Os exercícios educativos para corrida fracionam os movimentos da corrida, melhorando a coordenação, com o objetivo de torná-la mais eficiente, com menor gasto energético. Desde que bem executados, corrigem erros, vícios de postura do corredor e melhoram a velocidade. Devem ser praticados por todos, mesmo pelos iniciantes.
O vídeo abaixo, foi produzido pela equipe Play Team e apresenta alguns exercícios educativos e de fortalecimento muscular para corrida.
Olá, Profa. Denise.
Tenho acompanhado este blog (do qual gosto muito) e gostei bastante deste post ensinando exercícios para melhorar a técnica da corrida. Aproveito para pedir dicas semelhantes para treinamentos de natação.
Obrigado!
penso que voces poderiam colocar mas comentarios a respeito da boua postura do corredor… como seria essa boua postura?
Esses exercícios não são garantia de boa corrida pra ninguém. Nunca foram testados cientificamente e muito menos promovem adaptações fisiológicas capazes de modificar uma corrida.
Esses são exercícios de um meio onde fazem parte de um programa de treinamento avançado de um atleta corredor de elite, onde são realizados de forma sistemática e controlada, podendo contribuir no aquecimento e/ou treinamento de força e preventivo desses atletas. Mas também muito questionado sobre sua real eficácia. Treinadores mais estudiosos e não supersticiosos já aboliram isso. E não contribuem para educar nada, nenhum movimento durante a corrida será modificado (ou ?educado? como foi dito) por esses exercícios.
Respondendo para o Rodolfo…
Oi Rodolfo!
De fato nenhum exercício será garantia de boa corrida para ninguém, pois isso também depende de outros fatores, inclusive genéticos. Por exemplo, eu nunca correrei bem, pois sofro de broncoespasmo, salvo se tomar um broncodilatodor, mas isso é outra história.
Quem disse que os educativos promovem adaptações fisiológicas? As adaptações são motoras. O objetivo principal é melhorar a coordenação motora e como em qualquer outro tipo de exercício melhorando a coordenação gasta-se menos energia na execução.
Desconheço a existência ou não de estudos científicos específicos sobre o assunto, mesmo porque não é minha área de investigação. O que posso inferir é que pode ser que existam outros métodos, mais modernos, baseados em estudos biomecânicos, que possam substituir o uso desses exercícios, mas daí a dizer que não servem para nada há uma grande distância.
Ainda existem muitos técnicos e professores que utilizam os educativos, e não é por superstição! Sugiro que você leia Compreendendo o Desenvolvimento Motor do Gallahue e Aprendizagem Motora do Magill, te darão base para entender sobre o que estou falando.
Um abraço
Profª Esp. Denise Carceroni
So gostaria de comentar que qualquer informação para que se tenha uma forma de evitar lesões,as pessoas interresadas em fazer atividades fisicas ou desporto de uma maneira mas correta é valida Professora continue o seu trabalho e o Sr°.Rodolfo em vez de fazer comentarios ajude-nos a melhora as informações pelo jeito so senhor sabe muito de corrida.