Um dos posts mais comentados do Fique INforma é: Condromalácia e exercício. Até o momento em que iniciei este post já haviam 96 comentários, em sua maioria dúvidas. Por isso selecionei as perguntas mais frequentes para responder aqui.
1- Condromalácia tem cura?
Não, ou melhor dizendo ainda não. Há pesquisas sendo realizadas com células tronco, também pesquisas de medicamentos. Em medicina nada é definitivo, por isso é importante manter contato com médicos especialistas que acompanham os avanços nessa área.
2- Preciso fazer fisioterapia?
A fisioterapia é importante para ajudar na analgesia e no início do trabalho de fortalecimento, portanto nào deve ser dispensada quando for indicada pelo médico.
3- Posso continuar dançando, praticando esportes, pedalando?
Muitas pessoas perguntam se podem continuar praticando suas atividades prediletas. A resposta é depende. Depende do grau de acometimento, do tipo de atividade e do nível de fortalecimento. O tratamento é para a vida toda, portanto não adianta ter pressa. Faça tudo o que o médico mandar, espere os resultados e depois tente voltar aos poucos.
4- Existe alguma atividade física que seja totalmente liberada?
Quase todas as atividades na água podem ser feitas. Exceto aquabike, perna do nado peito, exercícios onde os joelhos sejam constantemente flexionados.
5- Medicamentos são eficazes no tratamento da condromalácia?
O uso de medicamentos a base de glicosamina e condroitina tem se mostrado eficaz no tratamento da condromalácia para a maioria das pessoas. O mais conhecido é o Condroflex, para usá-lo, como qualquer outro medicamento, é necessária a prescrição e acompanhamento médico.
6- Bati o joelho e agora sinto dores. Será que tenho condromalácia?
A condromalácia pode surgir devido a contusões diretamente na patela, mas apenas um ortopedista poderá dar o diagnóstico correto.
7- Não tenho tempo para fazer fisioterapia e fortalecimento. O que é indicado neste caso?
O indicado é arrumar tempo!!! Apenas o medicamento não resolverá o problema.
8- É verdade que se tenho condromalácia preciso perder peso?
Apenas se você estiver com sobrepeso ou se for obeso.
9- Que modalidades esportivas são contra indicadas?
De maneira geral esportes que gerem grande impacto (FRS) devem ser evitados. Eu incluiria aí, Ginástica Olímpica, Capoeira, Atletismo (principalmente os saltos), basquetebol, voleibol. Outras modalidades que exijam a flexão/extensão constantes podem causar prejuízos.
10- Cirurgias são indicadas?
Até onde eu tenho conhecimento as cirurgias são recomendadas apenas em casos extremos, onde há comprometimento da locomoção, justamente pelo fato de não se obter grandes resultados com ela. Contudo podem surgir novos procedimentos, o ideal é sempre manter contato com seu médico para saber das novidades.
11- É possível diminuir o grau da doença?
Até onde sei a condromalácia é degenerativa, contudo as pesquisas sobre regeneração de tecido cartilaginoso têm avançado muito. Nunca ouvi falar de casos onde o nível da doença tenha diminuído, sei de casos onde há a estabilização, o que não significa que eu esteja totalmente certa. Converse com seu médico sobre o assunto, com certeza ele é a pessoa indicada para lhe prestar essas informações.
Eu tenho condromalacia há 2 anos !O médico me recomendou fazer exercicios em academia,outro medico me indicou cirurgia.Agora to em dúvidas!sobre o q faço!tomo medicamentos há tempo e nada resolveu.artrolive e remedios pra dor.
Respondendo para a Gracineia
Oi Gracineia!
Sou a favor de tentar todos os recursos antes de operar. De qualquer forma quem deve definir a necessidade cirúrgica é o médico. Minha sugestão é que peça uma terceira opinião (médica) antes de decidir.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
oi,
tenho condromalacea patelar grau 4 nos dois joelhos,após qualquer esforço a dor piora.Faço hidrofisioterapia e toma arpadol e ardrolive e quado a dor aumenta(constatemente acontece)tomo outros mremédios para inflamação e dor.estou tentando fugir da cirurgia pois tenho 41 anos e sou professora de ed. física do pré escolar ao 5º anos a precisamente 22 anos.Os médicos já avisaram que com a cirurgis ou sem ela não posso mais dar aulas.gostaria de ouvir sua opinião.
abraço
Respondendo para a Márcia
Oi Márcia!
Sugiro que peça a opinião de um médico do esporte. Eles costumam ser menos conservadores. Talvez seja interessante deixar as classes dos menores que exigem mais de você e trabalhar apenas com crianças maiores, isso talvez diminua sua exigência física e permita que continue exercendo a profissão.
Um abraço
Profa. Esp Denise Carceroni
tenho condromalacia patelar grau iv,estou fazendo musculação e já fiz fisioterapia,daqui a um mes estou pensando em infiltrar synvisc,vc ja escultou falar da eficacia deste medicamento,agradeço,e espero q possa voltar a jogar minhas peladas.
Respondendo para o Euclides
Oi Euclides!
O Synvisc simula a ação do líquido sinovial. Não sou médica e também não estudo especificamente problemas no joelho. O que já li sobre esse medicamento é que é mais eficaz nos estágios iniciais de problemas nas articulações. Converse com seu médico, pergunte sobre resultados de pesquisas feitas com esse medicamento.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Profa Denise,
Corro regularmente há mais de 5 anos. Nunca havia tido problemas de joelho. Nao tenho historico familiar. Tive uma lesao no joelho D há 4 meses. a patir desta data nao corri mais. Na ressonância realizada há 3 meses detectou uma condromalacia patelar incipiente. Já fiz 45 sessoes de fisioterapia. Tomei 5 cx de anti-inflamatórios, tudo com orientaçao medica. Agora comecei um novo tratamento de 30 dias com ARTROLIVE e estou tomando a sexta cx de anti-inflamatorio ARCOXIA. Estou fazendo reforço muscular em academia. Faço tb nataçao. PORÉM, a dor continua a mesma dos ultimos 4 meses. Nao diminuiu em nada. Gostaria de saber o seguinte: a) Infiltraçao: é viável agora? b) Há uma aplicaçao de um medicamento para lubrificar a cartilhagem. O que vc acha? c) cirurgia resolveria, pois entendo que minha lesao é leve, mas se tornou cronica. d) ASTROLIVE é eficaz? e) VOLTAREI A CORRER?
Obrigado…
Respondendo para o Marcelo
Esse problema é chato mesmo. Chato porque dói, chato porque é difícil de tratar.
Respondendo às suas perguntas:
a) Infiltração deve ser o último recurso antes da cirurgia, eu não faria agora, 4 meses é pouco tempo para tomar uma decisão tão radical.
b) O que eu ouvi falar sobre essa aplicação é que ameniza a dor, mas não resolve o problema, mas nunca lí nada científico a respeito.
c) Bem, cirurgia é o último recurso, só usado em casos muito graves.
d) Artrolive tem mostrado um bom resultado na maioria dos usuários, se o médico recomendou, acho que vale a pena tentar.
e) Não dá para saber, isso só o tempo poderá dizer. O fato é que se não fizer um excelente trabalho de fortalecimento e alongamento, terá dificuldades até para andar. Tenha paciência, não pense em meses, pense em mais de um ano.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
gosaria de saber se posso fazer Pilaes tenho condromalacia a 5 anos tomo medicação mas ainda tenho dor.
Respondendo para a Luciana
Oi Luciana!
Pode sim, mas não esqueça de avisar ao professor sobre seu problema e não faça nada que cause dor.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Fui diagnosticado após uma RNM, com condropatia patelar (grau 1), já agendei fisioterapia e tenho uma dúvida quanto a medicação, se esta pode ser manipulada ????
O ortopedista me receitou SULFATO DE GLICOSAMINA (500 mg)e SULFATO DE CONDROITINA (400 mg), 1 cápsula por dia.
Respondendo para o Paulo
Oi Paulo!
Acredito que sim, mas é melhor confirmar com seu médico.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá, tenho 12 anos e tenho condromalácia no grau 4 no joelho esquerdo, após muitos inchaços o médico decidiu fazer um exame de ressonância, descobriu tudo isso. Agora tive de parar o voleibol e posso fazer apenas natação exceto o nado de peito.
Atualmente, estou tomando Artrolive, fazendo exercícios para fortalecimento da musculatura, um pequeno problema é que eu havia rompido o ligamento do meu tornozelo do mesmo pé da condromalácia, diz a fisioterapeuta, que o rompimento deste, deixou meu músculo contraído. Essa contração pode ter sido uns dos fatores da aquisição da “doença”? Obrigada.
