Cursos à distância (EAD – Educação à Distância) são uma ótima oportunidade de atualização como eu já havia sugerido em outro post. Para conhecer melhor o sistema do Portal da Educação, me inscrevi no Curso de Pilates.
Escolhi por já ter uma formação sólida na técnica e portanto plena condição de avaliar o conteúdo oferecido.
Após fazer o cadastro, escolher o curso e realizar o pagamento fui direcionada para uma página com ícone “Sala de aula”
Clicando no ícone Sala de Aula, tive acesso ao ambiente do curso com as seguintes abas:
Conteúdo: Aba onde fica disponibilizado o conteúdo do curso, dividido por módulos. No caso do Pilates foram quatro. O curso é apresentado pelo Prof. Edu, um simpático personagem que chama a atenção para os principais tópicos. Conforme avançamos vão aparecendo algumas perguntas que nos ajudam a ter feedback sobre nosso desempenho. Ao final de cada módulo existem desafios com o mesmo objetivo
Forum: Aba onde são disponibilizadas questões referentes ao curso. Durante o meu curso apareceu apenas uma apresentação dos participantes, com aderência muito baixa e uma questão para discussão na última semana, a qual apenas eu respondi.
Chat: Aba que dá acesso à uma sala de bate papo com pessoas de diversos cursos. O mais legal é que há a troca de material de outros cursos de interesse.
Material: Aba que dá acesso ao material do curso em PDF.
Mural: Aba que dá acesso à informações sobre o andamento do curso. Data de videoconferência, por exemplo.
Tutoria: Aba que dá acesso ao canal de comunicação com o Tutor. Por aqui é possível sanar eventuais dúvidas. Precisei usar uma vez e fui atendida em cerca de 48 horas.
Biblioteca: Acesso à artigos de diversas áreas.
Provas: Aba que dá acesso à uma prova com 10 questões de múltipla escolha, com duração de 30 minutos para ser realizada ao término do curso.
Além da prova havia um trabalho, opcional, que poderia acrescentar 1ponto na média e na página principal existe um gráfico que mostra seu aproveitamento no curso conforme a linha do tempo.
O curso de Pilates
O conteúdo é bom, bem elaborado e não deixa a desejar para outros curso presenciais que já fiz. No caso específico do Pilates o que faz falta é a parte prática, fundamental na formação. E não basta ter acesso à estrutura de um studio e reproduzir os exercícios, o ajuste dos equipamentos, a correção da postura e das execuções necessitam de um instrutor.
A grande vantagem do curso é o custo baixo. Apesar de não ser adequado para formar um professor de pilates ele válido em algumas situações:
- como forma de atualização;
- para aqueles que pensam fazer a formação na técnica, mas ainda tem dúvidas e não querem investir em algo que podem não gostar;
- para aprender sobre a técnica antes de realizar um curso presencial.
Gostei muito e pretendo fazer outros cursos, aguardem em breve mais informações!
Olá Denise!
Encontrei seu blog por acaso na net. Eu tb sou formada em Ed. Física, mas atuo em escolas, mas o mundo fitness me fascina, por isso gostei muito das dicas e das matérias do seu blog. Parabéns pelo trabalho, e estarei sempre por aqui.
Beijos,
Sônia