Dar feedback faz parte das tarefas de um líder, mas, para que a ação tenha o efeito desejado, para que seja um feedback eficaz, é preciso cuidado para não causar um resultado inverso. De acordo com a coach Bibianna Teodori, alguns profissionais podem receber a mensagem como uma crítica e até se abalar com a atitude.
“Muitos ficam na defensiva e se sentem humilhados ou envergonhados. Mas normalmente isso acontece quando o feedback não foi aplicado corretamente”, afirma a especialista.
Segundo Bibianna, o feedback eficaz acontece quando o receptor o encara como um estímulo. “Quando o feedback leva o profissional a se sentir encorajado a encontrar soluções, melhorar ou adotar uma postura proativa, é sinal que o processo foi bem feito pelo líder.”
Para a coach, é fundamental que o emissor da mensagem aponte caminhos mais produtivos e enriquecedores, para que o aprendizado possa ocorrer. “Deve-se encorajar o colaborador, esclarecer pontos da situação atual e visar a solução dos problemas, além do aprimoramento de habilidades.”
7 dicas para o feedback eficaz
Leia também: Curso Online de Gestão Profissional de Academias
Clique aqui para conhecer a Escola Online de Negócios Fitness
Clique aqui e assine nosso canal no Youtube
- Descreva o comportamento ou o acontecimento que merece atenção, exatamente como ocorre, sem fazer juízo de valores.
- Seja especifico, não geralista. Qual comportamento deve ser melhorado ou aprimorado.
- O feedback deve ser voltado para a necessidade do receptor, e não do emissor. A ação não é feita para extravasar raiva, decepção ou qualquer emoção negativa.
- Foque no comportamento, não na identidade do receptor.
- Ajude a tornar o feedback algo solicitado, positivo, bem recebido, e não imposto. Se você quer fazer uma bela colheita, precisa de terra e sementes saudáveis.
- Dê o feedback rapidamente, logo após um acontecimento. Quanto maior a demora, maiores serão as chances de o interlocutor esquecer pontos cruciais e até mesmo duvidar de que as coisas aconteceram da forma como você esta dizendo.
- Tente validar se o feedback foi absorvido. Existe uma grande diferença entre ouvir e escutar. Ouvir efetivamente significa entender e observar as informações transmitidas.