Respondendo para a Mirella
Oi Mirella!
Dependendo do músculo, pode ter contribuído, mas não foi responsável sozinho pela lesão. Geralmente ocorre por uma combinação de fatores.
Quanto a cirurgia, convém consultar um outro médico para ter uma segunda opinião. Realmente não sei responder à você como reage a cartilagem de um pré-adolescente, pode ser que pelo fato de ainda estar se desenvolvendo tenha chance de regenerar, mas só um médico poderá confirmar o que estou dizendo.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
*também para ajudar o joelho, o médico verá como o meu joelho reage deixando-o parado, utilizarei muleta durante um mês, depois disso, farei outra ressonância, caso saia um resultado ruim, terei de fazer uma falsa cirurgia, uma raspagem no osso. Seria correto já partir para a cirurgia, pois tenho apenas 12 anos, diz ele, que ainda há uma pequena esperança de regeneração, mesmo sabendo que nao se regenera.
ola! sou diego, a 1 ano atrás comecei a sentir dores na região da patela, fui submetido a rnm do joelho E e o resultado foi o seguinte: sinal de impacto na cartilagem e bursite. O medico receitou o seguinte: 20 sessões de fisioterapia, fiz 42 e a dor continuava e cada vez mais, por recomendação medica passei para o pilates e após 3 meses a dor tava impossivel continuei e depois de 1 ano após ter feito a rnm fui submetido a outra e foi encontrado o seguinte: patela tipo 3 de wiberg, condromalacia difusa grau 2, bursite infrapatelar profunda e alteração mucóide no corno posterior do menisco medial. gostaria de saber:O que e recomendado fazer? e verdade que a condromalacia não tem cura? e que o tratamento e para impedir que ela avançe? o tratamento e a vida toda? a cirurgia não apresenta melhora significativa? qual o tempo de tratamento até poder retornar as atividades normais? Obrigado.
Respondendo para o Diego
Oi Diego
A recomendação é tratamento medicamentoso e fisioterapia. O trabalho de fortalecimento deve ser contínuo, para sempre. De fato ainda não tem cura e esse é o tratamento recomendado para atrasar o seu avanço. A cirurgia é recomendada nos casos mais graves e há casos em que não surte um efeito significativo. Quanto à voltar às atividades normais não dá para dizer e depende do que você chama de normal, existem atividades que você deverá evitar sempre.
Está claro que alguma coisa deu errado no seu tratamento, pois a recomendação médica é a que você seguiu. Sugiro que converse com seu médico a respeito e na dúvida consulte um outro especialista.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá…gostaria de saber se tem tratamento experimetal com células tronco para condromalácia patelar, e onde eu poderia me inscrever para participar. Grato!
Respondendo para o Davi
Oi Davi!
Desconheço se há alguma linha de pesquisa nesse sentido.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Denise,
Minha dúvida é a seguinte, fui diagnosticada com Condromalácia Grau 3, o médico passou o tratamento com condroflex, opcional, até pelo alto valor da medicação, pelo oq eu entendi o Condroflex seria para inibir as célular que “comem” a cartilagem e estimular a sua reconstituição, se essa realmente for a função do remédio, não seria possível então regredir na patologia?!
Vale a pena o tratamento com Condroflex??
Tenho apenas 25 anos e é angustiante não poder correr….fortaleço, fortaleço e fortaleço e não sinto melhoras!!
Respondendo para a Mariana
Oi Mariana!
É difícil dizer se vale a pena. O que sabemos é que algumas pessoas têm ótimos resultados com esse medicamento e outras não. A lógica é essa que você falou, mas na prática não é isso que acontece, se fosse assim, não seria uma medicação opcional.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Denise,
A natação seria o exercício mais indicado para o tratamento da condromalácia? Ou há outra modalidade de exercício mais indicada? Grata !
Respondendo para a Maria Joana
Oi Maria Joana!
A natação é indicada como opção de atividade que não trará prejuízo para o problema e não no tratamento. Para auxiliar no tratamento o mais indicado é a musculação.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá, a cerca de um ano tenho sentido dores no joelhoE, há 3 meses fui diagnosticada através de uma ressonancia com condromalácia grau I. Já fiz 30 sessões de fisioterapia e ainda continuo com bastante dor. Gostaria de saber qual o tempo médio para estabilizar o problema (parar de sentir dor) e voltar a ‘vida normal’ (caminhar, subir escadas, usar salto, ficar em pé, dobrar as pernas)? Comecei o fortalecimento muscular após as 10 primeiras sessões e tive que parar, pois aumentou as dores e o inchaço, é comum demorar para começar a fortalecer sem prejudicar mais? Hidrofisioterapia, pilates e acupuntura podem ter maior eficácia? Tenho 19 anos, é recomendado fazer aplicação de fermatron?
Ah, também não sei qual a causa, pois nunca pratiquei esportes e a condro já acomenteu também meu joelhoD.
Agradeço o espaço e aguardo resposta.
Juliana.
Respondendo para a Juliana
O tempo não dá para prever, pois depende de muitos fatores, o certo é que sua “vida normal” será diferente do que sempre foi, terá que ter mais cuidado com as tarefas que estava habituada a fazer.
A fisioterapia deveria ter ajudado a melhorar, talvez precisasse de um tratamento um pouco mais conservador, converse com seu médico e fisioterapeuta. Tratamentos alternativos costuma ajudar, mas não resolvem o problema, voc6e precisará fazer um trabalho de fortalecimento para o resto da vida.
A causa, pode ter sido o próprio sedentarismo. A falta de fortalecimento muscular, aliado ao esforço diário para subir escadas, andar de salto etc pode ter contribuído para o problema.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
a 2 anos que tenho condromalacia nos dois joelhos e tendinite nos dois foi constatado numa rsm faço fisioterapia 3 vezes por semana e 2 x hidroginatica toma sache de glicosamina e condroitina e atiflamatorios qdo piora , duvida minha casa tem 18 degras p subir p meu quarto 17 p sair p a rua , tenho que fugi das escadas p sempre isso piora ou nao o que fazer ……………….
Respondendo para a Cleusa
Oi Cleusa!
Com certeza subir e descer degraus não ajuda nada no seu caso e pode até piorar.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá
Tenho condromalacia grau IV descoberto ha 2 ou 3 anos,hoje estou com 40 anos e até o momento não estava levando tão a sério meu problema, porém hoje fui transferida de unidade da empresa, onde tem muitas escadas a cada passo tem uma escada com muitos degraus e sei que não posso subir ou descer pois sirgiram dores que antes não tinham e por enquanto não tenho como evitar as escadas a não ser que eu pare de trabalhar o que no momento seria inviável pára mim, teria alguma sugestão? O pior que minha filha está com 18 anos e já reclama com dores no joelho, será que é hereditário?
Obrigada
Respondendo para Rejane
Oi Rejane!
O ideal seria não usar escadas com frequência. Minha sugestão é que procure seu ortopedista para que indique um tratamento imediatamente. Fazer o fortalecimento da musculatura é fundamental para poupar sua articulação. Quanto à sua filha, pode ter uma herança genética, herdou alguma característica anatômica, por exemplo.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Profa.
Olá há 4 meses fiz uma cirurgia de lca, passados os meses , sentia muitas dores ao flexionar os joelhos, principalmente ao subir e descer escadas, fui ao médico e constatou uma condromalácia grau 1.
Eu sou um jogador nato de futebol e tb estou me preparando para a PF , gostaria de saber se realmente tenho chances , pois precisso correr e pular no prova física.
qual a melhor forma de melhorar esse problema?
antes fiz fisioterapia , fiz jump.
já estou na academia , tentando fortalecer.
o melhor seria cirurgia?
grato
Respondendo para o Enejohn
Oi Enejohn!
Geralmente a cirurgia só é indicada nos graus mais graves da doença. O tratamento é esse mesmo fisio e agora fortalecer bastante e para sempre na academia. A questão é: se passar na prova física, vai conseguir exercer sua função? Condromalácia é degenerativa.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá, descobri q eu tenho condromalacia apouco, bati uma ressonância e foi diagnosticado, fazer musculação nas pernas e caminhada ajuda?? li alguns artigos relacioandos ao desgaste dos ossos, e nisso vi escrito q ajuda aos ossos dois medicamentos Cloreto de Magnésio e calcio. Isso ajuda mesmo ??
Respondendo para o Gerson
Oi Gerson!
