Chega o inverno e sentimos mais fome, isso acontece pois nosso corpo gasta mais energia para manter a temperatura. Receber dicas para driblar a fome, nessa época do ano é bem vinda, pois comendo mais é provável que ganhemos mais alguns quilos. Aliás é justamente isso que nosso corpo deseja, pois a gordura é isolante térmico.
É também no inverno que bate mais preguiça de fazer exercícios, embora temperaturas mais amenas sejam favoráveis, deem mais disposição par treinar, nos dias mais frios tudo o que não queremos é sair de casa. Daremos preferência por nos manter embaixo das cobertas, por ambiente fechados e comidas mais calóricas. Adiamos nossa ida à academia, caminhar ao ar livre fica fora de cogitação e o resultado aparece na balança.
Dicas para driblar a fome no inverno
A nutricionista Alessandra Coelho, dá algumas dicas para driblar a fome no inverno, sem engordar. Experimente colocá-las em prática!
1 – Inclua folhas na sua alimentação. Opte por preparações cruas em pelo menos uma refeição – no almoço é mais fácil pois as temperaturas costumam ser mais elevadas.
2 – No jantar, abuse dos vegetais cozidos e capriche no uso das ervas aromáticas, que realçam o sabor de cada alimento.
3 – As sopas são boas opções, mas lembre-se que alguns legumes, como os tubérculos (batata, mandioquinha, mandioca, inhame, cará, cenoura), contêm um teor elevado de carboidrato e devem ser consumidos com moderação. Procure sempre incluir folhas e carne magra na sua sopa e deixe o pão ou torradinha de lado.
4 – As frutas podem ser consumidas como lanchinhos intermediários, nos intervalos das refeições.
5 – Mantenha a recomendação de beber pelo menos 1,5 litro de água por dia. Os chás quentinhos são boas alternativas para completar este volume.
Você também não precisa abandonar as receitas clássicas. O mais importante é que a exceção não se torne regra. Além das dicas para driblar a fome no inverno, veja essas sugestões da nutricionista.
Fondue – Priorize queijos magros como o cottage e prepare a receita com leite desnatado. Inclua pães integrais e atente-se ao vinho, que tem calorias. Se optar por servir sobremesa use frutas aquecidas com uma pitada de canela. E deixe o fondue de chocolate para um outro dia.
Massas – Escolha as integrais e evite os molhos gordurosos, como o branco e à base de queijos. Inclua vegetais, como o brócolis, o que irá melhorar o perfil nutricional do prato.
Chocolate quente – Use leite desnatado e cacau em pó. Uma dica: acrescente uma porção de pó para pudim diet e deixe a preparação mais cremosa sem aumentar as calorias.
Chocolate – Procure não consumir todos os dias e priorize os amargos ou meio amargos, que têm menor teor de gordura e açúcar.
Doces – Se a vontade de doce for grande, tente esquentar uma maçã ou banana com canela no microondas. Fica uma delícia e tem baixas calorias.
Se você tem alguma dica que ajude a driblar a fome, conte para nós deixando um comentário!