Uma das dicas que dou no post, Como me tornar um Personal Trainer, é que o primeiro passo para conseguir clientes é fazer com que as pessoas saibam o que você faz. Parece óbvio, mas muita gente, não sabe como fazer isso. Aqui listei 10 maneiras de divulgar o trabalho do Personal Trainer.
Conheci um executivo da área de comunicação em uma multinacional que dizia assim: “o galo só é dono do terreiro porque cacareja”. É é justamente isso que o Personal Trainer deve fazer. Cacarejar sobre os seus serviços, só assim as pessoas saberão o que você faz. E claro que se você não fizer, alguém vai fazer e ocupar um espaço que poderia ser seu.
Formas de divulgar o trabalho do Personal Trainer
Leia também: Facebook para Personal Trainer: Perfil ou Fan Page?
Clique aqui para conhecer a Escola Online de Negócios Fitness
Existem muitas maneiras de divulgar o trabalho do Personal Trainer. Algumas muito básicas e que se você ainda não faz, deve providenciar imediatamente e outras que requerem um pouco mais de conhecimento e às vezes um investimento maior.
- Cartão de visitas: não dá para pensar que o Personal Trainer não tenha um cartão de visitas. Ele pode ser simples, conter apenas os dados para contato, mas é importante para ser entregue rapidamente em uma reunião social, por exemplo. É um recurso que custa pouco e que muitas vezes é esquecido pelo profissional. Dica: não imprima em casa, fica pouco profissional.
- Folder: o folder é um recurso de divulgação interessante para entregar após uma conversa inicial, na academia, por exemplo. Ele deve conter informações mais detalhadas sobre o seu serviço.
- Cartaz: os cartazes podem ajudar na divulgação do serviço em locais específicos, mas vai depender da abrangência da sua atuação. Por exemplo pode ser fixado no mural de serviços de um condomínio.
- Revista de bairro: são cada vez mais raras, mas dependendo da localização ainda tem um bom apelo e alcance. Há alguns condomínios que têm jornalzinho próprio, também pode ser uma boa opção. A grande questão é que esse tipo de divulgação depende da disposição da pessoa em contratar o serviço de Personal Trainer naquele momento. Portanto não adianta fazer um anúncio e depois não fazer mais.
- Sites de terceiros: divulgar o seu serviço em sites relacionados á sua atuação pode render clientes e não necessariamente você precisará pagar por isso. A divulgação pode ser feita por meio de artigos sobre algum assunto pertinente, você pode assinar uma coluna sobre um assunto que você domina.
- Site pessoal: Imprescindível! Não dá para pensar em um profissional liberal hoje que não tenha um site para apresentar seus serviços. Esqueça modelos prontos tipo WIX, assim como material impresso em casa, é pouco profissional. Considere contratar um empresa especializada para fazer seu site com urgência. Recomendo essa aqui: http://interconectada.com.br/criamos-seu-site/
- Anúncios no Google: os anúncios no Google costumam dar um bom retorno, mas para isso o ideal é que você tenha um site para onde direcionar as pessoas. Existe a possibilidade também de anunciar apenas com o telefone de contato.
- Facebook: Ter uma página no Facebook pode ser uma excelente forma de divulgar o seu serviço. Dá trabalho para manter, pois é preciso planejamento e criação de conteúdo, mas os resultados podem vir em mais clientes para você.
- Facebook Ads: São os anúncios no Facebook. Assim como os anúncios no Google, costuma dar um bom retorno. Para anunciar no Facebook é preciso ter uma página. Não é possível fazer anúncios a partir de perfis.
- Instagram: Pense no Instagram como uma grande vitrine. Você pode publicar além de fotos e vídeos do seu trabalho, dicas instantâneas usando o recurso stories.
Essa lista não foi feita por ordem de prioridade. Lembre-se de avaliar quais dessas formas de divulgação são mais adequadas para você e reserve uma verba mensal para investir no marketing do seu serviço como Personal Trainer.
Esse texto foi atualizado. Data da primeira publicação: 19 de fevereiro de 2011.