A musculação é totalmente indicada, desde que acompanhada por um profissional. Quanto aos medicamentos os mais recomendados são a base de condroitina e apenas seu médico poderá indicar ou não o uso.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá Denise, fiz uma ressonância e deu Focos de condropatia na patela preservando camadas profundas no joelho direito e no joelho esquerdo deu focos de condropatia incipiente na patela, e peritendinite anserina.
e em ambos sinais de hoffite.
Não sei qual é o grau desta condromalácia visto que os dois ortopedistas que passei me disseram que eu tinha condromalácia na paleta mas não me falaram o grau.
Um me receitou SULFATO DE GLICOSAMINA (1,5G)e SULFATO DE CONDROITINA (1,2G), um sache everfevente por dia.
Qual o grau da minha condromalácia?
visto que sinto dores de cansaso na patela e sinto as pernas fracas.
Vou ficar com isto pra sempre então?
Respondendo para o Adilson
Oi Adilson!
Em ciência nada é para sempre! Por enquanto o que sabemos é que não há cura.
O grau da sua condromalácia só pode ser determinado através dos exames. Não tem com eu saber.
Quanto aos exercícios, eles precisam ser adequados ao seu problema e são necessários para sua recuperação.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Eu faço academia, mas parei com o fortalecimento por causa das dores terem aumentado, fiz umas 50 sessões de fisioterapia e 10 de acumpultura a laser mas não resolveu!
O médico me disse que fisioterápia não ia adiantar e nem recomendou fazer mais por enquanto só a medicação mesmo que citei a cima.
Estou pensando em parar com a academia por causa das dores
Professora Denise,
há alguns anos tenho condromalácia grau IV nos dois joelhos Tenho 41 anos. Já passei por várias fases do tratamento… infiltrações, synvisc e a mosaicoplastia (cirurgia) em um dos joelhos… Ainda preciso fazer no outro… Continuo com muita dor quando movimento. Espero pelo avanço da medicina, principalmente da cultura de cartilagem para a área da patela. Mas como temos que seguir em frente, penso que o ideal é aprendermos a fazer os exercícios corretos, e, por isso, se for possível, me oriente sobre exercícios isométricos, pois são os únicos que posso fazer. No momento não estou podendo mais nadar, apenas caminhar na água… Preciso muito fortalecer o quadríceps urgentemente. Muito obrigada. Fernanda
Respondendo para a Fernanda
Oi Fernanda!
É difícil explicar assim, mas vou tentar. O quadríceps é trabalhado na extensão do joelho, portanto exercícios como feito na cadeira extensora, seriam indicados.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Quem tem condromalácia pode usar o aparelho air climber(um tipo de step)?
Respondendo para a Gabrilelle
Oi Gabrielle!
Não aconselho o uso.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá,Denise! Seu site é ótimo!
Voltei com mais algumas dúvidas.Sou a Vanessa,quem vc fez um post para esclarecer algumas dúvidas quanto a exercícios.Depois de tantas fisioterapias,acupuntura,hidroginástica,as dores melhoraram e voltei para academia.Fiquei uns 8 meses bem, sem dores.Agora as dores estão voltando.Pode ser devido ao aumento de carga(peso)?ou pq não estava mais usando o medicamento(diacereina),pois não estava com dores? ou será alguns exercícios que não são indicados(ex:três apoios no chão, agachamento)posso fazer?
Desculpe por tantas perguntas e peço sua ajuda mais uma vez.Estou com medo de ter de fazer tudo novamente,começar do zero novamente.Desde já, agradeço.
Respondendo para a Vanessa
Oi Vanessa!
Bom saber que as pessoas confiam e voltam aqui!
Não dá para saber o motivo das dores terem voltado, pode ser tanto pelo aumento das cargas (se não tiverem sido aumentadas gradualmente), como pela suspensão do medicamento. Não faça os exercícios com os joelhos apoiados no chão, pois aumentam a compressão patelar. Os agachamentos geram muitas controvérsias, há que indique e quem condene. Se doer não faça!
Sugiro que retorne ao médico para uma nova avaliação. Talvez apenas um anti inflamatório, prescrito pelo médico, resolva a questão da dor e permita que você volte gradualmente ao treino evitando os exercícios que possam ocasionar dor.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá Denise, boa noite!
Td bem?
Fui diagnosticada com condromalácia a 5 meses, fiz dança durante 8 anos, Ginástica Ritmica, depois pratiquei durante anos atividades como spinning, jump e hoje pratico Muay Thai a um pouco mais de 1 ano.
Quando o problema se iniciou foi um grande susto… senti uma dor insuportável que andava arrastando a perna, tive um pouco de inchaço e com o tempo foi passando.
Não tenho crises e nem tampouco fortes dores, graças a DEUS! Faço alongamentos e comecei a levar muito a sério o fortalecimento do joelho.
Quando fui ao médico, ele me deixou muito tranquila quanto ao meu problema, eu disse que praticava Muay Thai, porém como aguardava o resultado dos exames e não sabia ao certo o que era parei por um mês… Qando perguntei se eu poderia voltar ele disse que sim, disse que eu não deveria voltar se fosse jiu-jitsu ou judô devido a sobrecarga nos joelhos e ao constante atrito…
Continuo no Muay Thai sem sentir dores, mas me policio bastante no que se diz respeito aos exercícios que forçam a rótula. Faço chutes normalmente e não sinto dores…
Você acha que o Muay Thai pode ser prejudicial? Não participo de competições, treino 3x por semana. É um treinamento voltado para mulheres e também temos o TFF, que é o treinamento funcional feminino.
O impacto dos chutes nos aparadores é prejudicial?
Como eu disse, o treinamento não tem me causado nenhum tipo de dor. E qualquer incômodo por menor que seja que eu sinta, já dou uma pausa em alguns exercícios.
Gostei muito das suas respostas aos leitores e gostaria de saber a sua opinião.
Um beijo, meus parabéns e muito obrigada desde já.
Respondendo para a Cintia
Oi Cintia!
Concordo com seu médico. Além disso se você não sente desconforto não precisa parar.
O problema se agrava em movimentos que exigem constante flexão dos joelhos causando atrito entre os ossos.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá Profa. Denise,
Tenho 37 anos. Estou com:
– Condropatia patelar focal correspondente ao grau II artroscópico.
– Discreto derrame articular. ( não sei o que é isso)
Tenho marcado um médico, mas a consulta está longe.
Não quero deixar de praticar Aikido, porém estou de molho a 1 mês.
Posso fazer plataforma vibratória? Ela ajuda ?
Qual o melhor caminho ?
O que vc me sugere ?
Obrigado.
Frank
Oi, Apenas para fins de registro:
Fui a minha consulta hj e o médico me recomendou musculação para fortalecimento da perna (sem agachamento), e disse que é contra plataforma vibratória , pois ela gera impacto. Quanto ao meu aikido, ele disse-me que posso continuar a fazer, sem agachar.
Remedio me receitou Artrodar 3meses 1 p dia. Só esqueci de perguntar sobre joelheiras se ajudam/prejudicam no dia-a-dia e no aikido.
[]´s
Frank
Respondendo para o Frank
Oi Frank!
Que bom que deu tudo certo. Só teria a acrescentar à recomendação do médico o seguinte: ao menor sinal de dor, pare, não faça o exercício e procure a orientação de um Profissional de Educação Física.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá Profª Denise.Como vai?Estou escrevendo para agradecer suas orientações à respeito da musculação.Assim que comecei a treinar as dores aliviaram e não estou mais mancando.Também escrevo em tom de desabafo e alerta para todos os profissionais de artes-marciais, especialmente aquelas que exigem muito dos joelhos, para que se informem e orientem sempre aos seus alunos para que façam musculação a fim de proteger a patela,prevenindo futuros problemas e afastamento do aluno.Sofro por ter me afastado do Aikido e compartilho com a inquietação do colega que escreveu aí, o Frank Insel.Caro Frank, vc acha que é possível treinar Aikido sem agachar???Acho que é não e por isso parei.Por favor Profª Denise,transmita esta mensagem também ao Frank,pois quem sabe ele me traria uma luz,talvez.Te desejo um 2012 repleto de Saúde e muita Paz(além de dinheiro,é claro).Mais uma vez,obrigado!
Boa noite,
fui diagnosticada com condropatia patelar e hiperfrouxidao ligamentar. Tenho dúvida quanto ao exercício na cadeira extensora. Se é contraindicado qualquer atividade que seja necessário constante flexão do joelhos, como pode a cadeira extensora trazer benefícios?
Desde já agradeço.
