Na hora de montar a sala de ginástica de sua academia vem a dúvida. Quais equipamentos e em que quantidade devemos comprar?
Alguns fatores devem ser considerados e o primeiro deles é quais tipos de aula de ginástica sua academia vai oferecer e outro é quantas pessoas cabem na sala para cada tipo de aula, pois isso irá determinar o que e quanto comprar.
Conheço uma academia na qual existem mais jumps e mais steps do que a sala de ginástica pode comportar. E mais caneleiras do que eu já ví em qualquer lugar que trabalhei, inclusive grandes clubes. Desperdício de dinheiro.
Em academias novas e com salas grandes uma boa estratégia é comprar metade da quantidade de equipamentos que a sala comporta e conforme o número de alunos aumentar comprar mais. Para isso é preciso se certificar que seu fornecedor de equipamentos terá condições de atender a um segundo pedido com os mesmos equipamentos.
Outro ponto importante é se certificar que os equipamentos escolhidos são de uso profissional. Existem equipamentos de uso domiciliar, mais baratos, porém menos resistentes.
Neste post farei uma lista de materiais necessários para aulas de Jump, Step e Ginástica Localizada e Bike Indoor. Lembrando que com os materiais para a localizada também podem ser usados nas aulas de abdominais e GAP (Glúteo, Pernas e Abdomem).
Aula de jump
Jump ou mini cama elástica – opte pelo de molas. Calcule o dobro do espaço que ocupam para calcular a quantidade máxima que irá precisar. Lembre-se de deixar espaço para o professor.
Aula de step
Step – escolha os que permitem ajuste de altura, esqueça os fabricados em EVA. Calcule o quádruplo do espaço que ocupam para calcular a quantidade máxima que irá precisar. Lembre-se de deixar espaço para o professor.
Aula de ginástica localizada
Caneleiras, halteres, colchonetes são os equipamentos básicos. Fora eles podem ser usados elásticos, barras com anilhas, bastões, step, jump, bola suíca e medicine ball.
O espaço ocupado é cerca de três vezes o tamanho do colchonete, assim saberá quantos alunos cabem na sala. Lembre-se de deixar espaço para o professor.
Determinar a quantidade de caneleiras e halteres é o mais difícil, pois precisará de muitos com cargas variadas.
Para caneleiras, a dica é escolher com no máximo sete quilos, maiores do que isso são desconfortáveis para usar, se precisarem de mais carga podem colocar mais uma caneleira e compor o peso necessário. Compre uma para cada aluno de 1kg até 4kg, para cargas maiores compre a metade.
Para os halteres, é um erro achar que só serão usados os mais leves, invista em halteres de até 10 kg. De 2kg à 4 kg compre um para cada aluno e metade da quantidade para os de 1kg e de 5kg para cima.
Quanto aos colchonetes é conveniente calcular o dobro da capacidade da sala, para que possam ser usados em aulas subsequentes.
Os demais equipamentos devem seguir a mesma lógica, não esqueça que se está oferecendo outras opções deve contemplar todos os alunos.
Bike Indoor
Bicicletas próprias para a prática de ciclismo indoor/spinning. As que oferecem ajustes de tamanho com pinos que encaixam em buracos são mais resistentes do que as de pressão. Calcule o dobro do espaço ocupado pela bicicleta para calcular a quantidade máxima da sala, não esqueça do espaço para o professor.