminação de gordura, já a perda de peso pode envolver a eliminação de gordura, mas também de líquido e massa muscular. É ai que mora o perigo!
Quais os riscos da Perda de Peso
Clique aqui e inscreva-se no nosso canal do Youtube!
Pessoas que perdem peso muito peso, de forma rápida, em geral, estão perdendo muito líquido e também massa muscular. Um bom exemplo disso são os lutadores de artes marciais que precisam perder peso, para se enquadrarem em categorias mais baixas e usam estratégias que os levam a transpirar de forma excessiva. Ocorre que esses lutadores são atletas, acompanhados por profissionais de saúde e recuperam o peso logo após a pesagem oficial. Ainda assim, estão sujeitos à problemas de saúde como a desidratação severa que pode levar à falência dos órgãos.
Estratégias de restrição calórica e jejum, que teoricamente levariam ao emagrecimento por restringir a quantidade de calorias ingeridas, quando feitas de forma radical, sem acompanhamento profissional podem levar à desnutrição. Podem também causar outros problemas de saúde alterações hormonais, amenorreia (ausência de menstruação), queda de cabelos, enfraquecimento das unhas, deficiência no sistema imune , perda de massa muscular, dentre outros.
Vale lembrar que a perda de massa muscular pode afetar negativamente o metabolismo, tornando mais difícil para o corpo queimar calorias e perder peso no futuro. O que, com certeza, não é desejável.
Há que se considerar, também, que perder peso de maneira rápida e drástica provavelmente não será sustentável a longo prazo. Assim que as pessoas voltarem a se alimentar normalmente, é muito provável que recuperem o peso perdido. Isso pode levar a um ciclo de dietas e ganho de peso, o que pode ser prejudicial tanto para a saúde física quanto mental. É o famoso efeito sanfona.
Por que emagrecer 10 kg em dois dias é impossível
É uma questão matemática! Faça as contas comigo!
O emagrecimento acontece quando entramos em déficit calórico (gastamos mais calorias do que ingerimos). Cada quilo de gordura equivale à 7.700 kcal. Dessa forma para emagrecer 10 Kg precisamos gastar cerca de 77 mil Kcal a mais do que o que ingerimos.
Sabemos que para aumentar o gasto calórico, precisamos nos movimentar mais, e o exercício é a melhor opção para atingir esse objetivo. Dessa forma vou listar alguns exercícios e o gasto calórico de cada um deles para ficar mais claro sobre o que estamos falando, considerando uma pessoa de 70 Kg.
- Andar de bicicleta: 180 a 300 Kcal por hora. Se pedalássemos por 24 horas o gasto calórico seria entre 4.320 Kcal e 7.200 Kcal.
- Correr 600 Kcal por hora. Se corrêssemos por 24 horas o gasto calórico seria cerca de 14.400 Kcal.
- Caminhada 330 Kcal por hora. Se caminhássemos por 24 horas o gasto calórico seria de 7.920 Kcal.
Percebe que está muito distante das 77 mil Kcal necessárias para os 10 Kg. Isso explica por que é impossível emagrecer 10kg em dois dias.
Como emagrecer 10 Kg com segurança e saúde
Em primeiro lugar, é importante entender que a perda de peso saudável e sustentável envolve a combinação de uma dieta equilibrada e exercícios físicos regulares. Isso geralmente leva tempo e é raro que alguém consiga perder mais de 0,5 kg a 1 kg por semana, dessa forma a chance de recuperar o peso perdido diminui muito.
É importante lembrar também que perder peso de maneira rápida e drástica provavelmente não será sustentável a longo prazo. Assim que as pessoas voltarem a se alimentar normalmente, é muito provável que recuperem o peso perdido. Isso pode levar a um ciclo de dietas e ganho de peso, o que pode ser prejudicial tanto para a saúde física quanto mental.
Em vez de tentar perder 10 kg em dois dias, é melhor focar em mudanças de estilo de vida a longo prazo que promovam a perda de peso saudável e sustentável. Isso inclui comer uma dieta equilibrada, praticar exercícios físicos regularmente e ter uma boa noite de sono.
Embora o emagrecimento dependa do déficit calórico como eu disse, há inúmeros fatores que podem interferir nesse processo. Por exemplo: pesquisas, descobriram há bactérias no nosso intestino que podem dificultar o emagrecimento e que podem ser modificadas por meio de ajustes na alimentação.
O papel do sono no processo de emagrecimento, é a interferência no mecanismo de fome/saciedade, também serve de exemplo.
E muitas vezes o exercício feito sem orientação adequada não atinge os patamares necessários para promover o emagrecimento. Fiz um post em que explico, passo a passo, como emagrecer 10 kg em 24 horas de treino, clique aqui para ler.
Portanto, se você deseja emagrecer 10kg com segurança e manter o novo peso, recomendo que busque a ajuda de profissionais de saúde, como um médico endocrinologista, um nutricionista e um profissional de educação física.