Oi Soraya,
Seu raciocínio é correto. A coisa é assim, se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.
Para melhorar é preciso fortalecer o quadríceps, com ênfase no vasto medial e não há como fazer isso sem flexionar os joelhos.
Geralmente se inicia com exercício isométrico (sem movimento) e depois com isotônico (com movimento) em ângulos restritos.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
tenho condromalacia grau 1 ja fiz musculaçao mas n gostei e parei de fazer.Gostaria muito de fazer JUMP o q vc aconselha sera que agravaria meu problema?
Oi Milena,
O trabalho de fortalecimento é fundamental, sem ele com certeza seu problema irá se agravar.
O jump pode ser prejudicial.
Abraços
Prof. Esp. Denise Carceroni
Oi Denise,
tenho condromalacia grau 1, gostaria de saber o melhor exercicio aeróbico para ser feito?
Eu corria todos os dias antes de sentir dores e agora estou sem saber que tipo de exercicio aerobico eu posso fazer? transport, caminhada?
É ruim fazer musculação alternando com a caminhada?
desde ja agradeço
Oi Clarissa,
Tente o elíptico ou a bicicleta ergométrica.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá, rodei muito(já li até artigos científicos) e achei esse forum, q dádiva!
É normal sentir dores enquanto fazemos fisioterapia por conta da condromalácia patelar? Estive 1 ano sem praticar exercicios, mas sei bem distinguir uma dor muscular de uma dor da condromalácia. É normal a dor aumentar pq a patela estaria se estabilizando? Senti as dores aumentarem e agora parecem estar voltando a diminuir (espero eu até cessarem).
Tenho Condromalácia Patelar inicial e estou tomando sulfato de glucosamina e condroitina, bem como já fiz 5 sessoes de fisioterapia (alongamentos, reforço muscular, ultrassom e tens).
Oi Thyago,
Sim, dependendo do grau de acometimento e do exercício, é comum sentir dor durante a fisioterapia. Se a patela está estabilizando o mais esperado é a diminuição da dor, mas novamente depende do grau de acometimento, se a cartilagem já estiver muito danificada possivelmente sentirá dor em intensidades variadas conforme o movimento.
Não desista do tratamento!
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá, Denise! Fui diagnosticada com condropatia patelar avançada. Estou obesa e tenho que perder peso com urgência. Gostaria de saber se posso fazer caminhada, embora saiba que não é indicado (não sinto dores ao andar). Penso que no meu caso possa trazer mais benefícios do que malefícios uma vez que me ajudará a perder peso. Qual sua opinião?
Abraços!
Oi Helen,
Apesar de não ser indicado, se não te incomoda, então faça. O ideal seria uma bicicleta horizontal.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Eu tenho condromalácia patelar e gostaria de saber se posso fazer musculação?ou puxar pesos nas pernas pode ser prejudicial?
Oi Eloisa,
Você deve fazer musculação, faz parte do tratamento para o seu problema. Peça orientação à um profissional de Educação Física pois existem algumas restrições.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Muito Obrigado Denise!
Fico feliz então, pq o tratamento parece estar dando certo, as dores são bem menores e cada vez menos frequentes. Já consigo subir e descer escadas (obviamente o faço bem devagar e evito ao máximo), mas ainda sinto que caminhadas mais rápidas impactam bastante e incomoda um pouco. Estou terminando as 10 sessões de fisio amanhã e por orientação médica farei mais 10. Estou louco para voltar a fazer minhas caminhadas, planejei para Abril e espero q dê tudo certo!
Até que nível a cartilagem consegue se regenerar? Tenho Condromalácia Patelar inicial!
Oi Thyago,
Fico feliz que esteja se recuperando. Até onde sei não se regenera. O que conseguimos é melhorar a congruência dos ossos, fortalecer a musculatura para sobrecarregar menos a articulação e com isso desacelerar o processo degenerativo. Contudo a medicina evolui sempre e haviam estudos sobre promissores sobre a regeneração da cartilagem, mas não tive notícias sobre resultados positivos.
Lembre-se que o trabalho de fortalecimento é para sempre!
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá Professora, estou aqui novamente! Fiquei sabendo de uma técnica chamada PRP – Plasma Rico em Plaquetas, que pelo meu entendimento seria algo parecido como a ação de células tronco. Este procedimento tem sido muito utilizado por atletas profissionais e tem dado resultados excelentes, diminuindo muito seu tempo de recuperação. Pode ser utilizado em músculos e em alguns tipos de lesão de cartilagem.
Vi o video abaixo e fiquei curioso:
http://www.youtube.com/watch?v=qxpQmGrAQys&feature=related
Também me falaram da autohemoterapia. Alguma dessas técnicas traz bons resultados no tratamento da condromalácia patelar e pode vir a curar totalmente o paciente?
Oi Thyago,
De fato existem muitas pesquisas por aí, mas ainda não temos resultados concretos e confiáveis para o tratamento.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Ola, tenho condromalacea, o medico recomenda academia de musculacao. Tem algum exercicio que pode fazer mal na academia? Quais sao os mais indicados? Abraços bia
Oi Beatriz,
As respostas à sua pergunta estão nesse post e no outro que está no link. Qualquer dúvida deve consultar o seu professor.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá Dra. Denise,
Também tenho crondomalá patelar, ultimamente meu joelho está inchando, percebi que é independente do salto alto
que uso. Tenho que ir para uma academia para fortalecimento dos músculos, conforme já orientado pelo médico e nunca fui, nesta situação atual devo fazer isso? agradeço o retorno.
Oi Sulani,
Retorne ao médico para verificar o que está acontecendo. Pode ser um outro problema associado.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Oi gente, tenho 20 anos e tenho condromalácia patelar, ja fui diagnosticada a 7 meses e até agora sofrendo… Meu ortopedista acha que eu nem devia ter voltado para a academia, minha reumato diz que eu não devia fazer agachamento… meu fisioterapeuta me liberou para malhar a meses atrás, ja estou malhando a uns meses, mas agora meu novo instrutor da academia me deu um treino muito pesado, com poucas máquinas só que muito pesados e tenho muito medo que machuque meu joelho, ele sabe do meu problema e disse que é pra fortalecer o musculo perto do joelho rapidamente, mas meu joelho está dolorido e sei que quando piora, PIORA MUITO, como vocês melhoraram e malharam? =/
Oi Fabiana,
Se não estiver com dor você deve frequentar a academia como recomendou o fisioterapeuta. Os exercícios de forma alguma devem ser pesados, você vai fortalecer a musculatura da perna, mas com cargas que serão aumentadas muito gradualmente. Poderá até pegar pesado, mas isso ao longo de muito tempo de treino, você relata que o diagnóstico foi há 7 meses, então faz pouquíssimo tempo!!! Converse com seu professor, se ele insistir, troque de professor.
O seu ortopedista está errado, se recebeu alta da fisioterapia, precisa voltar para a academia, mas com a orientação adequada. Quanto ao que a reumato falou sobre o agachamento, há controvérsias. Existem profissionais que indicam o exercício (com restrições de movimento) e outros que proíbem.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Prof. Denise. Em razão de um pisar em falso senti o joelho direito, isso em fevereiro. Depois fui diagnosticada com condromalacia e tróclea displásica. Em razão de colocar o sobrepeso no joelho esquerdo, em maio senti também esse joelho (infelizmente o médido não me alertou para essa possibilidade). E foi aí que o problema começou. Já fiz várias sessões de fisioterapia, mas quando relatava sentir dor com os exercícios a fisioterapeuta parava com os exercícios. Comecei a fazer musculação, mas as dores aumentaram … É normal sentir dores com os exercícios? Faz parte da evolução para o tratamento ou não devo sentir dores? Desde já agradeço sua resposta.
Oi Mary,
Dor nunca é normal, é um sinal do seu corpo que algo vai mal.
Retorne ao médico e converse sobre o problema. Quanto aos exercícios devem ser feitos muito gradualmente, para fortalecer aos poucos, sem causar dor, apenas um ligeiro desconforto.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Boa tarde, fui diagnosticada com condromalacia há +/- 2 anos, fazia academia e isso foi o que fez piorar. Não conseguia subir e descer escadas, ladeiras nem pensar, fui ao ortopedista e ele disse que ta na fase inicial e que não precisa de cirurgia, somente tratamento com remédio e perda de peso. Fui orientada a fazer fisioterapia, natação e hidroginástica. Tenho que tomar um remédio para desinflamar a cartilagem algo assim por 3 meses, já senti melhoras. Queria saber se posso caminhar (sei que não devo forçar), ou andar de bicicleta. Ando de patins e não sinto nenhum incomodo.
Oi Sharline,
Comece aos poucos e vá aumentando. Se sentir dores pare o exercício. Não deixe de fazer o tratamento indicado pelo médico.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
ola prof° tenho condromalacia patelar ,grau 2 gostaria de saber se posso jogar futebol ou fim de carreira ,minha paixão é o futebol , seria lamentavel parar de jogar , tenho medo tb pois jogo,com dores ,e qdo o jogo é serio no outro dia , nao é nem a dor é o encomodo q é de mais , sinto isso a 2 anos nunca parou de doer ou encomodar é um sofrimento ,mais nao queria parar de jogar e tenho medo de engordar 🙂
Oi Douglas,
Se quer continuar jogando, precisa buscar tratamento.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
ola, entrei na faculdade no curso de ed fisica e a pouco tempo foi constatado que eu tenho essa patologia em fase inicial, tem algum problema em continuar nessa profissao?
Oi Thiago,
Nenhum problema!
Talvez não consiga ser professor de ginástica de academia, fora isso a maioria das atividades exercidas não exige muito do seu corpo.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Pratico fisiculturismo há 20 anos e hoje aos as 42 anos ( 1,70 80 kilos) estou com dúvidas em função do resultado de uma RM:
? Patela centrada com o joelho estendido
? Estruturas ósseas de morfologia e sinais de RM conservados
? Superficies condrais femorotibiais sem alterações evidentes
? Não há aumento significativo do líquido intra articular
? Meniscos medial e lateral com morfologia e contornos normais sem evidencias de roturas
? Ligamentos cruzados anterior e posterior com orientação espessura e sinais conservados
? Ligamentos do canto póstero lateral sem alterações evidentes
? Tendão do quadríceps e patelar de espessura e sinais conservados
? Fossa poplítea sem formações císticas
? Planos musculares sem sinais de alterações
? Fissuras e erosões comprometendo as camadas superficiais e profunda da cartilagem de revestimento da faceta medial, lateral e vértice da patela, sem edema ósseo subcondral, compatível com condropatia.
Em função disso e do meu histórico no esporte decidi realizar um protocolo de treinamento voltado apenas aos exercícios básicos e crescimento indireto para preservar, ou melhor, evitar o sobre treino. Fato esse, acreditar ser o motivos destas patalogias.
Minha rotina agora de treino se restringe a:
A
? Supino Superior (controlado e estimulando peitoral, ombro e tríceps)
? Puxador Frontal (controlado e estimulando costas e biceps)
? Agachamento Profundo (A maior ativação dos músculos da coxa acontece no agachamento (KVIST & GILLQUIST, 2001). O que realmente lesiona são os excessos cometidos, execução incorreta, desvio ou problemas pré-existentes e equipamentos inadequados ou ultrapassados. No mais, o agachamento e o leg-press são dos melhores exercícios de musculação prescritos até para fins terapêuticos.
B
? Supino Superior (controlado e estimulando peitoral, ombro e tríceps)
? Levantamento Terra (controlado e estimulando costas, bíceps, femoral e demais músculos de forma geral)
? Gêmeos
Alongamentos todos os dias
Minha dúvida
Não desejo fazer aquelas maratonas de treinos para pernas e demais músculos para evitar trabalho desnecessário. Vislumbro fazer pouco, porém correto e evitar o temido over..
Com relação a esses problemas mencionados no joelho estou no caminho certo, posso continuar dessa forma?
Oi Luciano,
Na sua pergunta já existe a resposta, quando diz: ” O que realmente lesiona são os excessos cometidos, execução incorreta, desvio ou problemas pré-existentes…”
Você tem um problema, fissuras na cartilagem patelar, conforme diz sua RM. Só um médico poderá avaliar a gravidade, mas de cara posso afirmar, com certeza, que o agachamento profundo não é indicado para você, pois pode agravar seu problema. Quanto ao levantamento terra, como você é fisioculturista, pode ser que não acarrete problemas, mas seria necessário avaliar melhor.
O mais importante é não se exercite se sentir dor.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
obrigado prof° sabes me dizer pós tratamento qto tempo seria a reabilitação ,parei de jogar futebol ,para tentar me recuperar estou fazendo natação li algumas indicações ,rs nao querendo ser chato ,se eu tratar a risca posso voltar a jogar ,tenho 25 anos só 🙁
Oi Douglas,
Não dá para afirmar. É um problema em que não há cura, a estabilização depende do grau e do tratamento.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Falar de condromalacia e muito vago, se fala em fortalecimento mais a dor não deixa de ter fortaleço a mais de um ano e não consigo subir uma escada e preciso uma estrategia de resultado?
Oi Ana,
É porque não se faz fortalecimento com dor. Primeiro vem um tratamento analgésico prescrito pelo médico que deve ser seguido à risca. Pode incluir medicamentos e fisioterapia. Quem vai começar o trabalho de fortalecimento é o fisioterapeuta e só depois você vai para um profissional de Educação Física.
O maior problema da maioria das pessoas é que tem pressa no tratamento e nos resultados, mas eles só acontecem a longo prazo, com muita paciência e dedicação.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Oi Profa Denise,
Tenho Condromalácia e gostaria de saber se posso praticar Muay Thai?
Obrigada.
Oi Ana Cláudia,
Não é aconselhável.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Boa tarde,
Informo que o ano passado fui ao ortopedista com muita dor no joelho, onde o mesmo me informou que tenho Condromalácia Patelar da rótula direita me passou fisioterapia , no qual eu não consegui fazer, por falta de tempo…e de alguns tempo para cá…essa dor aumentou muito, inclusive após eu cair e torcer o tornozelo, sendo assim fui em outro ortopedista onde o Dr. afirmou o mesmo diagnóstico acima citado e que estou no nível 2, informando que tenho necessidade de fazer 20 fisio e tomar medicações (Sulfato de Glicosamina 1,5gr e Sulfato de Condroitina 1,2gr) gostaria de saber se o caso tem muita gravidade.
Fiz por muito tempo academia e futebol, e gostaria de recomendações adequadas para o meu caso!
Oi Priscila,
O tratamento indicado pelo médico é adequado e não deve ser postergado pois trata-se de uma doença degenerativa.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Tenho que tomar condroflex 3xao dia por indicação do meu médico mais estou muito preocupada pois o joelho que operei devido um tombo e o rompimento do ministo esta bem mais o outro joelho estou com muita dor só consigo alivio tomando muito remédio pra dor só que estou engordando muito não sei o que fazer me diga algo aguardo resposta sua obrigado!
Oi Regina,
Experimente fazer exercícios na água que não envolvam a flexão / extensão dos joelhos.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Profa. Denise fui diagnosticado com condromalacia nível 4, como posso restabelecer minha saúde?
Grato.
Ari Hugo – Fortaleza-CE
Oi Ari,
Por enquanto é um problema que não tem cura. O tratamento é feito por fisioterapia, medicamentos (quando necessário), na fase aguda e fortalecimento para o resto da vida.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá Dra. Eu encontrei esse site através de uma pesquisa, pois tenho condromalácia e venho fazendo o tratamento há pouco tempo. Já fiz 10 sessões de fisioterapia e tomo o Condroflex. No começo sentia muitas dores, mas agora já estou bem melhor. Ainda sinto o joelho sensível, mas já consigo me movimentar sem dores, só quando fico muito tempo sentada.
Gostaria de saber se posso fazer caminhada, pois comecei os exercícios de fortalecimento com a fisioterapeuta há uma semana.
Obrigada!
Oi Lucielle,
Aguarde a liberação da sua fisioterapeuta.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
olá professora Denise,eu estou com condropatia patelar nao sei ainda que nivel,mas gostaria de saber se dependendo do nivel,com o tratamento seria possivel conseguir caminhar bastante por muito tempo,eu viajo muito com minha namorada nós vamos sempre de carona pois adoramos caminhar pela estrada.Caminhar pra mim é realmente importante…sei que meu joelho nunca vai ser como era em seu melhor estado,mas minha namorada e poder caminhar é tudo que importa pra mim.Aguardo resposta e obrigado.
Oi André,
O fator limitante será sempre a dor. Fazer um trabalho de fortalecimento para o resto da vida é importante para diminuir a velocidade de degeneração da sua cartilagem.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Profa Denise tomo sulfato de glicosamina estou com problema de tendões no pé esquerdo, gostaria de saber se posso praticar natação. pq tem um medico q diz q pode e deve e outro q diz q nao pode, entao nao sei se pode ou nao pode. mas penso q ficar parada deve ser pior. aguardo sua resposta…desde ja muito obrigado..Feliz 2013 🙂
Oi Cacilda,
Ambos podem estar certos, pois depende do seu problema. Como existem opiniões diferentes o ideal é consultar um terceiro médico, além de pedir sugestões sobre o tipo de atividade que pode ser feita. Alguns exemplos seriam, hidroginástica e pilates.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Tenho condromalacia grau 1. 10 sessoes de fisioterapia sao suficientes?
Oi Jéssica,
Provavelmente irão aliviar a dor, mas condromalacia não tem cura e precisa ser tratada para sempre.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Boa tarde,
Meu diagnóstico é Patela alta lateralizada (direito), e Patela alta centro (esquerdo),o ortopedista passou 30 sessões de fisioterapia e sem medicamento! Minha dúvida é…durante as sessões posso continuar a academia? Faço vários exercícios para fortalecimento e sppining moderado(meu limite), o Eliptico sinto um pouco de desconforto! Neste caso os medicamentos de cartilagem ajuda a diminuir a dor? Fiz 10 sessões, senti melhoras na dor ao subir escadas e somente subo com chinelos, no qual faço uso de salto médio ou anabela, pq sem eles sinto muita dor na lombar e batata da perna! Ando com chinelinho na bolsa é um tal de troca-troca..,estou rodeada de escadas..em casa e no trabalho!
grata pelas informaçõs!
Oi Marília,
Tudo depende do que irá fazer na fisioterapia, o ideal é perguntar ao fisioterapeuta já na primeira sessão. O que posso dizer com certeza é evite exercícios que causem dor ou incômodo.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
ola
quem tem condromalacia patelar pode fazer uso da bicicleta ergometrica?
Oi Kelle,
Se não sentir dor, pode.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá Prof. Denise,
Antes de mais nada, parabéns pelo site. Muitas dúvidas acerca da condromalácia patelar consegui sanar depois de ler as suas respostas; Pois bem, minha pergunta é a seguinte: Estou no estágio inicial da condromalácia patelar, devido à lateralização da minha patela. Porém, como levei o tratamento à risca com crioterapia, antiinflamatórios, fisio, etc, já não sinto mais dores, apesar de perceber que ao flexionar o joelho, é como se minha cartilagem estivesse sendo “triturada”. Isso é normal? E se eu praticar tênis apenas 1 vez na semana pode agravar significativamente o grau da condromalácia?
Oi Renato,
É difícil dizer. Tenha a dor como referência e não esqueça que o trabalho de fortalecimento deve ser feito para a vida toda.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá professora, descobri recentemente que tenho síndrome patelo-femoral (condromalácia) nos dois joelhos. Tenho sentido dores direto e pra piorar trabalho 8 horas por dia em pé e tendo que subir escadas algumas vezes. Isso é prejudicial?
Oi Anderson,
Com certeza, sem o tratamento adequado, a tendência é só piorar.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá, tenho condromalacia patelar grau III e IV, gostaria de saber se posso praticar musculação, muay thai e natação?
Geisyane,
Musculação e natação (evite nado peito), não há problema. Já O Muay Thai pode agravar o problema.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Ola professora, Tenho condromalacia patelar grau 1! Jogo futebol de 15 em 15 dias com os amigos, as vezes dói bastante e as vezes nao! posso continuar jogando ou devo parar?
Oi Gerson,
Sugiro que inicie um programa de fortalecimento muscular.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Ola, eu gostaria de saber se tem algum sintoma que me faça saber em que grau estou. Por exemplo, se tem características mais ou menos especificas de cada grau. Muito obrigada!
Oi Raquel,
Quanto maior o grau pior a dor e as restrições de movimento em função dela. Para determinar o grau só com exame por imagem, desconheço outro método.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Há uns 2 meses comecei a sentir dor nos joelhos, houve crepitação e depois ela sumiu, ficando apenas as dores em um dos joelhos pois o outro se ‘curou’, fui no primeiro médico (UPA) e ele praticamente me ignorou, ae chegou o carnaval e eles entraram em recesso, fui no médico pago quando já estava com 1 mes do problema, este outro tbm pouco pareceu fazer sobre meu problema, ele disse q eu tinha uma torção e uma outra coisa q nao ouvi, entao retornei lá para perguntar oq era e ele disse q eu tinha sindrome femur patelar, e desta vez nao falou sobre a torçao. A meu vê esse médico é fajunto, pois da primeira vez apenas me disse coloque gelo e tome este remedio (apenas isso) e agora novamente gelo e remedio, eu esperava q ele me indicasse fisio, me pedisse repouso, me dissesse os cuidados, me indicasse muletas ja q o joelho ‘curado’ adoeceu de tanto ele carregar todo o meu corpo sozinho, ate meus tornozelos adoeceram, e agora mesmo com gelo, o joelhos, que antes estava bom, nao consegue mais voltar ao que era está igaulzinho ao irmao dele. Eu pesquisei um pouco e me parece que a sindrome femur patelar é a mesma condromalacia patelar é verdade ??
Oi Janaina,
Sem comentários, né?! Isso é jeito de tratar um paciente???
Sim, síndrome patelo femoral é a mesma coisa que condromalácia patelar. Como leu no texto, você precisa se cuidar.
Não tenho outro conselho a não ser: procure outro médico.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá, tenho CP nível 3 e sinto muitas dores e limitação em alguns movimentos, não abandonei o futebol de final de semana mas sinto que após cada jogo fico mal. Gostaria de saber se o cloridrato de glucosamina é melhor que o sulfato. Gostaria de saber também se há expectativa de que o movimento e a situação dos tecidos possam melhor a um estado quase normal. Grato.
Oi Lúcio,
Como não sou médica e no curso de Educação Física não estudamos os fármacos, não posso responder qual o medicamento é melhor, o ideal é tirar essa dúvida com seu médico.
Até onde sabemos a consegue-se diminuir a dor e a velocidade que o problema se agrava. Isso seguindo a risca o tratamento indicado pelo médico, que deve incluir principalmente o fortalecimento muscular.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá Prof. Denise,
Parabéns pelas informações, foram de extrema importância. Então, faço academia há 3-4 anos, sempre fui acima do meu peso e só percebi que havia algo errado quando meu joelho começou a “estalar” nas escadas.. Não sentia e não sinto dores, então procurei um ortopedista e pelo raio X me informou a condromalacia, porém não sei o nível. Me orientou para parar a academia, emagrecer e 10 sessões de fisioterapia.. Porém, a minha dúvida é.. se não sinto dores pq parar a academia? e ele me falou que não voltaria e sim, iniciaria no pilates.. o que vc acha? não posso nem caminhar mais.. como posso perder peso? devo procurar uma segunda opinião?
Oi Raquel,
Com certeza deve procurar uma segunda opinião.
Não tem que parar com a academia, deve evitar alguns exercícios, que conversando com seu professor para orientar quais são eles.
Tenho dúvidas quanto à necessidade da fisioterapia nesse momento, por isso uma segunda opinião médica, também é importante. Com certeza terá que fazer um trabalho de fortalecimento das pernas, que poderá ser feito na academia, desde que bem orientado.
Emagrecer trará benefícios para esse problema e outros também!
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Joguei voley durante 15 anos dos 20 aos 35anos, resultado ganhei lesão no ombro direito labrum( slep ) fui operada e nunca mais consegui voltar a jogar devido as dores, comecei então a fazer pilates a 4 anos o ombro melhorou mas de uns tempos pra cá ando sentindo cripitação e muita dor após as aulas (faço pilates com aparelhos, molas etc )será que o pilates está me fazendo mal ou é resultado ainda do voley..Ahh também moro em apartamento 3andar…
Oi Vanuse,
Não tem como eu saber. Depende do que está sendo feito nas aulas e o volei pode ter contribuido também.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
se possível for por favor me tire esta duvida.Fiz uma ressonância e deu o seguinte resultado…Patela alta,basculada e lateralizada,associado a tróclea femoral rasa.
Condropatias patelares profundas na faceta lateral da aptela,associado a condropatias mais superficiais na faceta medial da patela e na Tróclea femoral.
Pequeno derrame articular.
Hoffite superolateral,relacionado á sobrecarga lateral do aparelho extensor do joelho…Na ressonância não diz o grau da condropatia…Só diz Erosões condrais profundas na faceta medial da patela,com edema,associado a condropatia profunda na faceta lateral..Isso tem tratamento ou é só cirurgico e qual o grau da condropatia pois não fala na ressonancia..Por favor se possivel me responda pois estou sofrendo muito com dores no joelho que as vezes até me impossibilita de andar…Este achados podem me deixar em cadeira de rodas? OBRIGADA PELA ATENÇÃO.
