Você sabe como tratar celulite? No post anterior comentei que exitem várias maneiras de tratar celulite, nenhuma delas é 100% eficaz, mas podem atenuar o efeito “casca de laranja”, na pele. Sua eficácia é maior se os tratamentos para celulite forem associados.
Muitos tratamentos prometem acabar com a celulite
Os métodos são inúmeros, podem custar muito caro e serem bastante doloridos, por isso é necessário consultar um fisioterapeuta dermato-funcional para o diagnóstico preciso e a indicação correta do tipo de tratamento.
Como tratar celulite
Clique aqui e inscreva-se no nosso canal do Youtube
Explicarei um pouco de cada tipo de tratamento para celulite.
Drenagem linfática
A mais famosa e mais recomendada é a drenagem linfática, que através de massagem superficial, capta o líquido que originou o edema corporal e o conduz até os corredores linfáticos para eliminá-lo através desse sistema que elimina as toxinas do organismo. Além disso, a massagem causa analgesia, diminui o estresse e pode melhorar a tonicidade da pele.
Massagem modeladora
A massagem modeladora por sua vez, dependendo de como é aplicada, pode ?machucar? as células. Aconselho procurar sempre clínicas confiáveis ou profissionais capacitados para se submeter a este tipo de massagem mais intensa.
Ultra som
O ultra som estético é um importante aliado no tratamento da celulite e pode ser combinado a drenagem linfática, pois ele promove a diminuição da inflamação celular melhorando as funções das fibras colágenas, favorece a neovascularização (surgimento de novos vasos superficiais) melhorando a circulação local, e pode ajudar na quebra da gordura localizada.
Terapias por sucção
Existem terapias por sucção, como a endermologia ou endermoterapia que são métodos que causam mobilização profunda do tecido subcutâneo, dissolvendo os nódulos de fibrose, melhorando a maleabilidade dos tecidos e favorecendo a quebra da gordura localizada e a melhora da circulação local.
Correntes excitomotoras
Correntes excitomotoras são usadas para melhorar o fortalecimento muscular, melhorar a circulação sanguínea e linfática, favorecendo a diminuição do aspecto de ?casca de laranja? e evitando o aparecimento das células de gordura.
Tratamentos elétricos
Existem tratamentos elétricos de baixa freqüência, como os de acupuntura que também ajudam no combate a celulite. Por exemplo, a eletrolipólise, que quebra a gordura através de ?choques? elétricos com a ajuda das agulhas, que funcionam como eletrodos, inseridas no local a ser tratado, favorecendo a eliminação das células de gordura que desencadearam o aparecimento da celulite.
Carboxiterapia
A carboxiterapia também vem chamando atenção dos pacientes que querem eliminar as celulites. A técnica é definida pela administração, no tecido subcutâneo, de gás carbônico através de injeção hipodérmica (abaixo da pele). Basicamente o gás carbônico causa vasodilatação e aumento da drenagem linfática, além da ?fratura? direta da membrana das células de gordura, quebrando a celulite e a gordura na hora da aplicação. Especialistas nesta técnica afirmam não haver muitas contra indicações e quase nenhum efeito adverso, apesar de causar estranheza a injeção do gás carbônico que o corpo sempre quer eliminar através da respiração.
Exercícios
Exercícios físicos são completamente indicados para o tratamento da celulite, tanto os exercícios aeróbios, pois melhoram a condição circulatória, diminuem a retenção de líquidos que causam o edema, entre outros benefícios já conhecido, como os exercícios para gordura localizada, que melhorar o fortalecimento muscular nos locais onde a concentração de celulite é maior.
Dietas
Além de tratamentos estéticos e atividade física, o fibro edema gelóide, pode ser amenizado através de condutas nutricionais como dietas antiinflamatórias, desintoxicantes e diuréticas (sempre com acompanhamento de um nutricionista). Uma boa dica é manter uma dieta balanceada, evitar fumo e bebidas gasosas e manter hábitos saudáveis para manter o peso corporal, evitando o ?efeito sanfona? e a inflamação das células que podem levar ao aparecimento da celulite.
Cosméticos
Cosméticos também são aliados no combate a celulite. Os mais procurados e que trazem mais resultados são os cremes a base de cafeína, que tem propriedades que podem levar a quebra de gordura, ainda mais quando associados com substâncias termogênicas (que aumentam a temperatura) pois estimulam a microcirculação local e nutrição celular.
Todas as técnicas mostram-se eficazes na atenuação do aspecto da celulite, principalmente quando associadas.
O ideal é que o paciente busque as técnicas que melhor se encaixam em seu perfil, que não lhe causem dor ou estresse e que seja sempre acompanhado por um profissional capacitado para indicar ou realizar as técnicas. Técnicos de massagem ou técnicos em estética podem realizar a maioria dos tratamentos, sempre supervisionados por um Fisioterapeuta Dermatofuncional ou Médico.
Por: Ft. Renata Poliche
Graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário São Camilo.
Especializada em Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa, Fisioterapia Cardiorespiratória e Terapia Intensiva.
Aprimoramento em Pilates Solo e Studio pela Stott Pilates.
Questões sobre esse post devem ser enviadas para: [email protected]
Muito legal o post! Olha eu confesso que já fiz a maioria desses tratamentos, mas sempre que espero um resultado rápido, quando paro, volto a comer com tudo!!! Enfim, to melhorando nesse aspecto, acho que tratamento temq ue fzr sim, mas não é milagre, e como vc disse tem que ter dieta e atividade fisíca tbm! Fiz um post para pessoas que assim como eu, querem emagrecer e indiquei vcs para que as pessoas tenham mais dicas!!!
Oi Jacqueline!
Muito obrigada!
Continue passando por aqui, a Fisioterapeuta Renata Poliche faz ótimos textos!
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni