Uma das maiores, se não a principal reclamação feita pelos profissionais de Educação Física está relacionada aos salários. Remunera-se mal, principalmente quando comparamos com outras áreas, mas é uma realidade de mercado. Darei alguns exemplos de como remunerar bem ao professor da academia sem sair do orçamento e sem fazer nada ilegal!
Planejamento
Clique aqui para conhecer a Escola Online de Negócios Fitness
Como tudo, é preciso planejar! Não canso de falar e repetir!!! Planejamento é fundamental em todas as áreas. Você tem que vender X para faturar Y e conseguir pagar todas as despesas incluindo os salários e ainda precisa sobrar para você ter lucro. Portanto ponha tudo em uma planilha para conseguir visualizar melhor e fazer o controle.
O planejamento não é algo que se faz no início do ano e tranca-se na gaveta. Ele deve ser constantemente consultado para que possamos fazer os ajustes necessários.
Não economize em salários remunere conforme o mercado
Economizar em salários, com o perdão da palavra, é burrice! Profissionais que são mal remunerados durarão pouco na sua empresa, tempo suficiente para conseguirem algo um pouco melhor. Sua academia passar ter um alta rotatividade de professores e perde de diversas formas. Perde em tempo para treinar um novo profissional, perde em qualidade de atendimento (e muitas vezes em qualidade técnica), pode desequilibrar as finanças, pois ainda que não tenha que indenizar, terá que pagar férias e 13º proporcionais e pode não ser o melhor momento para tal.
Remunerar acima do mercado pode trazer dificuldades no equilíbrio das suas contas. Em um primeiro momento pode parecer a melhor solução e não impactar demais nas suas contas, mas lembre-se que existe um discídio anual e que os encargos sociais são altíssimos, portanto convém fazer uma projeção de pelo menos cinco anos para visualizar o que irá acontecer com os salários dos seus professores a médio prazo.
A melhor saída é ficar na média ou um pouco acima da média do mercado. Para se nortear você pode buscar por pesquisas salariais na sua região. A Catho, oferece um serviço bastante completo, pago, mas com preços salgados, principalmente se sua empresa é pequena. Existem dois serviços gratuitos, com informações básicas, mas que podem ajudar são eles: Pesquisa Salarial do Empregos.com e Meu Salário.org.
Oferecer benefícios é a saída
Pense em um executivo, ele recebe um excelente salário, mas também recebe inúmeros benefícios que podem incluir mensalidade de escola para filhos, automóvel, aluguel de casa etc. E isso não acontece por acaso! Encargos sociais não incidem sobre esses benefícios, com isso sobra mais salário para o executivo no final do mês e a empresa gasta muito menos do que se fosse remunerá-lo de forma equivalente. Por menor que seja a sua empresa, você pode fazer o mesmo!
O primeiro passo é consultar um advogado para entender como esses benefícios vão funcionar, pois em alguns casos a partir do momento que você oferece ao trabalhador um benefício ele passa a ser direito adquirido e não pode ser retirado. Em outros casos, por ocasião da rescisão o benefício deve ser pago ao trabalhador. Nada que um advogado e um bom planejamento não ajudem a tomar a decisão sobre o que será melhor para a sua empresa.