Oi Elaine,
Leve seu exame ao médico que os solicitou.
Sou Profissional de Educação Física e não posso diagnosticar qualquer problema.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
OLA QUERIA UMA ORIENTAÇÃO POIS TENHO CONDROMALACIA GRAU 2 E 3 .PRECISO TREINAR PARA FAZER UMA PROVA FISICA DE CONCURSO PUBLICO QUAL A DICA QUE VC PODE ME DAR …TIPOR DE REMEDIO,FORTALECIMENTO ETC..
Oi Junior,
Precisa treinar especificamente o que será exigido no concurso. Em função do seu problema sugiro que faça com acompanhamento de um Profissional de Educação Física. Quanto ao remédio é necessário consultar um médico.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Profª Esp. Denise Carceroni
Fui diagnosticado com condromalácia Patelar na Ressonância, mas creio pelo que o ortopedista me disse que deva ser grau 1, o problema e que demorei praticamente 9 meses para fazer essa Ressonância, pois moro no interior do Amazonas e tinha que ir para capital. O ortopedista que eu tomasse Artroglico por 6 meses e fazer fortalecimento muscular e fisioterapia. Entrei em uma academia só que as dores após as aulas tenho sentido dores, mas coloco gelo e alivia bastante. Frequento as aulas dia sim dia não. Tenho feito bicicleta ergométrica 1h e elíptico 30 min e esteira 30 min em uma vel. tranquila, além dos exercícios de musculação. Após os 9 meses para diagnosticar, depois de descoberta estou com uma semana na academia vc acha que devo parar? E será que devo parar com a bicicleta ergométrica ou apenas diminuir o tempo? O problema e que já engordei 10kg e tenho que fazer algum exercício para me auxiliar na perca de peso. Me ajude Doutora !!! Tenho 32 anos
Oi Marco,
Fazer exercício é fundamental para estabilizar o seu problema. Engordar também não ajuda. O que você precisa é encontrar um Profissional de Educação Física que saiba prescrever exercícios para seu caso. Não tem como fazer essa prescrição a distância.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá! Profª Denise!
Fiz ressonância e tenho o grau II da condromalacia, eu pratico taekwondo. vc acha q terei q parar de treinar? estou usando tensor no joelho e a dor melhorou e alguns movimentos tbem. Ainda não passei no médico pra ver qual tratamento farei, soube do diagnostico através da fisioterapeuta da familia. não queria parar de treinar. tenho 35 anos e já estou fazendo tratamento para redução de peso.
abraços,
Débora
Oi Débora,
Não dá para saber se terá que parar, geralmente o que determina isso é a dor.
O uso do tensor sem a indicação correta pode agravar o problema, fique atenta.
Converse com seu médico.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá Drª, faço trabalho de fortalecimento do quadríceps com musculação a 1 ano para tratar a condromalácia patelar grau 1. Não sinto mais dores nem inchaços, subo escadas e rampas sem dor alguma, o meu único incômodo é o barulho de rangido que o joelho faz. Gostaria de saber se com alguma medicação esse barulho pode cessar. Obrigada
Oi Ana Paula,
Não sou médica! Sou Profissional de Educação Física!
Realmente não sei responder à sua pergunta. Sugiro que consulte o seu médico sobre o assunto, mesmo porque se existir algum medicamento, somente ele poderá fazer a prescrição.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Bom dia! Foi feito um RM e foi observado os seguintes aspectos: Alteração da morfologia e da intensidade de sinal
do corno posterior do menisco medial com evidencias de solucao de continuidade com a sua superficie articular
caracterizando ruptura meniscal. A IMPRESSÃO DIAGNOSTICA: Lesão do corno posterior do menisco medial. De posse
desta análise é necessário a intervençaõ cirurgica ou existe um tratamento não cirurgico. Desde já agradeço. Obrigado.
Marcio.
Oi Marcio,
Somente um médico pode responder à sua pergunta.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Gostaria de saber se há diferença entre Glicosamina e Glucosamina.
Obrigada
Oi Agatha,
É a mesma coisa.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá boa tarde, adorei o site.
Prof. Denise, tenho 23 anos e desde outubro voltei pra academia mais focada, fazendo acompanhamento médico e de um personal. Dois meses depois comecei a malhar sozinha. Foi quando comecei a pegar mais peso e e fazer os agachamentos mais a fundo. Agachava o máximo mesmo. Enfim.. um tempo depois comecei a sentir dor no meio dos joelhos… Muita. fui ao um Orto que imobilizou o joelho esquerdo que era o que mais doia.. Ambos doem, e me passou 10 sessões de Fisio.
Trabalho sentada o dia todo, sinto muita queimação e dor tbm, mas agora não é tão no centro da patela, mais abaixo dela.
A dúvida é, poderei voltar um dia a fazer um treino de hipertrofia algum dia? Que tipo de atividade se pode praticar? Grata,
Oi Aline,
Com certeza poderá fazer treino de hipertrofia, mas com orientação adequada e exercícios que não prejudiquem ainda mais o seu joelho.
Você pode e deve fazer musculação, lembrando que é fundamental o acompanhamento de um profissional que esteja ciente do seu problema. Outas atividades como Pilates, Ginástica Localizada e Natação também poderão ser feitas, sempre avisando o profissional sobre seu problema para haver uma adequação dos exercícios.
Abraços
Profa. Esp. Denise carceroni
Olá, Professora!
Tenho condromalácia grau 3 há uns 3 anos (tenho 45). Já fiz fisioterapia e depois musculação indicada pelo ortopedista com personal.
Agora estou cansada de academia e gostaria de saber se posso fazer caminhadas e de andar de bicicleta para variar a atividade. Há muito tempo não tenho dor e umas duas vezes por ano tomo Condroflex por 3 meses.
Obrigada!!
Oi Ana Maria,
Se não tem dor pode fazer caminhada e bicicleta. Entretanto deve encarar a musculação da mesma forma que encara o medicamento.
Parando de treinar a musculatura vai enfraquecendo gradualmente e com o passar do tempo as dores voltarão.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Adoro fazer atividade física. De uns tempos para cá comecei a sentir dores no joelho direito quando corria na esteira. Fiz uma ressonância magnética nos dois joelhos e, surpreendentemente nada foi constatado no joelho direito. No entanto, no joelho esquerdo apareceu uma condropatia patelar leve e pequeno derrame articular (Cartilagem patelar com espessura normal, apresentando pequeno foco de irregularidade e hipersinal no
terço médio da faceta medial, no entanto, sem sinais de fissuras profundas ou edema ósseo subcondral adjacente).
Curiosamente nunca senti nada no joelho esquerdo! O meu médico só poderá me atender daqui a 15 dias. Será que posso fazer outras atividades como transport e bicicleta?
Oi Denise,
Use como regra básica: se não tiver dor, pode fazer.
Só não abuse até o retorno com o médico e depois siga suas recomendações.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
olá doutora,tenho 16 anos e tenho condromalacia desde que nasci devido a complicações durante a minha gestação,sinto dores muito fortes e desde pequena faço natação como esporte não por causa da condromalacia.
Gostaria de saber se a natação é indicada ou preciso mudar algum tipo de nado e também gostaria de saber se é recomendado caminhar,fazer academia e andar de bicicleta? obrigado
Oi Yasmim,
De maneira geral a natação não traz problemas. Poderia evitar a pernada do nado peito, pela flexão e extensão constante dos joelhos.
Quanto à caminhada e bicicleta o que geralmente limita é a dor.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Após 3 meses tomando Condroflex não consigo perder mais peso, este medicamento tem alguma reação como reter líquido ou qualquer outro efeito que faça engordar?
obrigado!
Oi Gerson,
Convém conversar com seu médico.
A dificuldade em perder peso também pode estar relacionada a diminuição da prática de exercícios em função do seu problema (caso tenham havido mudanças, é claro!).
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Fui diagnostica a 5 anos com condromalácia, a dois anos faço musculação, de um mes pra cá comecei a fazer dança e jump, e voltei a sentir dor. minha pergunta é: dentro da musculção existe exercício contra indicado para quem te condromalácia?
Oi Tatiane,
Sim, existe. Converse com seu professor sobre o problema.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá, Denise.
