Fazer exercício na terceira idade ajuda a melhorar a qualidade de vida. A terceira idade nada mais é do que uma etapa na vida e como toda etapa tem características próprias que devem ser observadas e respeitadas na prescrição do exercício. A principal característica das pessoas na terceira idade são as perdas que ocorrem em função do envelhecimento.
Como sabemos que entramos na terceira idade? Essa é uma pergunta difícil de responder, tão difícil quanto saber quando entramos na vida adulta (temos adolescentes com 30 anos!!!!), de qualquer forma foi definida uma idade cronológica. A OMS (Organização Mundial da Saúde) considera 60 anos para países em desenvolvimento e 65 anos para países desenvolvidos, já para a geriatria pessoas após os 75 anos são consideradas na terceira idade.
Mais importante do que definir uma idade é compreender quais são essas perdas, como ocorrem e identificá-las.
Algumas perdas que ocorrem na terceira idade
- Diminuição da força;
- Diminuição da flexibilidade;
- Diminuição do equilíbrio;
- Diminuição da massa óssea;
- Aumento do tempo de reação.
Ficamos mais fracos, mais duros, mais lerdos e caímos com mais facilidade. Sem contar as doenças degenerativas. Esse processo vai acontecer com todos, o que podemos fazer é desacelerá-lo.
Qual exercício na terceira idade ajuda na desaceleração do envelhecimento
Através do exercício é possível tornar as perdas mais lentas. Ao estimular o organismo a produzir massa muscular e massa óssea através do exercício, ao treinar o equilíbrio e o tempo de reação o envelhecimento natural e o impacto causado na funções do corpo pelos anos a mais torna-se mais ameno, aumentando inclusive a expectativa de vida.
Não existe um exercício específico que promova a desaceleração do envelhecimento. O ideal é fazer um programa de exercícios diversificado que contemple todas as capacidades físicas e motoras. Alguns exemplos de exercícios que podem fazer parte desse programa.
Fortalecimento muscular: musculação, ginástica localizada, pilates, hidroginástica.
Aumento/manutenção da flexibilidade: aulas de alongamento, pilates, yoga
Melhora do equilíbrio: caminhada/corrida ao ar livre, pilates, yoga
Manutenção da massa óssea: Preferencialmente musculação. Caminhada, corrida, dança, esportes coletivos também podem ajudar.
Melhora/manutenção do tempo de reação: esportes coletivos, dança
Além disso é importante lembrar que exercícios aeróbios são fundamentais para manter a saúde do coração em qualquer fase da vida.