É comum sentir as mãos inchadas durante a caminhada. O inchaço das mãos ocorre em função do seu posicionamento durante o exercício. Braços mantidos ao longo do corpo dificultam o retorno venoso, ou seja o sangue desce, pois é bombeado pelo corações, mas tem dificuldade para voltar.
O sangue é responsável pela oxigenação dos músculos, além do inchaço das mãos, quando sua circulação está prejudicada, pode gerar formigamento e sensação de coceira, que são outros sintomas que podem aparecer quando as mãos estão inchadas.
No texto ‘Por que a mão incha quando faço caminhada’, explico com mais detalhes os motivos que levam à esse desconforto durante a caminhada.
Como evitar o inchaço das mãos durante a caminhada
Clique aqui e inscreva-se no nosso canal do Youtube!
Reuni cinco dicas que podem ajudar a melhorar o inchaço das mãos durante a caminhada e costumam funcionar muito bem! Experimente algumas delas e veja qual traz o melhor resultado para você.
- Utilize a gravidade a seu favor: de vez em quando rode os braços, deixando as mãos acima da cabeça, para que o sangue desça em direção ao coração.
- Durante trilhas e caminhadas mais longas utilize um cajado ou mantenha as mãos na alça da mochila, perto do ombro, para facilitar a circulação no braço.
- Ao sair para caminhar, retire objetos apertados que possam prejudicar a circulação sanguínea, como anéis. Relógios não trazem problemas se estiverem folgados. Já pulseiras justas e elásticos podem comprimir o punho e dificultar o retorno do sangue.
- Mexa os punhos, agite os dedos como quem toca piano, feche e abra a mão. Apertar bolinhas de borracha também ajuda, já que esse movimento espreme os vasos da mão e ajuda a bombear o sangue.
- Se, apesar desses cuidados, a mão ficar inchada, mergulhe-a em água com gelo. A vasoconstrição gerada pelo frio ajuda o retorno do sangue. Ficar deitado também pode ajudar.