Tenho 24 anos, pratiquei jiu jitsu por cerca de 4 anos. Meu biotipo é franzino, ou seja não tenho facilidade para ganhar massa muscular. Cerca de um ano atrás as dores no joelho começaram a surgir. Fui diagnosticado com condropatia patelar e imediatamente intenrrompi os treinos. Fui mais de 50 sessões de fisioterapia, após isso o fisioterapeuta me liberou para a musculação. Fiz acompanhamento com personal trainer durante 4 meses. Nesse período de um ano tentei voltar ao jiu jitsu em três momentos. No entanto as dores devido ao contato do joelho com o tatame são muito forte. São fortes em determinados pontos da patela.
Enfim, como observei que o problema está no contato, no caso o joelho e o tatame, começei a aceitar abandonar o esporte. É possível continuar praticando? É possível fazer ciclismo?
Na sua opinião, qual procedimento para me tratar devo tomar? Cirurgia é indicada?
Muito obrigado!
Rafael.
Oi Rafael,
A cirurgia é sempre a última opção.
Realmente a pressão na patela, nos pontos comprometidos irão causar dor. Continuar ou não praticando vai depender muito mais de você, daquilo que está sentido. Dor é sempre sinal que devemos parar.
Em relação ao ciclismo, vale o mesmo, depende daquilo que estiver sentindo.
O que não deve nunca parar é o fortalecimento muscular.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
OLÁ ,SOFRO DE CONDROPATIA PATELAR A 6 ANOS ,FAÇO TRATAMENTO COM UM MEDICAMENTO EM PÓ CHAMADO DISFORM ,TENHO MUITAS DORES NOS JOELHOS ,JA TOMEI VARIOS TIPOS DE MEDICAMENTOS SEM EFEITO DE MELHORIA,FAÇO FISIO Á 3 ANOS TAMBÉM SEM MUITOS RESULTADOS ,JÁ FIZ DUAS CIRURGIAS NO JOELHO DIREITO DEVIDO A LESÃO MENISCAL ,EXISTE ALGUM TRATAMENTO MAIS EFICAZ ,PELO MENOS PARA DIMINUIR AS DORES ,NO JOELHO DIREITO ESTÁ EM GRAU 1 , E NO ESQUERDO O RESULTADO DA RESSONANCIA ESTÁ COMO CONDROPATIA PATELAR ,LEVE ALTERAÇÃO NO OSSO SUBCONDRAL SEM COMPROMETIMENTO DA CAMADA PROFUNDA ACOMETENDO QUASE 50% DA CAMADA ,O QUE SIGNIFICA ISSO,OBRIGADO E AGUARDO SUA AJUDA .
Oi Jose Eduardo,
Se tem feito o tratamento indicado pelo médico e fisioterapeuta e não tem conseguido ao menos melhorar a dor, sugiro que faça uma experiÊncia com outros profissionais.
O tratamento da condropatia é lento e não vai fazer melhorar, apenas irá diminuir a velocidade que o problema irá se agravar e deveria ajudar também diminuindo a dor.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá. Tenho condromalacia e importante derrame. Tenho 28 anos. Não uso mais o Air Climber e gostaria de saber se utilizar uma esteira em casa ajudaria? E se a bicicleta ergométrica ajuda?
Oi Celi,
Os exercícios indicados para minimizar os efeitos da condromalácio são de força, como a musculação e o pilates.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá, sou a Bianca!
Tenho 23 anos e descobri nesse ano que tenho condromalácia, somente no joelho direito. Já fiz 20 secões de fisio, que melhoraram muito a questão da dor, praticamente não sinto mais dor. Meu joelho só fica inxado dependendo da situação ou do dia, principalmente em dia muito quentes. Gosto muito de futebol e gostaria de saber se posso praticar ou melhor não? Meu médico indicou a natação para eu estar praticando, por não ter tanto impacto com o joelho. Gostaria de saber se posso estar praticando o futebol, ou é melhor seguir para a natação mesmo? Obrigada!
Oi Bianca,
Vai depender do grau. Mas se fizer futebol, sem uma preparação física adequada, de fortalecimento da musculatura, a tendência é o problema piorar.
A natação irá te manter ativa, mas não vai ajudar no problema em si. Fazer musculação é fundamental para manter a condromalácia controlada.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Bom dia, fui diagnosticada com a síndrome da dor patelo-femoral, estou fazendo natação, mat pilates e voltei essa semana para a musculação, mais estou bastante insegura para fazer a musculação, poís percebo que a maioria dos educadores físicos da minha cidade estão digamos meio (desinformados), cada um me diz uma coisa diferente na academia de quais aparelhos posso fazer ou não, enfim, estou perdida…
Amo musculação e estou levando à risca o tratamento para me recuperar 100%, lembrando que não sinto mais dores nessa fase do tratamento, gostaria de saber quais exercícios da musculação posso fazer, e exemplos de carga e número de repetições se for possível.
Desde já
Obrigada!! 🙂
Oi Paula,
Existem dois pontos importantes. O primeiro é que os profissionais podem realmente estar desinformados, o segundo é que não há um consenso sobre o exercício mais indicado. A melhor referência para você, é a dor. Se doer, não faça!
Quanto às repetições e cargas a regra é a mesma para qualquer pessoa, poucas repetições, não há o que justifica fazer mais do que 12 repetições de um exercício (apenas em casos muito, mas muito específicos) e a carga será sempre progressiva, vai depender de como o seu corpo está reagindo às cargas usadas anteriormente.
Quanto ao tipo de exercício, isso realmente cabe ao profissional que irá acompanhá-la, prescrever. mas tenho um texto que fala sobre isso: http://www.fiqueinforma.com/condromalacia-e-exercicio/
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá! Deus a abençoe grandemente por este Forum!!
Tenho condromalácia patelar grau 2 nos dois joelhos.
Vi que vc indica elíptico ou bicicleta ergométrica como exercício aeróbico para quem sofre disso.
Preciso muito saber qual o melhor desses dois exercícios, qual o tempo ideal de treino e qual a angulação da bicicleta ergométrica? E se posso, uma vez por semana fazer uma caminhada com leves trotes… Eu amava correr e agora não posso mais ??
Oi Carla,
O melhor exercício é aquele que você melhor se adapta. A regulagem da bicicleta é a mesma para quem não tem problema.
Quanto ao tempo de treino vai depender da sua condição física, não falo só cardio respiratória, mas muscular também.
A corrida não é recomendada, o ideal é poupar o mais que puder a articulação, pois é um problema sem volta.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Bom dia Denise
Fui diagnosticado com condromalacia patelar a 3 meses atraz ,fiz ressonância e acusou um monte de coisa erosoes na cartilagem patelar medial ,lateralização da patela com o joelho em extensão ,alteração de sinal na região mediana da cartilagem troclear.o médico e especialista em joelho ,e me receitou o condroflex e academia para fortalecer os músculos da cocha e etc .gostaria de saber se vou conseguir a voltar jogar bola pois tenho medo de machucar o joelho até mesmo porque machuquei uma vês com deslocamento da patela devido ao problema que foi diagnosticado ?se eu cumprir todos os procedimentos e fortalecer bem os músculos da cocha tem condições de competir em campeonatos de futebol?
Oi Paulo César,
Só teu médico pode te dar um prognóstico assim.
O que posso te dizer e você deve ter lido é que trata-se de um problema degenerativo. Ele vai piorar, isso é fato. A função do tratamento é fazer com que isso ocorra de forma mais lenta.
Tem relatos de atletas que sofrem com esse problema e continuam praticando, mas devem arcar com as consequências no futuro.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Bom dia. Um especialista em joelhos me disse ano passado que a patinação é um exercício possível para a condromalacia. Porém, já li na internet o contrário, devido a semi-flexão constante dos joelhos. Fiquei em dúvida. Você conhece algo a respeito? Obrigado
Oi Márcio,
Não saberei responder especificamente à sua dúvida, mas eu iria pelo que o especialista em joelho disse. Isso considerando o que eu falei na pergunta número três, tudo depende do grau de acometimento, do tipo de atividade e do nível de fortalecimento. Por exemplo, durante a patinação a semi-flexão do joelho pode ser em um ângulo que não o afete e você pode ser forte o suficiente para suportar. Mas são questões individuais que só você junto com seu médico poderão responder.
Na internet é preciso tomar cuidado com o que se lê. Muita coisa não tem embasamento, é feito por achismo.
Existe também uma outra questão e que eu me preocupo bastante quando escrevo, que é ser comedida nas recomendações, pois não sei quem está do outro lado da tela, então muitas vezes é preferível pecar por exageros e deixar de recomendar determinadas atividades, do que fazer a recomendação e correr o risco de piorar a condição daquela pessoa.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni