A dor no joelho incomoda e algumas vezes pode ser incapacitante, a boa notícia é que você pode acabar com ela de vez com uma medida muito simples: movimento.
A dor no joelho pode acontecer por duas razões: lesão e sedentarismo. As lesões nos joelho podem ser de dois tipos:
- Contusões – são traumas diretos, em decorrência de pancadas, comuns nos esportes de contato e quedas. Geralmente de tratamento mais simples, na maioria das vezes analgésico e fisioterapia podem resolver.
- Torções – ocorrem de forma indireta, na maioria das vezes, quando o pé está fixo no chão e a perna roda torcendo o joelho. geralmente são mais graves: Lesão de menisco; lesão do ligamento cruzado anterior; e lesão da cartilagem articular. Pode ainda ocorrer outras lesões, mais raras, como as lesões do ligamento cruzado posterior e as rupturas de tendão.
os excessos cometidos na prática de exercícios e esportes, quando não há um preparação física adequada também podem ocasionar o desgaste de estruturas e dor.
E onde entra o sedentarismo nisso? Um corpo que não tem um preparo físico mínimo está mais sujeito às lesões por torção e também pode ter a cartilagem articular prejudicada por “falta de uso”. A cartilagem articular precisa de compressão e descompressão para se manter nutrida e viva. Ela funciona como uma esponja que apertando e soltando enche e esvazia de líquido. Quando isso não acontece ela morre aos poucos, causando o enrijecimento e a dor no joelho.
Clique aqui e inscreva-se no nosso canal do Youtube!
leia também: Posso fazer agachamento completo?
Como o movimento pode ajudar a evitar a dor no joelho.
É provável que você já saiba, mas vale sempre a pena relembrar, músculos fortes, treinados protegem as articulações uma vez que absorvem parte da força que iria pra ela. Por isso exercícios resistidos como a musculação, por exemplo, são recomendados.
No entanto só fortalecer os músculos pode não ser suficiente. Muitas vezes as torções ocorrem pela baixa coordenação motora daquela pessoa. No nosso cotidiano, nossos joelhos fazem alguns tipos de movimentos que não treinamos na musculação. Pense, por exemplo o quanto que o joelho de quem joga futebol é exigido, além dos chutes, o jogador de futebol, corre, desacelera e muda de direção muitas vezes. E todos esses movimentos exigem dos joelhos. No nosso cotidianos fazemos também esses movimentos.
O ideal para evitar a dor no joelho e manter a sua saúde é acrescentar além dos exercícios que promoverão o aumento da força, exercícios funcionais que ajudem a melhorar a coordenação motora, dentre esses exercícios estão os que promovem a melhora da mobilidade.
O que fazer quando tiver dor no joelho
Se você sofreu uma contusão ou uma torção o recomendado é procurar um médico para identificar se houve a lesão de alguma estrutura e iniciar o tratamento, o quanto antes
Se não tem algum motivo aparente que possa justificar a dor. Comece a se movimentar mais, inclua exercícios na sua rotina, de preferência com a prescrição de um Profissional de Educação Física. Se as dores persistirem vale a pena procurar um médico para entender se existe alguma lesão.
Quais exercícios podem ser feitos por quem tem dor nos joelhos?
Qualquer exercício, desde que não cause dor. A pergunta mais comum é específica: posso fazer agachamento? A resposta é sim, pode, na amplitude máxima que conseguir fazer SEM DOR.
Ah, Denise, mas meu médico disse que não posso fazer agachamento. Ok, pergunte pra ele como sugere que você vá ao banheiro ou sente no sofá de hoje até o resto da sua vida. Percebe que não faz o menor sentido não treinar agachamento uma vez que você usará esse movimento diariamente, várias vezes ao dia?
O exercício de agachamento pode variar de uma leve flexão no quadril e joelhos, até a posição de cócoras. Tudo isso é agachamento e você vai treinar agachamento tendo como limite a dor, em primeiro lugar. Aos poucos vai aumentar a amplitude do movimento. Junto com o treino de força deve fazer um treino de mobilidade que inclua o quadril, os joelhos e o tornozelo. (Na verdade devemos treinar mobilidade para o corpo todo, mas como aqui o assunto é joelho…).
Evite fazer exercícios sem orientação de um Profissional de Educação Física, lembre-se de informá-lo sobre qualquer problema de saúde, inclusive problemas nos joelhos, e sempre informe qualquer tipo de dor.
Exercício não causa dor e sofrimento, nunca. Se isso está acontecendo repense a sua prática.