Um dos esportes que a cada dia atrai mais adeptos é a corrida. Mas será que os corredores que têm dores na coluna podem praticar o esporte que é a “bola da vez” no Brasil? O especialista em doenças da coluna, o neurocirurgião Dr. Vinicius Benites, explica que a corrida é uma atividade aeróbica que visa o condicionamento cardiorrespiratório, principalmente, e não tem função de fortalecimento muscular.
“É uma atividade de impacto, ainda mais quando realizada em pisos duros como o asfalto. No entanto, saliento que ela por si só não predispõe a dores da coluna, mas pode piorar para aqueles que já possuem algum tipo de problema”, afirma.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população mundial, em algum momento da vida, sofrerá com dores na coluna. Dr. Benites comenta que toda atividade aeróbica deve ser completada com um esporte que trabalha o fortalecimento muscular, principalmente o abdômen e lombar, para proteção da coluna. “O corredor deve ficar atento se há piora da dor com os treinos. Caso haja, ele deve ser avaliado por um especialista em doenças da coluna”.
Dr. Benites orienta os corredores a usarem um tênis adequado para o esporte, pois protege não só a coluna, mas também todas as articulações. “O calçado adequado para corrida é aquele que tem um amortecimento capaz de absorver o impacto no piso em que ele for utilizado. Portanto, o amortecimento para quem corre no asfalto deve ser maior do que aquele de quem pratica o esporte na areia da praia, por exemplo”.
Inverno
O inverno está chegando e com as temperaturas mais baixas aumentam os casos de pessoas que sofrem com dores nas articulações e ossos. O neurocirurgião esclarece que o frio contrai mais a musculatura podendo causar dores. “As dores de coluna relacionadas à artrose, como inflamação das articulações da coluna, podem piorar a sensação dolorosa nos dias mais frios, especialmente no inicio do movimento. Depois de iniciado a atividade física, como a corrida, a tendência é que a dor melhore. Sendo assim, o clima não é um fator determinante para piora do problema, apenas uma maior sensação de dor”, diz Dr. Benites.
Dicas para corrida e dores na coluna
- Escolha um calçado confortável e adequado;
- Associe fortalecimento abdominal e lombar;
- Caso tenha dor lombar ou cervical, faça uma avaliação com um médico especialista em doenças da coluna;
- Lembre-se que corrida não é contra indicado para quem tem dor nas costas e nem para quem já foi operado da coluna;
- Pratique a corrida no mínimo 2 vezes na semana.
Neurocirurgião, especialista em doenças da Coluna, realizou especializações em Cirurgia da Coluna Vertebral com um dos maiores e mais reconhecidos nomes da área, o Prof. alemão Dr. Jurgen Harms, no Spine Surgery Center da Klinikum Karlsbad Langensreinbach, e também no Center for Spinal Surgery and Neurotraumatology, ambos na Alemanha. É médico do Grupo de Coluna, da disciplina de Neurocirurgia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP), onde exerce funções acadêmicas, assistenciais e de pesquisa.